Destino
Petra
- 19/Julho/2016
- Paulo Basso Jr.
Serviços
Movenpick Resort Petra
O hotel mais luxuoso de Wadi Musa fica na cara do gol, bem em frente à entrada do sítio histórico de Petra. Os quartos são espetaculares, bem como os detalhes dos restaurantes e ambientes comuns.
Petra Moon Hotel
Com quartos confortáveis, bom serviço e um terraço bacana com bar e mesinhas a céu aberto, fica a uma curta caminhada de Petra.
Al Rashid Hotel
Esta é uma opção mais simples para quem não deseja gastar muito em Petra. Tem quartos pequenos e fica a cerca de 1 km da entrada do sítio histórico.
Petra Kitchen
O grande barato deste restaurante situado na avenida principal de Wadi Musa é que quem prepara a comida é você. Os cozinheiros montam o cardápio, ensinam como fazer e deixam todo mundo se divertindo. É uma das poucas casas da região que vendem bebida alcoólica.
Three Steps Restaurant & Cafe
Aqui você prova comida árabe fresca e de ótima qualidade. Fica a cerca de 10 minutos a pé da entrada de Petra.
Cave Bar
O legal aqui é o ambiente, pois as mesas ficam dentro de uma caverna. É legal tanto para jantar quanto para tomar uns drinques e entrar no clima de Petra.
Roteiro
Siq, Tesouro e Monastério
Petra é um sítio histórico fechado cujo acesso se dá pela cidade de Wadi Musa. Para acessar a cidade petrificada é preciso comprar ingresso na porta.
– Após passar por uma área aberta, alcança-se a entrada do Siq, um desfiladeiro de 1,2 km com paredões de até 100 metros de altura, ora mais largos, ora bem estreitos.
– É possível alugar cavalos e charretes para atravessar o Siq, mas, se você estiver com o físico em dia, vá caminhando para apreciar a formação geográfica, que destaca rochas avermelhadas sinuosas e rendem belas fotos.
– Já no final do Siq é possível avistar, por uma fresta nas rochas, o Al Khazneh, mais conhecido como Tesouro, o principal monumento de Petra. O local parece um templo, mas, na verdade, é um sarcófago. Tem 39 metros de altura por 25 de largura com colunas greco-romanas esculpidas na rocha.
– Não dá para entrar no Tesouro, mas você tem a oportunidade de ficar bastante tempo ali fazendo fotos. Dá até para posar em cima de camelos. Uma boa dica é ficar por lá entre 9h e 10h, quando a luz do sol chega à fachada da edificação e a deixa ainda mais bonita.
– Siga para o lado direito do sítio histórico até alcançar a sequência de prédios escavados das Tumbas Reais. Ali, o acesso ao interior de algumas edificações é permitido. O interior é bastante semelhante ao de todas as construções de Petra, inclusive o Tesouro. Manchas coloridas de calcário raspado enfeitam o teto desses ambientes criando efeitos muito bonitos.
– Visite outros monumentos locais, como o teatro antigo, a igreja bizantina, mirantes, templos e tumbas.
– Pare para descansar no Centro de Visitantes, que conta com dois restaurantes. O local também conta com um museu, que conta a história de Petra.
– Ali pertinho está a escadaria de mais de 800 degraus que leva até a segunda edificação mais importante da cidade: o Monastério. Trata-se de um templo de 50 metros de largura por 45 de altura, esculpido em um paredão.
– A subida é longa e cansativa, então separe um bom tempo para ir e voltar.
– Durante a noite, caminhe pelas ruas de Wadi Musa, que é forrada de hotéis, lojas e restaurantes de todos os níveis. Não deixe de visitar as lojinhas que vendem mirra.
– Outra opção, caso esteja disponível no dia, é voltar à Petra para a experiência Petra by Night, quando velas são acessas e criam um clima especial em frente ao Tesouro.