Destino
Cidade do México
- 30/Novembro/2016
- Maria Beatriz Vaccari
Serviços
Four Seasons Hotel Mexico City
Um dos mais elegantes da cidade, fica na região do centro financeiro e de compras da cidade, perto do Museo de Antropología.
Gran Fiesta Americana Chapultepec
Perto de lojas e das atrações noturnas de Polanco, tem excelente serviço e quartos amplos.
Casa Roa
Mais badalado bed & breakfast da cidade, fica numa elegante casa dos anos 1950 e tem decoração bem contemporânea.
El Bajio
Ótimo endereço para provar comida de várias regiões do México. Oferece opções light e menu para crianças.
San Ángel Inn
Trata-se da sede de uma antiga hacienda do século 17 ainda preservada, com salões chiques e jardim com mesas.
El Cardenal
Restaurante tradicional da cidade, com dois endereços. Serve pratos regionais em menus que mudam de acordo com a estação.
Roteiro
Centro histórico
Comece o dia indo ao coração da cidade, o Zócalo, a praça gigante no Centro cujo nome oficial é Plaza de la Constitución. Uma imensa bandeira do país tremula no local, que é o endereço do Palácio Nacional, sede do Governo Federal.
– Entre no palácio e visite os grandes e belos murais de Diego Rivera, chamados “Epopeya del pueblo mexicano” (ou “Historia de México através de los siglos”), pintados entre 1929 e 1935.
– Visite a Catedral Metropolitana, erguida em 1525 exatamente em cima do Templo Mayor dos astecas (cujas ruínas podem ser vistas do lado de fora, à direita da entrada da igreja). A igreja é uma das maiores das Américas e seu piso tem grandes desníveis, o que dá certa vertigem.
– Aproveite a diversificada comida de rua da capital mexicana para almoçar. Tacos, sanduíches, churros, salada de frutas… Dá para encontrar de tudo!
– Continue explorando a região central da cidade no período da tarde. Vale a pena entrar no Palacio de Bellas Artes e na Iglesia de San Francisco, que abriga um agradável restaurante.
– À noite, siga para o bairro de La Condesa, com ótimos bares e restaurantes. Tome cuidado com a pimenta: tudo que leva “salsa” é bem picante!
Virgem de Guadalupe e Teotihuácan
Acorde cedo para dois passeios fora da cidade – e muito peculiares.
– O primeiro é para a Basílica da Virgem de Guadalupe, ao norte da Cidade do México.
– Logo ao chegar, visite a Basílica Nova e veja o manto que representa a aparição da santa para o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em 1531.
– Visite depois as igrejas mais antigas: são quatro prédios históricos, entre eles a Basílica Antiga (Templo Expiatorio a Cristo Rey) e a pequena Capela do Pocito.
– Ao sair da Villa de Guadalupe, siga para a região de Teotihuácan, a noroeste da Cidade do México.
– Explore a antiga cidade asteca, o museu e as ruínas antes de encarar a subida das duas pirâmides (e garantindo que o tempo esteja mais fresco a partir da tarde). Ambas foram erguidas por volta do ano 650.
Museu de Antropologia e Chapultepec
Vá direto para o Museo de Antropología, que abre às 9h (exceto às segundas-feiras, dia em que fica fechado!), explorar a mais fabulosa coleção de artefatos e registros das civilizações pré-hispânicas.
– Pegue mapas e escolha seus roteiros com cuidado, pois o museu é imenso e merece sua dedicação.
– Almoce dentro do próprio museu, no Le Meridien, que tem comida mexicana, sanduíches e um bufê.
– À tarde, passeie pelo Bosque de Chapultepec, junto ao museu. Um dos maiores parques do ocidente (e maior da América Latina), a área abriga, entre outras atrações, o zoológico da cidade e o Castelo de Chapultepec.
– Entre no Castelo de Chapultepec, construído para ser a residência oficial dos governantes no final do século 18. Ele hoje é lar do National Museum of History.
– À noite, escolha um dos restaurantes de La Feria e Colonia Polanco, perto do bosque.
Museo Frida Kahlo e Xochimilco
Explore a região sul da cidade, começando pelo bairro de Coyocán, onde viveram os artistas mais revolucionários da cidade na primeira metade do século 20.
– Visite o Museo Frida Kahlo, na casa onde viveu a artista, com algumas de suas obras.
– Siga para Xochimilco, a única região com riachos e lagos na cidade. Trata-se de um conjunto de canais nos quais barcos muito coloridos passeiam, levando a bordo visitantes, artesãos, vendedores, restaurantes sobre as águas e mariachis.
– Na volta, pare no bairro de San Ángel, que tem ótimos ateliês, cafés e lojas descoladas. Aos sábados, há um gostoso mercado de rua nos arredores da Iglesia de San Jacinto.