Notícias
20 perguntas e respostas sobre o cruzeiro da Disney
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 26/Março/2019
- Paulo Basso Jr.
Tags
O cruzeiro da Disney está caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Muitos viajantes, porém, têm dúvidas em relação ao roteiro que acabam afastando-os de realizar esse sonho. Confira abaixo algumas perguntas e respostas com diversos detalhes a respeito da viagem de navio com a turma de Mickey e companhia.
Confira 80 fotos incríveis dos navios da Disney
Cruzeiro da Disney: principais dúvidas
1. Existe apenas um navio da Disney?
Não, na verdade, quatro navios pertencem à companhia chamada Disney Cruise Line. São eles: Magic, Wonder, Dream e Fantasy. Todos fazem roteiros diferentes ao longo do ano.
2. Todos os navios da Disney são iguais?
Não. O Magic e o Wonder, mais antigos, são gêmeos, assim como o Dream e o Fantasy. Isso significa que eles têm a mesma estrutura e se assemelham, mas são decorados de forma diferente e têm atrativos próprios. Enquanto o Magic e o Wonder comportam cerca de 2.700 passageiros, o Dream e o Fantasy têm capacidade para mais de 4.000 hóspedes.
3. Para onde vai o cruzeiro da Disney?
Ao longo do ano, os navios da Disney realizam uma série de itinerários diferentes. O Disney Dream, mais famoso entre os brasileiros, faz cruzeiros de três ou quatro noites que partem de Port Canaveral, na Flórida (a cerca de uma hora de carro de Orlando) rumo a Bahamas, com paradas em Nassau e Castaway Cay, ilha privada da Disney. O Fantasy passa a maior parte do tempo nas faces leste e oeste do Caribe, em roteiros de 5 a 11 noites que também partem de Port Canaveral. O Magic e o Wonder, por sua vez, navegam por lugares distintos, como Alasca e Europa.
4. Quanto custa fazer um cruzeiro da Disney?
Os valores variam de acordo com a época do ano e o roteiro escolhido. O minicruzeiro de três noites no Disney Dream, por exemplo, custa desde US$ 1.500 por pessoa em cabine dupla. A esse valor é preciso ser acrescentada a passagem aérea até a Flórida, nesse caso. Diversas agências de viagem no Brasil vendem pacotes promocionais que cobrem o roteiro completo.
5. Quais documentos são necessários para embarcar?
Para chegar aos Estados Unidos e entrar em um dos cruzeiros da Disney, você vai precisar de passaporte e visto válidos. A partir daí, em algumas das paradas, basta apresentar um documento com foto e o cartão da cabine para embarcar e desembarcar. Dependendo do destino, pode ser que você tenha que apresentar novamente passaporte e visto correspondente. O processo é semelhante ao de entrada em qualquer país por via aérea.
6. Como ir de Orlando para Port Canaveral, de onde partem diversos cruzeiros da Disney?
A Disney oferece transporte gratuito desde seus parques e hotéis em Orlando, bem como do aeroporto internacional da cidade, rumo à Port Canaveral. Para embarcar, você precisará apresentar passaporte, visto e reserva do cruzeiro.
7. Como funciona o processo de check in e embarque no navio?
A maneira mais simples é baixar o aplicativo Disney Cruise Line, disponível na Apple Store e na Play Store. Com os dados de sua reserva em mãos, você poderá preencher os formulários com informações pessoais, registrar seu cartão de crédito internacional e indicar algumas escolhas, como o horário do jantar (a bordo, há sempre dois turnos). Uma vez no porto, basta se dirigir à fila do check in no horário indicado e apresentar o documento antes de entrar no navio. Você entregará às malas, que serão levadas diretamente para a sua cabine no fim da tarde. Por isso, vale a pena separar uma troca de roupa na mala de mão, caso queira ficar mais à vontade assim que embarcar.
8. Que tipos de roupas devo levar na mala?
A atmosfera no cruzeiro da Disney é descontraída. Coloque na mala roupas leves, trajes de banho, sandálias, tênis, chapéu, óculos escuro e protetor solar. Um traje esporte-fino pode cair bem nos jantares, mas são obrigatórios apenas nos restaurantes de alta gastronomia, como o Palo e o Remy, nos navios Dream e Fantasy. Nas cabines, há toalhas, amenities e secador de cabelo.
9. Qual cabine devo escolher?
Os navios costumam ter cabines de diferentes categorias. No Dream e no Fantasy, por exemplo, há 11 tipos, desde as internas, pequenas e sem vista, até as grandes suítes. Em geral, é mais confortável ficar em uma acomodação com varanda; Todas as cabines do Dream e do Fantasy contam com lavabo separado do banheiro, o que facilita bastante o processo de organização e arrumação de quem viaja em família.
Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos
10. Como são feitos os pagamentos no navio?
A bordo, você usará apenas o cartão do quarto para fazer compras. Os valores serão debitados no cartão de crédito que registrou durante o check in.
11. É comum ficar enjoado a bordo?
A sensação varia bastante de pessoa para pessoa e tem relação direta com as condições climáticas e o movimento do mar. Porém, sobretudo nos dois navios mais modernos da Disney, o Dream e o Fantasy, há sistemas de amortecedores poderosos para tornar as viagens mais confortáveis. Vale a pena viajar com alguns remédios pessoais, mas os funcionários dos navios também estão preparados para atender esse tipo de emergência.
12. É seguro viajar com crianças pequenas?
A maioria dos pais atesta que sente-se mais seguro nos navios da Disney, por exemplo, do que nos parques temáticos. A bordo, as crianças ficam mais soltas e encontram espaços para brincar que contam com a presença continua de monitores especializados, como ocorre em um resort.
13. Que tipo de atividades as crianças encontram a bordo?
Há atividades para crianças de qualquer idade durante um cruzeiro da Disney. Clubes específicos atendem menorzinhos, maiorzinhos e até adolescentes. Nesses espaços., eles são registrados e identificados por pulseiras. Além disso, permanecem o tempo todo ao lado de monitores. Os responsáveis podem conhecer as áreas infantis e teens (onde há videogames, festas com DJs e piscinas específicas) em horários específicos e voltar à porta (já que, fora dos horários indicados, não há mais acesso, para preservar a segurança e privacidade dos baixinhos) na hora que quiserem para buscar as crianças. Muitos dos pequenos ficam, inicialmente, envergonhados de entrar nos clubes, mas depois acabam se soltando e costumam se divertir bastante. Muitas vezes, resolvem até comer por lá. Os navios da Disney também contam com berçários, cujo serviço é cobrado à parte, bem como áreas para a prática de esportes, piscinas e toboáguas.
14. Dá para encontrar personagens durante o cruzeiro da Disney?
Sim, o tempo todo. Esse, por sinal, é um dos grandes diferenciais de fazer um cruzeiro da Disney. No aplicativo é possível conferir onde os personagens vão aparecer e ir até lá para fazer fotos, pegar autógrafos e dar abraço. As filas, quando existem, costumeiramente são bem mais rápidas que as dos parques. No átrio, na área das piscinas, nos clubes e até nos corredores, os passageiros se deparam o tempo todo com as Princesas, Mickey, Minnie, Pateta, Pato Donald, Capitão Gancho, Tico e Teco, Jack Sparow, Stitch e por aí vai. Também vale a pena ficar de olho na decoração, já que há muitos segredos por trás dos navios da Disney. Algumas vezes por ano, a Disney promove cruzeiros temáticos, inspirados nos heróis da Marvel e em Star Wars.
15. E para os adultos, o que há para fazer a bordo?
Os cruzeiros da Disney não contam com cassinos, mas oferecem bares temáticos e baladas específicas para os adultos. Também dá para praticar esportes, conferir as lojinhas e ir a spas. Existem ainda boas opções de experiências para curtir em casal ou família, como cinemas e musicais de alto nível no teatro. No Dream e no Fantasy, há até uma noite com queima de fogos, realizada durante um show dedicado a Piratas do Caribe.
16. Como funciona a alimentação no cruzeiro da Disney?
O sistema é all inclusive para comidas e bebidas não alcoólicas. Você pode se alimentar à vontade ao longo do dia e da noite nos restaurantes temáticos (confira na programação o horário de funcionamento de cada um) e também nas estações de bebidas e sorvetes. Até mesmo em Castaway Cay, a ilha privada da Disney nas Bahamas, é possível comer de graça. Na hora do jantar, você terá que respeitar o horário do seu turno e dirigir-se sempre à mesma mesa, como ocorre em muitos transatlânticos. A boa notícia é que você será servido sempre pelos mesmos garçons, que logo se habituam aos seus gostos. Nos cruzeiros da Disney, caso queira, também há restaurantes de alta gastronomia com refeições pagas à parte, como o Palo e o Remy, presentes no Dream e no Fantasy.
17. O que dá para fazer durante as paradas previstas no itinerário do navio?
Como na maioria dos cruzeiros, você chegará ao destino na parte da manhã e deverá estar de volta a bordo no meio da tarde. Fique sempre de olho nos horários especificados na programação, pois o navio não pode esperar quem está do lado de fora – e, caso o perca, você terá que se virar para chegar até o próximo destino. Depois de desembarcar, dá para fazer os passeios que quiser, por conta ou contratando algum dos serviços de excursão oferecidos pela Disney Cruise Line. Há também a opção de permanecer no navio e aproveitar as facilidades oferecidas a bordo.
18. Como é Castaway Cay, a ilha privada da Disney no Caribe?
Castaway Cay faz parte dos roteiros realizados pelo Dream e alguns cruzeiros do Fantasy. Ali, não há estrutura hoteleira: apenas mata verde e praias banhadas por águas tinindo de azul. Há três praias em Castaway Cay. A mais bonita é a Serenity Bay, voltada apenas para adultos. As outras duas contam com estruturas para famílias, como toboáguas sobre o mar. Dá para alugar bicicleta e snorkel. Os fãs de mergulho simples podem procurar estátuas do Mickey e da Minnie no fundo do mar, bem como réplicas de navios naufragados. Boias brancas indicam onde estão os personagens, enquanto as vermelhas apontam para os outros objetos.
19. É preciso deixar gorjeta?
Nos navios, é de bom tom deixar gorjetas para os funcionários que o atendem durante todo o cruzeiro, desde o camareiro até o garçom. No cruzeiro da Disney, papéis com sugestões de valores e envelopes são entregues nas cabines na última noite. Basta destacá-los como quiser e distribuir os valores, que serão descontados do cartão de crédito registrado durante o check in.
20. Como é feito o procedimento do desembarque final?
Na noite anterior ao desembarque final do cruzeiro da Disney, você poderá deixar as malas do lado de fora da cabine, devidamente identificadas pelas etiquetas que serão entregues na sua acomodação. Elas serão levadas por um funcionário para fora do navio. Ao desembarcar, basta procurar o espaço identificado com o desenho do personagem da sua etiqueta (pode ser a Margarida, o Pato Donald…) e procurar por sua bagagem. A partir daí, você estará livre para fazer a imigração e poderá pegar os ônibus da Disney de volta para Orlando (no caso de desembarque em Port Canaveral) ou seguir para onde desejar.