Dicas de Viagem
Conheça a Rota 40, uma das estradas mais lindas da Argentina
- Créditos/Foto:Divulgação
- 30/Setembro/2024
- Redação
Quem sonha em fazer uma road trip incrível pela América do Sul pode planejar um roteiro pela famosa Rota 40, estrada Argentina que tem paisagens maravilhosas.
Para isso, no entanto, é preciso planejar o roteiro com cuidado. Neste artigo, você confere todas as dicas para se programar para essa road trip e curtir o país hermano de um jeito diferente. Afinal, ele vai muito além de Buenos Aires e Bariloche, pode acreditar.
Pronto para começar?
O que é a Rota 40
A Ruta Nacional 40 (nome oficial em espanhol) é uma das maiores estradas do mundo. Ela vai do Cabo Virgenes, no Sul, em plena Patagônia – à beira do Estreito de Magalhães – até o extremo norte da Argentina, em La Quiaca, província de Jujuy, próximo à Bolívia, correndo paralela à Cordilheira dos Andes.
Ao longo de cerca de 5.200 km, a estrada passa por glaciares ao Sul e desertos ao Norte. Em seu caminho, o viajante encontra 20 Parques Nacionais e Monumentos Naturais, cruza 236 rios e 27 postos de fronteira com o Chile.
Além disso, é possível contemplar quatro das sete Maravilhas Naturais da Argentina (eleitas pelo voto popular): o Glaciar Perito Moreno, o deserto de Salinas Grandes, o Parque Nacional de Talampaya e o Parque Nacional de Nahuel Huapi, em torno do lago que banha a cidade de Bariloche.
A rodovia começa próxima ao nível do mar, no Sul, no farol do Cabo Vírgenes. Depois, chega a 4.895 metros de altitude, no trecho rodoviário mais alto do continente americano, ao passar por Abra del Acay, na província argentina de Salta, ao Norte.
Já contratou o seguro viagem? Use o cupom ROTADEFERIAS15 e ganhe 15% de desconto
Acesso para brasileiros
Para quem mora no Sul do Brasil, é possível chegar à Rota 40 de automóvel ou moto. Outra opção – ideal para quem está um pouco mais distante da fronteira com os hermanos – é chegar de avião em alguma das cidades maiores ao longo do caminho, como Mendoza, Salta ou Bariloche, e de lá alugar um veículo.
Como o percurso é imenso – maior que a distância entre Madri, na Espanha, e Moscou, na Rússia – a grande maioria dos viajantes prefere desbravar apenas um trecho específico. A região da Patagônia, por exemplo, tem invernos rigorosos. Por isso, os motoqueiros costumam visitá-la no verão, de dezembro a março.
O que você precisa saber antes de ir para a Argentina
Confira algumas dicas essenciais para planejar sua viagem pela Rota 40, na Argentina.
Documentos
O Brasil tem um acordo com a maioria dos países da América do Sul, como Argentina, que dispensa a apresentação de passaporte e visto. Basta portar a carteira de identidade original para entrar nesses destinos, desde que o documento esteja em bom estado de conservação, tenha foto recente e menos de dez anos de expedição.
Vale ressaltar que apenas a carteira de identidade e o passaporte são aceitos para acesso aos países da América do Sul. Outros documentos, como CNH, carteira profissional e de trabalho, não são válidos.
Reservas
Quando planejo minhas viagens para a Argentina, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis
LEIA MAIS: