Por Redação
Problemas com voo cancelado ou atraso de voo são cada vez mais comuns no Brasil. Cerca de 5% do voos realizados no País apresentam algum tipo de problema de atraso ou cancelamento.
LEIA MAIS: OVERBOOKING, PERDA DE PASSAPORTE, VOO ATRASADO: O QUE FAZER?
CONHEÇA OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE VOOS CANCELADOS OU ATRASADOS
A resolução 400 de 13/12/2016 da Anac dispôs sobre os direitos dos passageiros nos atrasos e cancelamento de voos no que diz respeito à assistência material que as cias aéreas devem prestar.
No entanto, em muitos casos tais assistências não são 100% cumpridas e, mesmo que 100% cumpridas, os passageiros tem direito a tentar indenização se sentirem lesados na prestação de serviço.
Caso você tenha passado por esse tipo de situação, siga os passos:
- Fotografe o painel no aeroporto para comprovar o status do voo cancelado ou voo atrasado.
- Caso a cia aérea lhe envie qualquer tipo de comunicação (por email, sms, etc…) dê print nessa comunicação e guarde com você.
- Solicite no balcão da cia aérea ou por meio do site a Declaração de Atraso / Cancelamento de Voo. Peça que conste seu nome, número do voo, data e hora do voo e o motivo do atraso / cancelamento na declaração.
- Junte todas as notas fiscais e cupons fiscais de custos extras que o atraso / cancelamento lhe gerou (ex: nota fiscal do táxi para voltar para voltar ao hotel, compra de bebida e comida no aeroporto, etc…).
- Caso você tenha perdido ou vá perder algum reunião, evento, show, casamento ou palestra, guarde documentos que comprovem que você tinha esse compromisso (e-mail de inscrição na palestra com data e hora, foto do ingresso do show com data e hora, banner da palestra com data, convite da festa com a data, etc…).
Fazendo os 5 passos acima, ficará mais fácil conseguir a indenização da cia aérea futuramente, caso você queira. Essa tipo de indenização é possível se o seu voo com problema foi há menos de 5 anos.
Um ponto muito importante e que causa controvérsia é que problemas com voos a partir de eventos meteorológicos não são passíveis de indenização, já que a segurança da tripulação e dos passageiros deve estar acima de qualquer risco inerente à atividade de transporte.
– Amanda Pereira, jornalista e redatora do blog da www.indenizar.com
Matérias relacionadas
Planeje sua viagem com o Rota de Férias

Compare e encontre as melhores opções no Skyscanner.com. Dá até para criar alertas se o preço da rota escolhida abaixar

Encontre as melhores opções de seguro de viagem do mercado, de acordo com o período e o local que irá visitar.

No Brasil e no exterior, descubra quem oferecem o melhor preço e alugue um carro antes mesmo de sair de casa

Com a Confidence Câmbio, você pode comprar dólar, euro ou qualquer outra moeda, além de contratar cartões pré-pagos

Os leitores do Rota de Férias têm 10% de desconto nos chips de internet e telefone da Viaje Conectado. Serve para EUA, Europa e muito mais. Use o cupom rotadeferias