Crédito: Divulgação/Marcos Braga

Confira roteiros exclusivos pela Amazônia

26 de março de 2018

Por Leo Alves

Quem pensa em conhecer a Amazônia pode se aventurar em roteiros especiais que rolam entre abril e novembro de 2018. Oferecidos pela Turismo Consciente, os programas duram de 5 a 10 dias e passam por regiões do Pará, Acre e Amazonas. Alter do Chão, Ilha de Marajó, Parques Nacionais ao longo do Rio Negro, Belém, Ilha de Cotijuba e Parintins são alguns exemplos.

Um dos destaques é o roteiro “Segredos e temperos da Amazônia, Belém e suas ilhas”. Com início em abril, ele permite aos visitantes degustar a variedade gastronômica da região. Também é possível participar de atividades com pessoas da comunidade local.

Divulgação/Catarina Alionis
Contato com a natureza faz parte dos roteiros |Divulgação/Catarina Alionis
Contato com a natureza faz parte dos roteiros

Roteiro nos rios

Já o programa “Estação das Águas”, programado para abril e maio, oferece uma experiência de descoberta da Amazônia na cheia dos rios. A novidade deste pacote são os índios Munduruku, que se tornaram anfitriões da expedição. A bordo do barco Belle Amazon os visitantes passam pelos Rios Tapajós e Arapiun.

LEIA MAIS: PASSEIO DE BARCO LEVA A SANTARÉM E BELTERRA, NA AMAZÔNIA PARAENSE
6 LUGARES PARA VIAJAR EM FERIADOS NO BRASIL E NO MUNDO

Em junho é possível fazer uma imersão no Festival de Parintins e conhecer de perto a influência da cultura do boi bumbá na Amazônia. A partir de julho, começam os roteiros de verão na floresta.

Férias de julho

Neste período, as pontas de areia – como são conhecidas as praias amazônicas – começam a surgir novamente. Isso acontece por conta do início da baixa do volume dos rios. A temporada é ideal para relaxar nas águas calmas e mornas dos rios da região a bordo de um barco com cabines privativas.

Aproveitando a época, outra alternativa no mês de julho é o roteiro que passa pelo rio Apujaú. Lá, as crianças poderão vivenciar experiências cheias de cultura e natureza ao lado de suas famílias.

Divulgação
Belle Amazon é uma das embarcações utilizadas |Divulgação
Belle Amazon é uma das embarcações utilizadas

Já o roteiro que visita o Parque Nacional de Anavilhanas, navega por um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Ele tem saídas durante o ano todo a bordo de um barco regional.

Em parceria com ONGs, associações comunitárias e órgãos governamentais, também há viagens de apoio às iniciativas sócios ambientais na Amazônia. Esses roteiros são desenvolvidos junto às instituições e comunidades beneficiadas e geralmente abertos a pessoas envolvidas ou interessadas.

Monte seu roteiro

Para quem quiser montar o próprio roteiro com família e amigos, a Turismo Consciente também é operadora exclusiva do Belle Amazon, barco de luxo de 100 pés e 9 cabines. A embarcação fica atracada em Alter do Chão e oferece roteiros excepcionais nos rios Tapajós, Trombetas ou Amazonas.