Crédito: Paulo Basso Jr.

Tudo sobre Costa Rica: praias, vulcões e resort

4 de abril de 2018

Por Paulo Basso Jr.

A Costa Rica tem, de um lado, praias banhadas por águas esverdeadas que fazem a festa dos surfistas, como ocorre no litoral norte de São Paulo ou em Florianópolis. Do outro, florestas tropicais com cachoeiras e uma das maiores biodiversidades por metro quadrado do mundo formam um cenário típico da Amazônia.

LEIA MAIS: VIAJANTES PRECISAM DA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA PADRÃO
RENOVAR PASSAPORTE: PASSO A PASSO, DOCUMENTOS E VALORES

Em meio a tudo isso, pessoas simpáticas comem arroz e feijão, bife e banana enquanto os turistas se espalham por belos resorts de estilo pé na areia e Gisele Bündchen descansa em sua casa de férias.

Paulo Basso Jr.
Playa Conchal, na Costa Rica

Não fosse espanhol o idioma oficial, e as cores azul, vermelho e branco não despontassem na bandeira do país, daria até para dizer que a Costa Rica é uma espécie de filial brasileira na América Central. Ao menos no que se refere ao pedaço mais turístico do país, composto pelo litoral noroeste, banhado pelo Oceano Pacífico, e pelos parques e reservas naturais que ocupam quase 26% do território nacional.

Paulo Basso Jr.
Cachoeira do Rio Fortuna: a Costa Rica é um dos países mais verdes do mundo

Costa Rica: de San José para Guanacaste

A capital da Costa Rica, San José, é uma típica metrópole rabiscada por arranha-céus, cujo principal destaque são as lojas de eletrônicos que vendem produtos a bons preços. Não vale a pena, entretanto, perder muito tempo por lá, já que o melhor do país está nos destinos mais quentes.

Da capital, siga para a província de Guanacaste, no Noroeste do país, onde estão as praias mais badaladas da chamada Costa Dourada.

Brasilito, na Costa Dourada

Ainda na estrada, já dá para sentir um pouco o clima brasileiro que paira no país latino. Diversas placas apontam para a região de Brasilito, que ganhou esse nome depois que os espanhóis plantaram mudas de pau-brasil por lá durante a colonização do país.

Onde ficar: resort em Playa Conchal

Típico vilarejo de praia, Brasilito abriga praias como Flamingo, reduto de famosos, e Playa Conchal, onde fica um dos principais resorts do pedaço, o The Westin Golf Resort & Spa.

Paulo Basso Jr.
Resort The Westin Golf Resort & Spa

Oferecido por quase todas as operadoras de turismo do Brasil nos pacotes para a Costa Rica, trata-se de um empreendimento grandioso, cujos quartos estão espalhados por vilas recortadas por alamedas arborizadas.

A enorme piscina tem bar molhado e dispensa a presença de animadores, pois o clima é mais voltado para quem está em lua-de-mel ou deseja apreciar a natureza.

O que fazer em Playa Conchal

Em meio a esse clima de cenário dos sonhos, não demora muito para os turistas descobrirem porque Playa Conchal tem esse nome. A faixa de areia, bem semelhante às do litoral norte de paulista graças às inúmeras copas de árvores que a envolvem, é forrada de pequenas conchas no lado direito da praia.

Paulo Basso Jr.
Relax na Playa Conchal

Elas não chegam a machucar, mas incomodam um pouco a vida de quem gosta de caminhar a beira-mar. Independentemente disso, a água cristalina com tom esverdeado que banha a enseada é um convite para um mergulho.

Caso esteja hospedado no The Westin Golf Resort & Spa, pegue snorkel e máscara antes de entrar no mar, pois ali há peixinhos coloridos. Do contrário, alugue os equipamentos com os diversos ambulantes espalhados pela praia, que, infelizmente, o abordarão o tempo todo.

Paulo Basso Jr.
Trecho da Playa Conchal, na Costa Rica

Tamarindo, a praia mais famosa

Perto de Playa Conchal, há pelo menos outras duas praias que valem ser visitadas em Guadacaste. Uma delas é a pequena Tamarindo, espécie de Búzios ou Pipa costarriquenha, guardadas as devidas proporções.

É uma das vilas litorâneas com maior estrutura do país, que concentra hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lojinhas e, por tudo isso, tem a vida noturna mais movimentada do pedaço.

Paulo Basso Jr.
Tamarindo, uma das praias mais famosas do país

Quase todos os dias há festas nas danceterias, que vivem lotadas de americanos até na baixa temporada. São tantos estrangeiros vindos do norte que a praia ganhou o apelido de Tamagringo.

A faixa de areia em si não é muito diferente das de Floripa, por exemplo. Tanto em relação à natureza quanto às pessoas que as frequentam. Mulheres bonitas (muitas com fio dental) com corpos bronzeados tomam sol enquanto garotões correm ou andam com pranchas de surfe a tira-colo, formando aquele clima de paquera que ganha fôlego quando a noite cai.

Perto do canto direito da praia, é possível fazer aulas de surfe, enquanto no lado esquerdo há massagistas de plantão espalhados pelo gramado verde de um hotel à beira-mar.

Playa Grande da Costa Rica

A cerca de 20 minutos de Tamarindo está a Playa Grande, com ar mais calmo, próprio para quem busca sol, sombra, água fresca e contato com a natureza. Uma pedra do lado direito divide a praia em “Y” e cria um visual incrível.

Surfe em Playa Grande, banhada pelo Pacífico

Com a maior pinta da Praia de Castelhanos, em Ilha Bela, Playa Grande é uma das orlas mais bonitas da Costa Dourada e um dos picos dos surfistas, que migram do mundo inteiro para aproveitar as ondas que quebram por lá, tidas como as melhores do mundo ao lado das que banham o Havaí. As praias Hermosa, Escondida e Negra são outras que atraem a galera hang loose.

Vulcões na Costa Rica

Para quem quer saber tudo sobre Costa Rica conta com uma fascinante estrutura geológica que não existe no Brasil: os vulcões. São mais de 200 espalhados pelo território, entre os quais cinco estão ativos. Visitar o Arenal, o mais raivoso da América Central, faz parte de qualquer roteiro pela região.

Vulcão Arenal, um dos símbolos do país

O local fica na província de Alajuela. A partir do litoral de Guanacaste, diversas agências de turismo organizam tours para a região, localizada a quatro horas de Tamarindo ou Playa Conchal e a 110 km de San José.

O passeio é longo, então vale a pena incluir na programação visitas a pontos específicos do parque nacional que envolve o vulcão. Uma enorme lagoa serve de pano de fundo para a paisagem, e em torno dela é comum se deparar com turminhas de pisotes – simpáticos bichinhos que parecem guaxinins, ficam em pé apoiados nas patas traseiras e comem nas mãos turistas.

Cachoeiras

Paulo Basso Jr.
Cachoeira do Rio Fortuna, próxima ao Arenal

Fora isso, há belas cachoeiras na região, como a do Rio Fortuna, onde é possível tomar banho nas lagoas, e bosques onde os guias apresentam a fauna e flora “exótica” do país, com direito a um show de maripousas e goiabeiras. Impossível não se sentir em casa.

Arvorismo na Costa Rica

Para os brasileiros, não há muitas novidades, mas vale a pena aproveitar a empreitada para praticar arvorismo na região. Afinal de contas, foi justamente na Costa Rica que o esporte de aventura foi inventado.

A prática do arvorismo foi popularizada na Costa RIca

A inspiração teria vindo do trabalho de biólogos que estudavam as árvores locais (há muitas endêmicas e verdadeiramente exóticas em outros parques nacionais) e acabaram por inventar um meio de passar de uma copa para outra sem ter de descer ou subir novamente.

Hoje, o país é uma Meca dos ecoturistas, que encontram uma série de trilhas espalhadas pelas árvores que cortam as reservas naturais. Para os menos atléticos, uma boa dica é praticar o canopy, passeio realizado em plataformas de aço erguidas entre 20 m e 50 m do chão que funcionam como pontes entre as copas.

Rumo ao vulcão Arenal

Depois de curtir tudo isso, finalmente chega-se a La Fortuna, cidade-base de expedições ao vulcão. De todas as ruas do vilarejo é possível observar o Arenal, com seus imponentes 1.633 metros de altura.

Não é incomum chegar lá e se deparar com o vulcão encoberto por nuvens, o que pode ser um tanto quanto frustrante, mas quem der sorte e pegar o dia limpo deve esticar a visita até o começo da noite, quando é possível ver gases, vapores e até algumas pequenas explosões no topo do gigante.

Paulo Basso Jr.
Trilha rumo ao Arenal passa por lagos e cachoeiras

A última grande erupção do vulcão ocorreu no ano 2010, mas muito antes disso, por volta do ano 2000, tornou-se proibido se aproximar a uma distância inferior a 3 km da base do Arenal.

O que fazer em La Fortuna

O jeito então é observá-lo de longe e aproveitar para passear em La Fortuna. A cidadezinha vive em torno do turismo, por isso tem preços caros, mas oferece uma série de lojinhas onde se pode comprar lembrancinhas e abriga spas com águas termais provenientes do Arenal para quem deseja relaxar durante o dia.

Uma vez lá, não deixe de ir a um dos restaurantes locais para experimentar o prato típico dos costarriquenhos: arroz e feijão (preto), bife, salada, banana e milho. De repente, dá até para pedir uma caipirinha para acompanhar.

Paulo Basso Jr.
Arroz e feijão (preto), bife, salada, banana e milho

Serviço

Onde fica a Costa Rica

O meio mais rápido de chegar ao país é fazer um voo de sete horas desde São Paulo ou Rio de Janeiro até a Cidade do Panamá, seguido de mais 1h45 até San José, a capital da Costa Rica, e outras quatro horas de carro até as praias do Pacífico,

Pura Vida

Graças à forte economia – uma das mais robustas da América Latina, ao lado de Chile e Uruguai – e ao clima ininterrupto de paz marcado pela ausência de um exército nacional, os nativos vivem de bem com a vida.

São extremamente simpáticos, apesar de abusarem um pouco do jeitinho, digamos… costarriquenho durante as negociações de tours ou compras de lembrancinhas, e não cansam de saudar os visitantes com a expressão “Pura Vida”, que pode significar “que bom”, “de nada”, “maravilha” e mais um monte de coisas positivas. É a cara da Costa Rica.

Site oficial

Para planejar um roteiro na Costa Rica, visite também o site oficial de turismo do país.

Texto adaptado de original publicado na revista Viaje Mais, parceira do Rota de Férias.

Planeje sua viagem com o Rota de Férias

Reserva de hotéis

Reserve sua hospedagem com o Booking Nele você encontro bons descontos, avaliações e todas as informações necessárias

Booking.com
Passagem aérea

Compare e encontre as melhores opções no Skyscanner.com. Dá até para criar alertas se o preço da rota escolhida abaixar

Seguro de viagem

Encontre as melhores opções de seguro de viagem do mercado, de acordo com o período e o local que irá visitar.

Aluguel de carro

No Brasil e no exterior, descubra quem oferecem o melhor preço e alugue um carro antes mesmo de sair de casa