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Como é voar com a SKY Airline, low cost chilena
- Créditos/Foto:Divulgação
- 19/Junho/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Recentemente, decidi voar pela primeira vez com a SKY Airline, companhia low cost chilena. Conhecida por oferecer passagens aéreas baratas, a empresa opera voos de cidades brasileiras a destinos como Chile, Peru, Argentina, Uruguai, México e República Dominicana.
Embarquei na rota entre São Paulo e Santiago, capital chilena. Neste post, te conto como foi a experiência completa dessa viagem.
Como é voar com a SKY Airline
Minha experiência de viagem com a SKY Airline começou para valer 48 horas antes do voo, quando recebi um e-mail dizendo que o check-in já estava disponível. Entrei na página com o meu localizador e fiz todo o processo online, com poucos cliques.
Como optei pela tarifa Zero (falo mais sobre ela abaixo), tive a opção de pagar para escolher os assentos ou fazer o check-in sem custos extras e sentar em poltronas distribuídas aleatoriamente pela SKY.
Minha reserva era para dois passageiros. Tanto na ida como na volta, apostamos na escolha aleatória e a companhia nos colocou em poltronas lado a lado.
Talvez seja só coincidência, mas em ambos os casos realizei o check-in horas após a abertura. Portanto, se você não quer pagar a mais para sentar perto de quem vai viajar com você, vale a pena tentar a sorte e realizar o processo com a maior antecedência possível.
Voo com horário alterado
Aproximadamente 14 horas antes da viagem de ida, recebi um e-mail dizendo que os horários do voo tinham sido alterados. A decolagem, que estava prevista para às 10h, foi remarcada para às 13h.
Aqui, vale a pena destacar um fator que me deixou aflita. Mesmo após a SKY comunicar a alteração, o voo continuou aparecendo com o horário antigo no painel oficial do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Somente às 10h, horário inicial da rota, o status foi alterado para “Atrasado”.
Nesse meio tempo, fiquei pensando se o e-mail da mudança de horários poderia ser um erro ou algo do tipo. Entretanto, liguei na SKY e a atendente confirmou a nova programação.
Informação útil: foi difícil achar o número de telefone da SKY Airline – no site oficial, só achei a opção de contato via formulário. Por isso, deixo aqui para quem precisar: (11) 4949-0900.
Frota moderna
A SKY Airline ressalta em vários posts e páginas que opera a frota de aviões mais nova da Améria do Sul. Todas as aeronaves são dos modelos Airbus A320neo e A321neo.
Os aviões, de fato, são muito novinhos e bem conservados. As fileiras são divididas em dois blocos com três poltronas cada e corredor único na parte central. Não há primeira classe ou executiva.
Também vale a pena destacar que as aeronaves não têm sistemas de entretenimento, mas contam com entrada USB individual para cada assento.
O que muda nos voos da SKY Airline
Quem opta por voar com a SKY Airline precisa saber que, por ser uma empresa low cost, há algumas diferenças em relação a voos convencionais. Para manter os preços mais baixos, a empresa aposta em oferecer somente o essencial: transporte de um destino a outro.
Não há lanchinhos, refeições e nem mesmo bebidas (incluindo água) gratuitas dentro da aeronave. Caso deseje comer ou beber algo, é preciso pagar à parte.
Minha dica para quem vai embarcar em voos mais curtos é levar água e alguns snacks na mochila. Fiz isso nos trechos entre São Paulo e Santiago e não precisei comprar nada durante o trajeto.
Tarifas e serviços adicionais
As passagens da SKY Airline podem ser adquiridas com base em três tipos de tarifas. A mais barata é a Zero, ideal para viajantes que levam pouca bagagem. Com ela, o passageiro tem direito a entrar na aeronave com uma mochila e um casaco.
Ao optar por esse tipo de categoria, o viajante pode contratar serviços adicionais à parte. Nos voos que eu escolhi os preços por trecho eram de US$ 35 para bagagem de mão e US$ 44 para bagagem despachada. Já a escolha de poltronas variava de US$ 13 a US$ 21, dependendo da fileira escolhida.
A tarifa Plus, por sua vez, dá direito a bolsa de mão, bagagem de mão e uma mala despachada. Além disso, o viajante pode selecionar um assento padrão na hora do check-in.
A opção mais completa é a Full. Ela conta com todos os benefícios da tarifa Plus, mas com duas bagagens para despachar, check-in preferencial e possibilidade de alterar o passageiro, a data ou até o destino do voo.