Crédito: Visual hunt

Viagem em família: Como agradar a todos, de crianças a idosos

20 de março de 2019

Por Redação

Planejar uma viagem em família, às vezes, não é algo fácil. Agradar e garantir a segurança de todos é um desafio na hora de programar o roteiro, já que as pessoas têm gostos distintos. É preciso levar em consideração muitos detalhes quando a turma é composta por crianças, adolescentes, adultos, idosos e até mesmo pets.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

Com o objetivo de ajudar famílias que se encontram nesta situação, a RDC Férias, clube de férias e viagens programadas, selecionou algumas dicas.

Viagem em família

Crianças

É importante verificar se o local atende as necessidades das crianças | <a href="https://visualhunt.com/photos/beach/">Visual hunt</a>
É importante verificar se o local atende as necessidades das crianças

Aos pais que escolhem o sistema hoteleiro como parte da experiência de viagem, é importante se informar sobre as opções de estrutura, alimentação e área de lazer.

O esquema de acomodação e cuidados dos quartos, como cama extra, telas nas janelas, proteção de tomadas e segurança em sacadas e piscinas, são imprescindíveis.

LEIA MAIS: 10 DESTINOS PARA A PRÓXIMA VIAGEM DE FÉRIAS
ROTEIRO DE VIAGEM PELA EUROPA: DICAS E SUGESTÕES

Adolescentes

Festa são sempre boas opções para adolescentes | <a href="https://visualhunt.com/photos/music/">Visualhunt.com</a>
Festa são sempre boas opções para adolescentes

Para o pessoal mais animado da família, o ideal é que os pais pesquisem com antecedência quais são as opções de passeios no destino da viagem, como parques, centros de diversão, atividades de aventura na natureza, shows e baladas específicas para essa faixa etária.

Na bagagem, não se esqueça de incluir jogos que possam integrar não apenas os jovens, mas toda a turma.

Adultos

Tranquilidade durante a viagem é opção para adultos | <a href="https://visualhunt.com/photos/love/">VisualHunt.com</a>
Tranquilidade durante a viagem é opção para adultos

Alguns adultos só querem programar uma viagem para relaxar enquanto tira alguns dias de folga. Por esse motivo, quanto menos preocupação, melhor.

Para garantir esses dias de descanso, investir um tempo para preparar a viagem com antecedência é a melhor maneira de aproveitar o roteiro, já que as decisões e providências mais importantes já foram tomadas.

Idosos

O roteiro deve incluir opções para idosos | <a href="https://www.flickr.com/photos/gabriel_rocha/5534522313/">Gabriel 'Briel' Rocha</a> on <a href="https://visualhunt.com/photos/people/">Visual hunt</a> / <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/"> CC BY</a>
O roteiro deve incluir opções específicas para os idosos do grupo

Quando um idoso fizer parte do grupo, é fundamental levar em consideração que ele precisa de cuidados especiais. A começar pelas acomodações, que devem ser seguras. Nos banheiros, é importante conferir se há apoiadores no box, por exemplo.

Caso a pessoa faça dietas, procure saber com o hotel a possibilidade de haver um cardápio adaptado. Os medicamentos devem ser levados em quantidade suficiente para todo o período, e é aconselhável escolher um destino que tenha hospitais próximos, em caso de emergência.

Nem sempre os idosos poderão acompanhar os mais jovens em passeios. Por isso, é importante que o local da hospedagem ofereça opções de lazer mais leves, atendendo às necessidades dos hóspedes.

Pets

Os cuidados com o pet deve ser levado em consideração | <a href="https://visualhunt.com/photos/dog/">VisualHunt</a>
Os cuidados com o pet devem ser levado em consideração

Cães, gatos e outros animais de estimação fazem parte da família e também saem de férias. Nesse caso, é preciso escolher locais que permitam a permanência de pets e tenham espaços adequados, onde eles possam ficar durante os passeios realizados em família.

Confira opções de destinos para viajar em 2019