Destino
Buenos Aires
- 10/Março/2016
- Maria Beatriz Vaccari
Serviços
Alvear
Fundado em 1932, é o mais luxuoso e tradicional da capital argentina. Seu principal restaurante, La Bourgogne, é o francês mais estrelado da cidade.
Loi Suites Recoleta
Opção prática e charmosa, no coração da Recoleta.
Gurda Tango
Hotel-boutique de bom custo-benefício, com instalações confortáveis e ótimo atendimento.
Tomo 1
Restaurante classudo, que serve delicada cozinha contemporânea. Para uma experiência completa, peça o menu-degustação. Reserve com antecedência.
El Mirasol del Puerto
Numa cidade de excelentes casas de grelhados, destaca-se pelos cortes de alta qualidade. Seu asado de tira é incomparável.
El Muelle
Especializado em frutos do mar, fica à beira do Rio da Prata, com uma vista sensacional.
La Cabrera
Aqui você prova a parrilla argentina macia e suculenta. Vá sem medo.
El Pobre Luis
Esta casa é feita na medida para quem deseja comer um bife de chorizo ou um asado de tira.
Cabaña Las Lillas
Aqui você prova o autêntico churrasco argentino, mas prepare o bolso, pois é caro. A vista de Puerto Madero, em compensação, é de arrasar.
Roteiro
Caminhe por Buenos Aires
Coloque um tênis adequado para passar o dia caminhando – Buenos Aires é plana e ótima para ser explorada a pé.
– Comece a caminhada pelo coração político da Argentina, a Casa Rosada, na Plaza de Mayo, centro da cidade.
– Visite a Catedral Metropolitana, com uma fachada neoclássica que mais se assemelha a um tribunal, mas com um interior repleto de belas obras.
– Aproveite para fazer uma pausa no Café Tortoni, o mais tradicional da cidade, onde rolam até shows de tango.
– Caminhe até a Calle Florida e suba toda sua extensão. Cheia de lojas e ambulantes, é um centro comercial popular com boas ofertas de produtos locais.
– Entre nas Galerias Pacifico, um dos primeiros shoppings da América Latina, construído em 1890 para abrigar uma loja de departamentos francesa. Nos arredores você também verá o Teatro Colón, o mais tradicional da capital argentina.
– Desça a Avenida Córdoba na direção de Puerto Madero.
– Escolha um dos restaurantes de carne ou frutos do mar de Puerto Madero para o almoço.
– Caminhe pela orla, enfeitada pela corveta Uruguay.
– Descanse em um banco no parque Mujeres Argentinas.
– À noite, escolha uma casa no tradicional bairro de San Telmo para o jantar. Ou, ainda, faça o jantar com show de tango, atração tradicional de Buenos Aires.
Futebol e cultura
Pegue um táxi e vá até La Boca, o tradicional bairro italiano da cidade que abriga o estádio Alberto J. Armando, o lendário La Bombonera, do time Boca Juniors. É possível fazer um tour pelo estádio em dias determinados.
– Conheça um dos cartões-postais da cidade: o Caminito. As construções coloridas abrigam muitas lojas de suvenir, cafés e bares. Há artistas de ruas – de sósias de Maradona a talentosos dançarinos de tango – e clima festivo e turístico.
– Pegue um táxi e siga até San Telmo, o bairro dos antiquários, famoso pela feira dos domingos de manhã.
– À tarde, visite a Plaza San Martin. Comece explorando o Palazio Paz, a casa construída por um barão da imprensa no começo do século 20, em estilo francês, que se tornou uma das mais luxuosas do país. O palácio abriga o Museo de Armas.
– Buenos Aires tem uma excelente vida noturna, muito além dos shows de tango. Para se informar sobre as atrações na época da visita consulte a revista Time Out.
Natureza e arte
Pegue um táxi ou siga de ônibus para a região da Recoleta, uma das mais agradáveis e arborizadas da cidade.
– Visite o Cemitério da Recoleta, famoso pelo mausoléu de Evita Perón e por túmulos que são verdadeiras obras de arte em mármore.
– Siga na direção do antigo Zoológico de Buenos Aires e visite os jardins da região – o Jardin Japonés e o Jardin Botánico são belíssimos.
– Reserve algumas horas para conhecer o MALBA – Museo de Arte Latinoamericano, com uma das coleções mais valiosas do subcontinente e exposições temporárias ótimas. O quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, faz parte do acervo permanente.
– Para o almoço, siga até Palermo Soho, bairro de lojas descoladas e ateliês moderninhos. Há ótimos restaurantes com mesas na calçada e espaços mais reservados.
– Vá até a Plaza Serrano, rodeada de cafés, para ver o artesanato de alguns locais.
– Pegue um táxi e visite a livraria El Ateneo, na Avenida Santa Fé, um antigo teatro que abriga um café onde antes ficava o palco.
– Escolha um restaurante em Puerto Madero para jantar e acompanhe o agito noturno da região.
Passeios de barco e milonga
Acorde cedo para fazer um passeio de barco. A opção mais popular é a exploração do Delta do Tigre, partindo de Puerto Madero, em excursões de quatro ou oito horas.
– Aprecie as ilhas ao longo do roteiro e visite a curiosa cidade de Tigre, cheia de construções em estilo britânico.
– Visite o Museu de Arte do Tigre e almoce em um restaurante à beira do rio.
– Outra opção de passeio para o dia todo é ir de barco até Colonia del Sacramento, cidade uruguaia do outro lado do Rio da Prata. A travessia pode ser feita em uma hora, em barcos rápidos.
– Colonia tem ruas de pedra em estilo colonial português, casas enfeitadas de flores e uma curiosa coleção de carros antigos – uma paixão dos moradores.
– Para encerrar em grande estilo, vá a uma milonga em Buenos Aires. As melhores ficam nos bairros de Palermo e San Telmo. Para saber onde há milonga em cada dia da semana, acesse o link.