Destino
Aqaba e Wadi Rum
- 19/Julho/2016
- Paulo Basso Jr.
Serviços
InterContinental Aqaba
Este resort próximo ao centro da cidade conta com ótimas piscinas, que ficam de frente para a melhor praia particular da região.
Mövenpick Resort & Residences Aqaba
Situado na área central, é um dos cinco estrelas do balneário. Tem quartos confortáveis, uma piscina enorme e atendimento de primeira.
Captain's Desert Camp
Caso queira viver a experiência de passar uma noite em um acampamento beduíno em Wadi Rum, esta é uma boa opção. As tendas, luxuosas e repletas de comodidades, não devem em nada para os quartos de grandes hotéis.
Palm Court Restaurant & Terrace
Restaurante do hotel Mövenpick, um dos mais luxuosos de Aqaba. O ambiente é elegante e os pratos mais pedidos são os frutos do mar, que são de dar água na boca.
Diwan The View
Deste rooftop situado no DoubleTree by Hilton Hotel Aqaba tem-se uma linda vista do Mar Vermelho. Moderninho, é um bom lugar para provar alguns drinques.
Captain's Desert Camp
Acampamento beduíno em Wadi Rum no qual você pode provar assados de cordeiro feitos embaixo da terra e fumar narguillé enquanto acompanha a apresentação de bandas árabes.
Roteiro
Aqaba e Mar Vermelho
Janela da Jordânia para o Mar Vermelho, Aqaba é um balneário repleto de hotéis a beira-mar. Passear pela orla é sempre uma boa pedida a qualquer hora do dia. Dá, inclusive, para andar de camelo pela região. Mas legal mesmo é curtir o clima a pé.
– Faça fotos da bela mesquita Sharif Hussein Bin Ali, que fica a um pulo da praia.
– De lá, é fácil chegar no Souk by the Sea, na Al Nahda St. É o tradicional mercado árabe local, onde é possível comprar especiarias, antiguidades e tecidos. Prepare-se para a arte da barganha.
– Em algumas barracas os comerciantes misturam especiarias na frente dos clientes, que apreciam chás locais. Não saia de lá sem alguns temperos deliciosos, como o sal de limão.
– Na hora do almoço, siga para a marina e contrate um passeio de barco nas diversas agências locais.
– O tour segue para o Mar Vermelho, um dos principais pontos de mergulho do mundo. Dá para fazer snorkel ou mergulhos profissionais rumo a corais repletos de peixes coloridos.
– Alguns tours marítimos incluem churrasco árabe (de cordeiro) a bordo. Enquanto comem, os viajantes podem apreciar, de uma só vez, trechos do litoral de Arábia Saudita, Egito, Israel e Jordânia, este último marcado pela presença de uma grande bandeira da Revolta Árabe.
– Durante a noite, opte por jantar em um dos bons resorts da região.
Deserto de Wadi Rum
Aqaba serve de base para quem deseja conhecer o deserto de Wadi Rum, a 50 km de lá. Diversas agências organizam passeios em caminhonetes 4×4 pela região.
– Durante o tour, você irá ouvir diversas histórias de T. E. Lawrence, oficial do exército britânico retratado no filme Lawrence da Arábia (1962), que viveu um tempo em Wadi Rum.
– O veículo para de tempos em tempos para que se possa apreciar dunas enormes, pontes naturais e uma série de escarpas rochosas monolíticas que se erguem do chão até alcançarem quase 2.000 metros de altura.
– Durante o pôr do sol, os paredões ganham tons alaranjados e ficam ainda mais bonitos. Nessa hora, os guias costumam preparar chás para os visitantes apreciarem o espetáculo sentados.
– À noite, é possível seguir para um acampamento beduíno e jantar no próprio deserto. A experiência inclui acompanhar o preparo de carnes cozidas debaixo da terra e provar narguilés em volta de fogueiras. Muitas vezes, bandas árabes se apresentam para animar o ambiente.