Crédito: Divulgação

Veja 7 motivos para visitar Eindhoven, na Holanda

25 25-03:00 setembro 25-03:00 2018

Por Redação

Competir com os belos canais espalhados no território holandês pelo título de cidade mais bonita é uma tarefa difícil. Porém, Eindhoven, na Holanda, se destaca como um locais mais vibrantes da Europa. Fora dos roteiros tradicionais, o destino é um tesouro escondido esperando para ser descoberto pelos turistas.

Motivos para visitar Eindhoven, na Holanda

1- Capital do design holandês

O design está no DNA da cidade. O local abriga a Design Academy Eindhoven e a Dutch Design Week (DDW), maior evento de design do norte da Europa. Quem quer se aprofundar no tema não deve perder o tour de bike que leva aos principais pontos criativos do município.

Outros passeios imperdíveis são o Sectie-C Distric, com inúmeros estúdios e exposições, e o complexo do designer Piet Hein Eek, que além de ser seu local de trabalho, hospeda restaurantes, loja com suas criações, galeria de arte e até casa de eventos.

Já o Designhuis é um centro cultural que conecta pessoas e ideias para trabalharem em conjunto em prol de uma sociedade mais participativa, impulsionada pelo design thinking.

2- Transformação da herança industrial

Há mais de 125 anos, a Philips trouxe luz para Eindhoven. A herança industrial refletida nas antigas fábricas e centrais elétricas da empresa foi transformada em lojas da moda, restaurantes excepcionais, lofts de luxo e locais de trabalho criativos, como o de Piet Hein Eek.

LEIA MAIS: GUIA PARA FAZER BOAS COMPRAS NA HOLANDA
O QUE FAZER EM AMSTERDÃ, CAPITAL DA HOLANDA

Essa transformação é claramente visível em outras partes da cidade como, por exemplo, nos distritos de Strijp S, cujo acesso era exclusivo de funcionários da fábrica e hoje é um bairro ótimo com lojas, cafés e restaurantes descolados. Para conhecer mais sobre a trajetória da marca e da cidade, a sugestão é o Philips Museum, localizado em um moderno prédio no centro.

3- Fusão entre humanas e exatas

Eindhoven é a cidade da tecnologia, imaginação e conhecimento. Uma combinação onde engenheiros e criativos trabalham juntos em projetos que a tornam inovadora e pioneira. Todos os anos, a Design Academy Eindhoven e a Technical University atraem centenas de novos estudantes da Holanda e do exterior.

4- Agenda incessante

Design de classe mundial na Dutch Design Week, um mergulho na cultura urbana no EMOVES, comidinhas e acessórios feitos a mão no Feel Good Market e interação com os amantes da arte no Young Art Nights. Eindhoven reúne diversos eventos inspiradores.

5- Ciclovia de Van Gogh

Dois dos maiores ícones da Holanda se reúnem de maneira inusitada na cidade. A ciclovia luminosa Ciclo Van Gogh Roosegaarde é um exemplo. Feita com luzes de LED, foi inspirada na ‘Noite Estrelada’ do pintor holandês e projetada pelo designer Daan Roosegaarde em comemoração aos 125 anos de morte do artista, em 2015. Outra ciclovia interessante é a Hovenring, a primeira flutuante do mundo.

6- Localização privilegiada

Eindhoven tem uma localização central na Holanda e na Europa. Não se demora mais que uma hora e meia para chegar lá a partir das principais cidades do país. Também é muito fácil incluí-la em itinerários combinados com outros países, como Bélgica e Alemanha.

7- Cultura Urbana

Em vários locais da cidade elementos da cultura de rua são apresentados durante todo o ano. Os grafites estão espalhados em diversas localidades e valem a visita.