Notícias
10 dicas para quem vai viajar de carro no Brasil
- Créditos/Foto:Divulgação
- 17/Dezembro/2020
- Redação
Tags
As férias de fim ano em meio à pandemia do novo coronavírus fizeram aumentar a procura por destinos domésticos na hora de viajar. Com diversas restrições de voos pelo mundo, muitos brasileiros que estão se sentido mais seguros optaram por fazer viagens de carro no Natal e no Ano Novo.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
Se for o seu caso, vale a pena ficar atento a todos os cuidados que envolvem um passeio do gênero, tanto antes quanto depois de cair na estrada. O Shopping SerrAzul listou 10 dicas de segurança para quem vai viajar de carro. Confira.
10 dicas de segurança para viajar de carro
- A manutenção nos veículos antes da viagem é extremamente importante: verifique qualidade dos pneus e calibragens corretas, palhetas do limpador de para-brisas novas, amortecedores, freios, faróis e lanternas antes de pegar estrada.
- Monotonia, a posição de dirigir desconfortável, temperaturas extremas (calor ou frio), falta de ventilação dentro do veículo, problemas visuais que forcem a vista e dirigir à noite são situações que auxiliam o condutor a ter sono. Viaje com conforto e, se possível, interaja com os acompanhantes para evitar problemas.
- A pressa de chegar ao destino costuma fazer com que o motorista ignore sinais evidentes de sono, como bocejos frequentes, a famosa “pescada”, concentração falha e olhos pesados, que facilmente fecham ou perdem o foco.
- Outros indícios que pedem uma parada para descanso são mau humor súbito, impaciência, câimbra, pernas e braços formigando. Além disso, jamais dirija alcoolizado.
- Evite dirigir na madrugada, especialmente entre 2h e 6h da manhã, pois a temperatura do corpo tende a cair, o que dá mais sono.
- Mantenha o carro ventilado: ar não renovado dá sono.
- Faça uma viagem tranquila, sem estabelecer horário rígidos de saída, chegada e paradas. Afinal, você está de férias e deve relaxar.
- Evite comer alimentos muito pesados antes de dirigir. Isso pode provocar sonolência por causa da digestão lenta.
- É recomendado parar a cada duas horas. Assim dá para ir ao banheiro, tomar um café, esticar as pernas e fazer o sangue circular, o que ajuda a manter a energia em alta.
- Caso o sono vença todos esses esforços, não hesite: pare imediatamente em um local seguro e tire uma soneca. Especialistas afirmam que entre 20 e 30 minutos de descanso podem renovar o estado de espírito do motorista.