Crédito:

O que fazer em Valparaíso, no Chile

29 de maio de 2018

Por Thalita Ribeiro

Degustação de vinhos, belas paisagens e cultura local. Essas são algumas das atrações em Valparaíso, no Chile. O repórter Rodrigo Ruas, do Viagens ao Redor do Mundo, parceiro do Rota de Férias, esteve por lá o mostrou o que a cidade tem a oferecer para os turistas. Parte dela lembra o Rio de Janeiro – com morros , grafites e escadarias.

LEIA MAIS: CONHEÇA O TIERRA CHILOÉ, UM DOS HOTÉIS MAIS LUXUOSOS DO CHILE
CHILE: CONHEÇA O ARQUIPÉLAGO DE CHILOÉ

O que fazer em Valparaíso

A cidade fica a 120 quilômetros de Santiago. A partir da capital chilena, o viajante chega de carro a Valparaíso em cerca de uma hora e meia, pela Rota 68. Para quem vem de fora do Chile, não há voos direto para o município – é necessário descer em Santiago e seguir pela estrada.

Vista panorâmica de parte da costa de Valparaíso, no Chile

O ponto de partida para conhecer um pouco do charme da cidade pode ser o Cerro Alegre (Morro Alegre), em Valparaíso. Assim como em outros pontos do destino, o local conta com os funiculares – elevadores que levam passageiros de um ponto a outro no morro, em distâncias curtas.

Ao todo, a cidade conta com 17 desses elevadores, que chegaram em Valparaíso em 1864. Eles facilitam o dia a dia de quem mora por lá, pois ligam pontos de subida íngreme nos morros. Esse tipo de transporte é bem comum em países da Europa, como Espanha e Portugal.

Vinhos em Valparaíso e arredores

Outra atração local é a visita às vinícolas da região, como Veramonte, Emiliana e Casa Del Vinho. Aproveite para aprender um pouco mais sobre harmonização, tipos de uva e parreiras (planta em que gera a fruta base da bebida).

Acompanhe o vídeo na íntegra e veja o que mais conhecer em Valparaíso: