Viagem para a Holanda: confira os festivais pelo país

26 de julho de 2018

Por Redação

Festivais culturais e gastronômicos podem estar na rota de férias dos turistas que planejam uma viagem para a Holanda a partir de agosto. Isso porque o país está com o calendário recheado de eventos – inclusive fora da capital, Amsterdã. As atrações têm datas até outubro e são realizadas em diversas cidades dos Países Baixos.

LEIA MAIS: 5 ATRAÇÕES DA HOLANDA PARA ENTENDER A RELAÇÃO DO PAÍS COM A ÁGUA
TURISMO NA HOLANDA: ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM UTRECHT

Viagem para a Holanda: cultura e gastronomia em festivais

Agosto conta com dois períodos festivos em cidades da Holanda. Entre 10 e 18, é a vez do Festival Internacional de Fogos tomar conta do município de Haia. O balneário de Scheveningen atrai pessoas para assistir a um espetáculo de show de luzes que é, na verdade, uma competição.

Divulgação
Competição Internacional de Fogos de Artifício. em Haia

Outros países participam do festival, que conta com regras restritas. Cada um tem a mesma quantia em valor para investir em fogos de artifícios, e 80% deles devem ser produzidos na nação de origem participante do evento. Além dos fogos, em uma viagem para a Holanda nesse período, os visitantes se deparam com engolidores de fogo, malabaristas e grupos musicais.

Gastronomia na Holanda

Mais adiante no calendário, entre 23 e 26 de agosto, a cidade de Maastricht recebe os visitantes com um festival culinário na praça Vrijthof. Ao todo, são 30 estandes que funcionam como restaurantes. Além de pratos acompanhados de vinhos, o evento conta com apresentações de música ao vivo e ao ar livre.

Divulgação
Praça Vrijthof, palco do evento gastronômico ‘t Preuvenemint

A participação é gratuita. De acordo com a organização, toda a renda é doada para caridade.

Natureza e Arte na Holanda

E não é só no Brasil que  setembro conta com festivais de flores. Quem estiver em viagem para a Holanda no dia 2, primeiro domingo do mês, pode participar do Bloemencorso, em Zundert. Cerca de 20 vilas se unem para o evento, quando constroem e competem com os melhores carros alegóricos que puderem, decorados com dálias – tipo de flor comum por lá.

Divulgação
Parada das Flores na cidade de Zundert

Cerca de 10 mil visitantes passam pelo local, onde o artista Van Gogh nasceu. Por toda a cidade, bares e restaurantes locais também participam com atividades especiais.

Já em Roterdã, a segunda maior cidade dos Países Baixos, o calendário de setembro comemora os 100 anos de arte cinética. Uma exposição com o trabalho incia em 22 de setembro, no museu Kunsthal, e permanece até 20 de janeiro de 2019.

A exposição apresenta obras de cerca de 80 entre os mais famosos artistas que contribuíram para o desenvolvimento da arte. A lista vai de pioneiros, como Marcel Duchamp, Alexander Calder e Victor Vasarely, até nomes consagrados, como Julio Le Parc, Gerhard von Graevenitz, e Yayoi Kusama.

Estilo holandês

Em Eindhoven, cidade conhecida como inovadora por conta de sua escola de design, ocorre o evento Dutch Design Week, o maior festival de design do país. Este é o local onde s design industrial, têxtil e de moda, conceitual, gráfico, espacial e de alimentos se une.

No período de nove dias, entre 20 a 28 de outubro, 300 eventos são realizados em cerca de 70 locais, que juntos atraem mais de 150 mil visitantes.