Destino
Brighton
- 03/Fevereiro/2016
Serviços
Pelirocco
Acanhadinho do lado de fora, num predinho vitoriano discreto, por dentro é pura ousadia: bom rock na playlist o tempo todo, decoração kitsch nos espaços comuns (de panfletos políticos a cartazes e objetos de pin ups) e cada quarto com uma decoração temática diferente, de Bettie Page a Star Wars.
Drakes
Hotel boutique cheio de charme e com (belíssima) vista para o mar, consegue mesclar design contemporâneo com a atmosfera calorosa de um townhouse britânica. Staff super simpático e ótimo restaurante também.
Ibis Brighton City Centre
Alternativa econômica e certeira para os orçamentos mais apertados, fica bem no centro da cidade, próximo à estação de trens, do comércio das Lanes e a uma curta caminhada do Royal Pavillion. Wifi grátis e bom buffet de café da manhã pago à parte.
Grow 40
No coração de North Laine, é disputadíssimo durante o dia mas fica mais vazio e mais barato à noite. Serve pratos caprichados, com produtos bem locais e muita coisa orgânica – inclusive provenientes da adorável hortinha que mantêm no último andar do prédio.
The Salt Room
Localizado em frente ao mar na avenida da praia, é novo e considerado por muitos moradores como o melhor restaurante da cidade. A sensacional playlist e a carta de drinks com inúmeras opções diferentes de gin tônicas fazem jus aos pratos deliciosos e criativos produzidos pela cozinha.
Pellicano Cafe
Bem na parte mais hypadinha de North Laine, cercado de lojinhas e brechós, esse café de duas jovens inglesas tem sempre longas filas para o café para viagem e as poucas mesinhas do local estão sempre cheias de gente provando as delícias em forma de bolos e pães que a dupla produz ali.
Roteiro
Brighton Píer e Brighton Wheel
– Tome o trem a partir da estação London Victoria e em exatos 52 minutos você estará chegando à adorável Brighton. A estação está localizada próxima ao centro e é fácil ir de lá ao hotel com transporte público, táxis ou até caminhando.
– Grande polo universitário e cultural, tem em seu belo calçadão à beira-mar um bônus extra mesmo nos meses mais frios por seu por-do-sol espetacular. Vibrante, colorida, arborizada, divertida, tem sempre várias atividades culturais gratuitas – vale checar no site do Visit Brighton o que estará rolando durante sua visita.
– Aproveite logo o dia da chegada para ver o incontornável Royal Pavillion, um edifício de arquitetura bastante controversa – lembra muito o Taj Mahal por fora mas é super chinês do lado de dentro – e um dos museus mais legais da cidade. Depois disso, se o dia já estiver acabando, rume para o waterfront para visitar o Aquário, o parque do Brighton Píer e a Brighton Wheel, a roda gigante com bela vista para a cidade toda.
– Prepare-se para curtir a famosa noite da cidade. A maior vantagem de não fazer apenas um bate-e-volta de um dia e dormir na cidade é mesmo essa. Afinal, de bons restaurantes a badalados bares e clubs e até festinhas universitárias, o que não faltam ali são opções para os mais diferentes tipos de público.
– Se houver disposição, vale investir num pub crawling por North Laine para abrir a programação noturna.
North Laine
– Levante cedo para aproveitar a cidade ao máximo antes de deixá-la. Como Brighton é também um paraíso para coffee lovers, uma boa ideia é já começar o dia nos bairros que reúnem os melhores cafés da cidade: os vizinhos The Lanes e North Laine, não por acaso os mais hipster e descolados de Brighton hoje em dia.
– O café Pelicano, em North Laine, por exemplo, serve cappuccinos e lattes excelentes, acompanhados de bolos e sanduíches deliciosos.
– Depois do café da manhã, hora do footing pelos bairros para entender porque é para lá que os londrinos vão quando querem comprar coisinhas descoladas, vintage, fora do óbvio. Lado a lado, uma sucessão de designers locais, brechós, livrarias e lojas de vinil daquele tipo que dá vontade de passar horas fuçando.
– De lá, rume para a gigante catedral St Bartholomew, uma das mais bonitas da região.
– Aproveite para espiar o mais antigo cinema em funcionamento na Inglaterra, o Duke of York’s Picture House.
– Faça um tributo às lendas do rock no Brighton Dome, um antigo estábulo convertido em casa de shows onde já tocaram Jimi Hendrix, Led Zeppelin e Pink Floyd, antes de pegar o trem de volta par Londres.