Destino
Atenas
- 20/Julho/2016
- Paulo Basso Jr.
Serviços
Marble Hotel
Simples, fica a cerca de 10 minutos de caminhada da Acrópole. É um lugar agradável para quem deseja ficar bem localizado e, mesmo assim, não esfolar o bolso.
AVA Hotel Athens
Um dos hotéis mais luxuosos da cidade, tem estilo butique e fica perto de tudo e tem atendimento impecável. Destaque para o conforto dos quartos e a elegância da decoração.
Plaka Hotel
Fica no bairro histórico de Plaka, que concentra bons restaurantes e a boa vida noturna da cidade. Tem quartos amplos e oferece um bom café da manhã. Do terraço, é possível ver a Acrópole iluminada.
Strofi
Este restaurante oferece uma das melhores vistas da Acrópole. É perfeito para o jantar. Frutos do mar e queijo feta frito estão entre as boas pedidas.
Kuzina Restaurante
Badalado, tem uma vista linda e serve ótima comida grega. É uma boa para o jantar. Chegue cedo ou faça reserva se quiser ficar no terraço.
I Palia Taverna Tou Psarra
Este é um dos restaurantes mais tradicionais de Plaka. Tem um amplo terraço e serve pratos típicos da Grécia, como saladas, azeitonas e moussaka.
Anafiotika Cafe
Fica em uma das famosas escadarias de Plaka e tem ambiente moderninho. Peça petiscos como os bolinhos de carne e divirta-se com o vaivém da galera ao longo da noite.
Thanasis
Se estiver em Monastiriki, dê uma chegada nesta casa para provar pratos típicos da Grécia, como kebab e souvlaki.
Souvlaki Bar
Moderninho, este é um dos melhores lugares de Atenas para provar o gyros, famoso sanduíche local, servido em diversos sabores, como frango e cordeiro. Para acompanhar, peça uma cerveja artesanal.
Roteiro
Museu, Acrópole e Plaka
Comece o dia visitando o Museu da Acrópole. Apesar de a maioria das peças originais estar no British Museum, em Londres, o local é fantástico. Moderno, conta com primazia a história da cidadela. Não deixe de caminhar pelo andar superior, de onde é possível ver, por exemplo, o Parthenon. Você vai precisar de ao menos uma manhã inteira para apreciar com calma tudo que o museu oferece.
– Depois do almoço, que pode ser feito nos arredores do museu, siga para a bilheteria da Acrópole. O bilhete dá acesso a diversos outros sítios históricos de Atenas, que você poderá visitar nos dias seguintes.
– Um caminho o levará para os principais pontos turísticos da cidade alta (significado de Acrópole). Depois de passar por uma série de ruínas, pelo Odeão de Herodes Ático e pelo Teatro de Dionísio, você alcançará a entrada da área principal, onde está o Parthenon e outros templos, como o de Athena Nike.
– Dê uma volta completa pela área e aprecia a vista de Atenas lá de cima, que é de babar.
– Na descida, você pode aproveitar o fim da tarde e a noite de Plaka, o agitado bairro que fica aos pés das rochas que sustentam a Acrópole. Perca-se pelas ruazinhas, suba as escadarias, compre lembrancinhas, encontre um restaurante que é sua cara e divirta-se.
Templo de Zeus, Ágora Antiga e Monastiraki
Hoje é dia de visitar outros sítios históricos adquiridos junto ao ingresso da Acrópole. Comece o passeio no Templo de Zeus. Há apenas algumas ruínas por lá, mas o suficiente para ter uma ideia da dimensão do local.
– Siga a pé até o Estádio Panatenaico. Todo de mármore, o local merece uma visita guiada. Dá para ir às arquibancadas e até na pista do local que recebeu os maiores maratonistas da história.
– De lá, atravessa o Jardim Nacional de Atenas, passando pelo Zappeion, um lindo edifício neoclássico usado para cerimônias oficiais.
– Do outro lado do parque você encontra a muvucada Praça Syntagma e o Parlamento Grego, onde rola troca de guarda de hora em hora.
– Reserve uma parte da tarde para conhecer a Ágora Antiga, importante centro urbano da era clássica de Atenas.
– A Ágora fica ao lado de Monastiraki. Este é um dos bairros mais agitados de Atenas, com lojas e uma série de restaurantes. É um bom lugar para passar o fim de tarde e a noite.
Praias e Monte Licabeto
Da região central de Atenas, apanhe o tram número 5 (há uma estação em frente ao Parlamento, por exemplo) rumo às praias locais. Elas não são tão bonitas quanto as das ilhas mais famosas da Grécia, mas vale a visita.
– Você verá o litoral por um bom tempo e pode saltar onde quiser, mas uma das principais regiões é Kalamaki. Tranquila, a praia reúne alguma infraestrutura turística durante o verão e tem águas cristalinas, boas para banho.
– Na hora do almoço, passeie pela Leoforos Posidonos, avenida repleta de lojinhas e restaurantes. É exatamente a que o tram número 5 passa.
– No meio da tarde, pegue o tram de volta rumo ao Monte Licabeto, o mais alto da cidade, com 277 metros. Um teleférico leva até o cume, de onde se tem uma linda vista de Atenas.
– Há um ótimo café no local, do qual se pode avistar a Acrópole. Uma boa ideia é ver o pôr do sol e curtir o começo da noite ali também, pois é demais ver do alto Atenas iluminada.