Crédito: VisualHunt.com

3 ideias para uma viagem sustentável a Mônaco

15 de março de 2019

Redação

Fazer uma viagem sustentável a Mônaco é uma opção criativa e diferente para conhecer o principado, que tem apenas dois quilômetros quadrados. Governo, empresas e associações atuam por lá para promover experiências do gênero ligadas ao turismo, que podem acrescentar bastante à viagem.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

Viagem sustentável a Mônaco

Transporte público em Mônaco

A mobilidade urbana é um tema muito relevante para o governo de Mônaco, já que está ligada tanto ao desenvolvimento sustentável quanto à qualidade do ar e saúde pública. Para diminuir o tráfego, foram pensadas em formas de se locomover diminuindo impactos ao meio ambiente.

Com sua área pequena à beira-mar, Mônaco é muito convidativa para uma caminhada, ainda mais com os elevadores e escadas rolantes públicos que facilitam o passeio. O transporte público conta com rotas de ônibus que passam por todo o país, um barco elétrico que atravessa o Port Hercule, um trenzinho e um ônibus turístico.

Há também 17 estações para aluguel de bicicletas espalhadas pelo território, bem como um aplicativo chamado Mobee, que promove o compartilhamento de carros elétricos. A pessoa que se cadastra tem 25 veículos à disposição e só precisa escolher o que está mais próximo e utilizá-lo.

De quebra, por mais que seja tentador alugar um carro esportivo para fazer o circuito da F1 em Mônaco, é possível escolher um carro elétrico de luxo, que vai gerar menos impacto ambiental.

LEIA MAIS: MÔNACO OFERECE DIVERSOS RESTAURANTES ORGÂNICOS
HOTEL EM MÔNACO LANÇA SUÍTE INSPIRADA EM GRACE KELLY

Gastronomia orgânica

Outro tópico importante que vem crescendo em Mônaco é o da gastronomia orgânica. Cada vez mais, hotéis e restaurante estão preocupados em servir alimentos frescos, sem agrotóxicos e promover uma alimentação mais saudável aos moradores e visitantes.

A empresa Terre de Mônaco é uma das responsáveis por esse movimento. Eles plantam hortas orgânicas em jardins, sacadas, tetos de prédios, restaurantes, hotéis e instituições de Mônaco. Com isso, muitos estabelecimentos servem pratos com ingredientes frescos, retirados do próprio jardim.

Para quem quer provar essa culinária, uma opção é o restaurante Elsa, do chef Paolo Sari, o primeiro 100% orgânico a receber uma estrela Michelin.

Experiências sustentáveis

Há vários passeios e experiências para curtir uma viagem sustentável a Mônaco. É possível, por exemplo, fazer um tour de bicicleta elétrica, para que os viajantes descubram um outro lado de Mônaco, enquanto conhecem mais sobre sua história.

O passeio dura 3h30 e é oferecido pela Monaco Bike Tours. Foi elaborada também uma trilha que ressalta a presença de árvores históricas, com informações sobre cada uma. Ela passa por locais importantes do país, como o Jardim Japonês e a Villa Sauber.

Outra experiência de viagem sustentável a Mônaco é assistir à Fórmula 1 de carros elétricos – versão verde do famoso Grande Prêmio de Monte-Carlo –, que acontece a cada dois anos no país. Em 2019, a competição vai rolar em 11 de maio.