Dicas de Viagem
5 destinos brasileiros para mesclar viagem e gastronomia
- Créditos/Foto:Roberto Garrido on Visual hunt / CC BY
- 13/Março/2019
- Redação
Viagem e gastronomia são atividades inseparáveis. Tanto que 71% dos brasileiros escolhem o destino baseado no que ele oferece de comida e bebidas, segundo pesquisa realizada pelo Booking.com, site de viagens para reservas e hospedagens.
Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.
O melhor de tudo é que não é preciso cruzar o oceano para encontrar lugares de dar água na boca. O Brasil, com sua diversidade de povos e culturas, é um dos polos gastronômicos mundiais, com pratos típicos e de sabores tão únicos que viraram o cartão-postal culinário de cada destino.
Quem nunca quis comer um verdadeiro churrasco gaúcho ou experimentar um tutu à mineira in loco? Confira este menu especial com cinco destinos brasileiros onde é possível se deliciar.
Destinos para combinar viagem e gastronomia
Fernando de Noronha, Pernambuco
Em um lugar cercado de mar por todos os lados, não podem faltar pratos servidos com muitos peixes e frutos do mar. Moqueca e peixe assado na folha de bananeira são opções que enriquecem uma viagem a Fernando de Noronha.
Porém, nem só de mar se vivem as cozinhas do destino. Os vários restaurantes da ilha também oferecem receitas feitas com carne vermelha, como o escondidinho de carne seca ou o baião de dois.
Para quem deseja provar um pouco de tudo, a dica é ir ao tradicional Festival Gastronômico do Zé Maria, que serve mais de 40 tipos de pratos e sobremesas. Uma vez em Fernando de Noronha, não deixe de experimentar a cartola, sobremesa típica do Nordeste que leva banana, queijo, canela, doce de leite e sorvete.
Onde ficar: Pousada Sueste
A Pousada Sueste fica a apenas 10 minutos a pé da Baía do Sueste, uma das mais bonitas praias do arquipélago e um dos principais pontos de mergulho com snorkel. A pousada tem duas piscinas, wi-fi e serviço de traslado gratuito para o aeroporto. É uma boa opção por conta da localização, a poucos minutos de pontos de interesse como o Projeto Tamar e a Vila dos Remédios.
LEIA MAIS: HOTÉIS HISTÓRICOS PARA CONHECER NO BRASIL
FESTIVAL DE CULINÁRIA EM MIAMI TEM EDIÇÃO ESPECIAL
Manaus, Amazonas
A capital do estado do Amazonas tem uma das gastronomias mais ricas e saudáveis do país. Os ingredientes indígenas, como os diversos tipos de farinhas, e os peixes de água doce, como pirarucu, tucunaré, tambaqui e surubim, são a base alimentar da cozinha amazonense.
A culinária é tida como atração turística de Manaus: é item obrigatório no roteiro de viagem provar iguarias como tacacá, cupuaçu e tucumã, uma fruta da região. Outra comida que faz sucesso no local é o x-caboclinho, sanduíche com tucumã e queijo.
Onde ficar: Hotel Villa Amazônia
Situado a 70 metros do Palácio da Justiça do Amazonas, o Hotel Villa Amazônia oferece um ambiente aconchegante, com piscina, restaurante, academia e jardim. Todas as unidades da acomodação dispõem de terraço – algumas têm vista para a piscina. Perto dali estão o Teatro Amazonas e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Porto Alegre é o destino ideal para os amantes de um bom churrasco, prato que é a referência culinária no sul do País. Com influência dos pampas e dos imigrantes europeus, as iguarias gaúchas ainda incluem arroz de carreteiro, matambre recheado, paçoca de pinhão e doces como ambrosia e cuca.
Onde ficar: Solar63 Hostel
Esse hostel fica no bairro Cidade Baixa, a poucos minutos de bares, restaurantes e teatros. Além disso, está perto de pontos turísticos como o Estádio Beira Rio, o Parque Redenção e o Mercado Público de Porto Alegre. Para maior conforto dos hóspedes, todas as acomodações dispõem de luminária, tomada elétrica e armários individuais.
Tiradentes, Minas Gerais
A culinária mineira é uma das mais apreciadas do país, e Tiradentes é o destino certo para saboreá-la. A comida, que tem influência dos escravizados, povos indígenas e dos colonizadores que habitavam a região durante o Ciclo do Ouro, traz ingredientes simples, mas de sabores marcantes.
Os pratos como tutu à mineira, feijão tropeiro, angu e rabada, feitos em panelas de barro e no forno a lenha, são tradicionais da culinária local. Outra iguaria mineira é o pão de queijo, perfeito para acompanhar o café.
Além das atrações típicas de uma cidade histórica, Tiradentes é sede de um dos principais eventos culinários do País, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.
Onde ficar: Pousada Ouro de Minas
A Pousada Ouro de Minas está localizada no centro histórico de Tiradentes, a apenas 1 km da famosa Igreja de Santo Antônio e a 500 metros do Largo das Forras. Os quartos têm decoração em estilo country. Alguns deles contam com banheira de hidromassagem privativa e uma aconchegante lareira. O café da manhã é uma opção para quem quer começar o dia saboreando goiabada caseira, pão de queijo e pão de leite.
São Paulo, São Paulo
Multicultural e multifacetada, São Paulo é um dos centros gastronômicos do Brasil e abriga desde restaurantes com estrelas Michelin a food trucks.
O Mercado Municipal, no centro da cidade, é um oásis de frutas exóticas, sanduíches de mortadela, pastéis de todos os sabores e tradicionais bolinhos de bacalhau. Há também bairros gastronômicos como o da Liberdade, com culinária oriental, Bixiga, com cantinas italianas, Brás, com culinárias árabe e síria, e Pinheiros, com suas hamburguerias gourmet e bistrôs modernos.
Onde ficar: Novo Pinheiros Cobogó
Localizado no bairro de Pinheiros, ideal para viajantes interessados em passeios urbanos, bares e entretenimento. este hotel tem apartamentos equipados com cozinha compacta, máquina de lavar roupa, ar-condicionado e comodidades como TV de tela plana a cabo e wi-fi. Os hóspedes podem aproveitar a piscina, o terraço ao ar livre e a academia do prédio. Além disso, a propriedade está a poucos minutos do metrô.