Crédito: Divulgação

Serra Fluminense oferece atrações para o inverno

24 de maio de 2018

Por Leo Alves

Ainda falta um mês, mas o clima do inverno já começa a atrair quem deseja planejar viagens para o período. No início desta semana, os termômetros do Parque de Itatiaia, na Serra Fluminense, atingiram -2,6°C, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A queda brusca nas temperaturas foi uma pequena amostra de como será a estação mais charmosa do ano.

Para quem não perde a oportunidade de viajar durante o famoso período do cobertor e chocolate quente, uma opção é visitar a Serra Fluminense. Segundo a Associação de Hotéis do Estado do Rio – ABIH-RJ, os municípios serranos deverão ter um incremento de até 50% na ocupação entre junho e setembro.

Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo são apenas algumas das cidades turísticas da região, que oferecem, além das belas paisagens e excelente gastronomia, uma boa infraestrutura hoteleira de serra, com a chancela da Associação Roteiros de Charme.

Hotéis Serra Fluminense

Teresópolis

Um dos hotéis fundadores da Associação Roteiros de Charme, o Rosa dos Ventos, fica a 130 km da cidade do Rio, no centro de um parque privativo de 100 hectares junto ao Parque Estadual dos Três Picos e ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Construído em estilo alpino, o hotel oferece 40 confortáveis acomodações com vista para o vale, lago, parques e jardins.

LEIA MAIS: O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO: ROTEIRO DE 5 DIAS
4 VIAGENS CURTINHAS PARA FAZER A PARTIR DO RIO DE JANEIRO

Entre as opções de lazer, há salas de estar e de descanso com charmosas lareiras, sala de jogos e de massagem. O hóspede tem à sua disposição trilhas internas para passeios ecológicos, cavalos, bicicletas, quadras esportivas, piscinas climatizadas e jaccuzzi externa.

A culinária é um dos destaques do Rosa dos Ventos. São três restaurantes: o Zermatt, que oferece um mix de culinária europeia e especialidades brasileiras; o Stube, com fondues chinoise, bourguignon, de queijo e de chocolate, e a Adega, apropriada para a degustação de queijos e vinhos, racletes e sopa.

Petrópolis

O Hotel Solar do Império resgata a história da Cidade Imperial e é uma boa opção de hospedagem na Serra Fluminense. Ocupando dois casarões tombados na mais linda avenida de Petrópolis, a Av. Koeller, o hotel é referência de luxo e conforto na região. O projeto arquitetônico preserva o conceito dos elementos de época.

Cada uma das 24 suítes possui o nome de um personagem da história do Brasil e é decorada com um quadro que descreve a história das personagens. No SPA do Solar, um cardápio com deliciosas massagens e terapias está à disposição.

Divulgação
Hotel Solar do Império é uma das opções da região |Divulgação
Hotel Solar do Império é uma das opções da região

No já consagrado restaurante Imperatriz Leopoldina, um dos melhores da Serra Fluminense, quem assina o menu é o chef belga Bertrand Materne. As paredes com pinturas da artista Dominique Jardy dão um charme especial à casa, que serve pratos refinados.

Itaipava

O charmoso resort Quinta da Paz fica em uma área de 70 mil metros quadrados com cachoeira, lago, hortas, pomar, trilhas e nascentes de água potável. As acomodações são compostas por suítes e chalés bem equipados e com decoração individualizada, baseada no charme serrano.

As suítes master e os chalés dispõem de banheira de ofurô ou hidromassagem. Na área de lazer, piscina com bar, fitness center, quadra poliesportiva e de tênis em saibro.

Para quem quiser relaxar, o espaço zen oferece sala de massagem e banheira de ofurô ao ar livre. O resort tem, ainda, sauna a vapor, piscina de hidromassagem aquecida e sala de repouso. A famosa vista para o vale pode ser apreciada do gazebo ou do deck.

O Quinta da Paz conta com três restaurantes: o Café da Quinta; o Quinta Imperial, de comida internacional, e o Varandas da Quinta, com petiscos e sanduíches. O hotel possui dois bares e uma adega climatizada.

Hotel Capim Limão – Itaipava

Instalado em uma charmosa mansão dos anos 40 em meio à Mata Atlântica, o Hotel Capim Limão faz parte de um cenário exuberante em Itaipava. Os belos jardins, o pomar e a horta abrem as opções de lazer. O exclusivo bosque de pinheiros é perfeito para uma agradável caminhada, com direito a uma linda vista de Itaipava.

Para relaxar, há piscina climatizada com bar e sauna. São 25 acomodações, entre suítes e chalés. O restaurante Capim Limão serve pratos contemporâneos e funciona diariamente.

Pousada Les Roches – Itaipava

A Pousada Les Roches está localizada no Vale do Cuiabá, uma das regiões mais bonitas de Itaipava. Em um cenário encantador, a Les Roches oferece charme, requinte, conforto, lazer e restaurante com comida contemporânea internacional. Uma seleção de vinhos de 10 países, em adega climatizada, complementa os prazeres da mesa.

Divulgação
Pousada Les Roches tem opção de suítes ou chalés

A pousada conta com chalés e suítes. Os chalés premium têm jacuzzi, adega, máquinas Nespresso e lareira. Entre as atividades de lazer, destacam-se trilhas, bicicletas, jacuzzi, quadra de tênis, campo de golfe, sauna e massagens.

Nova Friburgo

O Parador Lumiar é o hotel mais famoso da região de Nova Friburgo. Com 13 chalés com lareiras e espalhados em um terreno por onde correm rios de águas cristalinas, o hotel oferece estrutura completa para descansar e renovar o corpo e a mente. O Parador Lumiar conta com três chalés equipados com banheira de ofurô na varanda envidraçada.

Entre os atrativos do hotel estão uma piscina de água natural com lava-pés de seixos rolados, sauna a vapor aromatizada com capim limão, adega de pedras, solarium, massagens relaxantes e terapêuticas, orquidário, passeio de jipe para as cachoeiras da região e horta orgânica, que fornece insumos para o restaurante da pousada.

Visconde de Mauá

Já no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, a Pousada Mauá Brasil fica a 1.100 m de altitude, na região de Visconde de Mauá. Cercado por vales e montanhas, o lugar proporciona uma bela vista da região. Dos 15 chalés, sete possuem ofurô, deck privativo e sauna.

As diárias incluem um pequeno brunch, com queijos, iogurtes e pães artesanais produzidos na própria pousada, além de drinques de espumantes, frutas, sucos, bolos caseiros, pratos quentes e sobremesas.

O restaurante Vila Oliva foi aberto recentemente a não hóspedes e serve pratos contemporâneos. O nome é uma homenagem ao olival da pousada, o primeiro do estado do Rio, que este ano fez sua primeira colheita. O azeite produzido na pousada também pode ser degustado no restaurante.