Crédito: Divulgação

Viaje pela Irlanda a bordo de um trem repleto de mimos

14 de setembro de 2016

Por Maria Beatriz Vaccari

Viajar pela Irlanda já é uma delícia, mas fazer isso a bordo de um trem superluxuoso torna a experiência ainda mais especial. Inaugurado recentemente, o Belmond Grand Hibernian se tornou o primeiro comboio de alto padrão com suítes a percorrer o país de James Joyce e Oscar Wilde. Além de fornecer um serviço de primeira, a empresa coloca os clientes em ambientes que recriam uma tradicional casa de campo irlandesa dentro dos confortáveis vagões.

Roteiro caprichado 

O trem começa a jornada partindo da cidade de Dublin com destino a Cork. Além de conhecerem as instalações da tradicional marca de uísques Jameson, os aventureiros participam de uma visita privada ao Castelo de Blarney. No segundo dia da viagem, os viajantes têm a oportunidade de desembarcar mais uma vez e fazer um cruzeiro no lago de Lough Leane, seguido de um passeio pela região do Killarney National Park.

O tour também passa por Galway, com uma parada para o almoço e passeios por locais como a Cidade Velha e as famosas Falésias de Moher, um dos cartões-postais naturais mais lindos da Europa. Em seguida, o Belmond Grand Hibernian segue pela região costeira de Connemara em direção a Ashford. Os visitantes passam a noite por lá no tradicional Ashford Castel, que pertenceu à família Guinness (sim, a mesma da cerveja!) e transformou-se em um hotel de luxo cheio de histórias para contar – e pints para brindar. O local também abriga a escola de falcoaria mais antiga da Irlanda.

Antes de retornar à Dublin, o trem segue para Belfast, na Irlanda do Norte. Além de conhecer a grande herança cultural da cidade, os viajantes fazem uma visita ao Titanic Experience, exibição sobre o famoso navio construído por lá e que naufragou em 1912. No caminho de volta, ainda sobra tempo para contemplar as casas Waterford Crystal e Curraghmore.

O roteiro acima faz parte do pacote mais longo, de seis noites. Quem não tiver tanto tempo pode optar pelas opções mais curtas, de duas ou quatro noites. Neste ano, é possível fazer os passeios até o final de outubro, sendo que cada jornada transporta 40 convidados. Os preços partem de 3.160 euros (cerca de R$11.755) por pessoa (pacote de duas noites). Em 2017, a temporada do trem da Belmond pela Irlanda vai de 25 de abril a 14 de outubro.

Por dentro dos vagões

Os vagões do Belmond Grand Hibernian são nomeados de acordo com condados irlandeses. Waterford, Leitrim e Kerry, por exemplo, servem de dormitórios e abrigam 20 cabines de luxo. Além dos detalhes elegantes, os viajantes contam com confortáveis edredons e travesseiros de plumas de ganso fabricados em Westport.

O vagão de observação Kildare é o local ideal para curtir o passeio apreciando gins, cervejas escuras e uísques irlandeses. O local lembra uma taverna e, todas as noites, conta com entretenimento ao vivo. Tim, tim!

A gastronomia, por sua vez, fica por conta do chef Alan Woods, que usa ingredientes locais para criar um cardápio inspirado nas receitas regionais da região. Vale a pena provar pratos como o ensopado irlandês com frutos do mar, o assado Killarney Venison e o salmão defumado e caranguejo Cannon. Ah, como é boa a vida sobre trilhos…

  • Crédito: Foto: Leon Farrell/Photocall Ireland.
    Belmond Grand Hibernian
  • Crédito: Foto: Leon Farrell/Photocall Ireland.
    Belmond Grand Hibernian
  • Crédito: Foto: Divulgação
    Belmond Grand Hibernian
  • Crédito: Foto: Divulgação
    Belmond Grand Hibernian
  • Crédito: Foto: Divulgação
    Belmond Grand Hibernian
  • Crédito: Foto: Divulgação
    Belmond Grand Hibernian