Destino
Vitória e Vila Velha
- 19/Outubro/2016
- Paulo Basso Jr.
Serviços
Sheraton Vitória
Apesar das instalações um pouco antigas, o hotel oferece uma bela vista da capital do Espírito Santo e oferece bom atendimento.
Sleep In Vitória
Com boa localização, tem ótima relação custo-benefício. As acomodações são simples, mais confortáveis, e o café da manhã é gostoso.
Quality Suites Vila Velha
Fica bem localizado, na Praia da Costa, próximo a lojas e restaurantes. O café da manhã é farto, e o atendimento, cordial.
Pirão
Localizado na região do Triângulo das Bermudas, este é um dos bons restaurantes de Vitória que preparam a típica moqueca capixaba, além de servir ótimos petiscos de frutos do mar.
Papaguth
Fica na Enseada do Suá, oferece uma linda vista e serve pratos típicos da culinária capixaba, quase todos eles baseados em frutos do mar.
Coco Bambu Vila Velha
Aqui os pratos costumam ser muito bem servidos, podendo deixar um grupo de três ou até quatro pessoas satisfeitas.
Empada da Caixinha
Fica no bairro de Itapuã, em Vila Velha, e serve deliciosas empadinhas e bons sucos naturais. É ótimo para recarregar as energias.
Roteiro
Vitória, Praia de Camburi e Praia do Canto
Comece o passeio pela Praia de Camburi, a maior de Vitória. A região concentra grande parte dos hotéis e restaurantes da cidade. Caminhe pelo calçadão, sentido Curva da Jurema (o lado direito para quem estiver de frente para o mar).
– Pela orla é fácil encontrar quiosques que servem petiscos típicos de praia.
– Se você não resistir a um mergulho no mar, atenção: muitas vezes as águas de Camburi são consideradas impróprias para banho – vale sempre olhar a classificação.
– Ainda na mesma direção, você vai passar pelo encontro do Rio Santa Maria com o mar. Ali ficam estacionados pequenos barcos de pescadores locais. É um bom lugar para fotos.
– Termine o passeio caminhando até a Praça dos Namorados. Lá, você terá três ótimas opções: sentar-se em um dos bancos de frente para o mar, estender uma canga e curtir a praia – que é bem estreitinha – ou alugar uma prancha de stand up paddle para passear pelas águas calmas da praia.
– Aos finais de semana a praça recebe feiras de comidas e artesanato, então você pode encerrar o dia por ali mesmo. Mas se quiser fechar com chave de ouro, aproveite para caminhar até o bairro da Praia do Canto.
– Ao longo da Avenida Rio Branco, em um lugar apelidado como Triângulo das Bermudas, você vai encontrar muitos restaurantes e barzinhos.
Aluguel de carro mais barato no Espírito Santo? Pesquise por diversas locadoras de uma vez na Rentcars e encontre os melhores preços.
Cidade Alta, Convento de São Francisco e Enseada do Suá
Use a manhã para conhecer o centro de Vitória, também chamado de Cidade Alta. O passeio é intenso, cheio de subidas, descidas, ruas estreitas e muita história para contar. Portanto, sapato confortável nos pés e garrafinha de água na mochila.
– Durante o percurso você verá um bocado de prédios e igrejas das mais diferentes épocas e estilos. Comece pelo palácio Anchieta, edificação construída em 1570 pelo Padre José Anchieta que hoje é sede do poder executivo do Espírito Santo. O espaço abriga desde 1922 o túmulo simbólico do padre. A visitação é aberta ao público.
– Siga a caminhada até a Igreja de São Gonçalo. De lá, você terá que encarar uma subida um pouco mais puxada, rumo ao Convento São Francisco. O prédio começou a ser erguido em 1591 e teve diversas funções. No início, recebeu a Terceira Ordem dos Franciscanos. Depois, funcionou como escola e enfermaria e, finalmente, como orfanato. Da construção original, hoje é possível ver a fachada, a torre de sino e as muralhas.
– De lá, desça para a Capela de Santa Luzia. Apesar de a construção ser simples, a visita é válida, já que o prédio foi erguido em 1537 e segue bem preservado, história pura.
– Por fim, você chegará à Catedral Metropolitana de Vitória. A construção do prédio começou em 1920 e terminou 50 anos depois. Hoje, a catedral é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura.
– Depois de uma manhã de subidas e descidas, chegou a hora de relaxar na linda Enseada do Suá, para onde você terá que ir de carro ou transporte público. Ali você vai encontrar bons restaurantes com vista para o mar e para o Convento da Penha.
– Depois de comer e descansar, caminhe até um dos centros de visita do Projeto Tamar. No espaço é possível ver diferentes tipos de tartarugas (sempre em tratamento ou recebendo cuidados especiais). Os visitantes podem ver os animais, mas não tocar. Além disso, o local oferece uma das melhores vistas para Vila Velha (mas, de novo, é preciso encarar uma pequena subida para conseguir as melhores paisagens).
– Termine o dia puxado curtindo um fim de praia na Curva da Jurema. Você pode escolher um dos restaurantes ou quiosques da região. O Bar de Cima, por exemplo, tem uma vista linda do mar.
Vila Velha
Vila Velha, a antiga capital da capitania do Espírito Santo, é um ótimo destino para quem curte praias e vistas deslumbrantes. A travessia de Vitória para lá pode ser feita por meio da Terceira Ponte, construção imensa que oferece uma vista incrível das duas cidades (não é permitido atravessar a ponte a pé).
– A melhor pedida em Vila Velha é curtir as praias. O trajeto vai depender do seu estilo de turista: dá para escolher apenas um dos lugares para passar o dia descansando ou bater perna explorando as diversas faixas de areia.
– A Praia da Costa é a mais movimentada e uma das que mais recebem turistas. Lá você pode começar bem o dia com um café da manhã completo, ou então um cafezinho preto coado à moda antiga, no Mezanino Café.
– De lá você pode caminhar para a Praia da Sereia, que tem um mar tranquilo, ótimo para crianças e para quem não é fã de ondas.
– Do outro lado da costa você alcança a Beverly Hills. Não, não erramos o roteiro. A Praia de Beverly Hills é também uma das mais badaladas, cheia de espaços para praticar esportes e uma longa faixa de areia para curtir o sol.
– Se você ainda tiver pique, pode seguir andando até a Praia de Itapoã. Ali você vai encontrar um clima mais tranquilo, com barcos de pescadores parados pelas areias.
– Já no fim da tarde, vá para o Convento Nossa Senhora da Penha. Trata-se de um local de peregrinação, mas não importa a religião: todos costumam curtir o passeio.
– A subida, mais uma vez, é pesada, mas vale a vista – o caminho é cercado por árvores nativas. Se você não está no grupo dos adeptos da caminhada, ou já está cansado depois de tanta andança, também é possível subir de van.
– A vista de lá de cima é espetacular. E depois ainda é possível subir mais alguns degraus e ter vistas cada vez mais deslumbrantes de diferentes pontos da região, como as serras que cercam Vitória.