Crédito: Divulgação/Victor Carvalho

Curta o verão europeu no litoral do Alentejo

21 de julho de 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

A região do Alentejo, em Portugal, é uma ótima opção para quem deseja curtir o verão com estilo na Europa. É durante a época mais quente do ano que as belezas naturais do destino, como vinhedos e planícies, ganham mais vida. Vale a pena planejar um roteiro pelo litoral alentejano e aproveitar para contemplar as paisagens do local e desfrutar da gastronomia portuguesa.

LEIA MAIS: As melhores dicas para arrumar as malas
Quanto custam as passagens de avião para crianças

Uma boa dica é começar o passeio pegando o ferry boat em Setúbal para conhecer a Praia de Tróia Galé, na Península de Tróia. Vale a pena aproveitar a estadia para ver as ruínas romanas, que têm mais de dois mil anos de história. De quebra, ainda dá para observar golfinhos na reserva Natural do Estuário do Sado.

A Lagoa de Santo André não pode ficar fora do roteiro. A reserva de água salgada fica ao lado do oceano é é perfeita para quem viaja com crianças. Seguindo a costa por 20 minutos, o viajante encontra a cidade de Sines, que é lar de um museu que conta a história do navegador Vasco da Gama. Vale a pena experimentar os pratos tradicionais servidos por lá, como a açorda de marisco, a feijoada de búzios a as migas com peixe frito.

A galera que gosta de mergulhar precisa ver os corais de Porto Côvo. Depois, é só seguir para o interior da região para conhecer pontos como as ruínas do sítio arqueológico de Miróbriga, em Santiago do Cacém – o vestígio da ocupação romana em Portugal fica a cerca de 18 quilômetros de Sines.

No sul, a sugestão é conhecer Vila Nova de Milfontes, responsável pela produção do vinho Cortes de Cima Branco, eleito um dos melhores do mundo. Pertinho dali está a antiga freguesia de Zambujeira do Mar, um dos pontos mais populares do Alentejo. O local é perfeito para encerrar a viagem praticando esportes aquáticos ou curtindo uma vista espetacular do oceano.