Crédito: Divulgação

Em Paraty, Praia do Detox Digital propõe relax absoluto

14 de fevereiro de 2018

Por Bianca Bellucci

A Península da Juatinga, no município de Paraty (RJ), é um local composto por várias vilas de pescadores. Lá, não há conexão à internet, muito menos rede elétrica– a energia é fotovoltaica. Recheado de belezas naturais, como cachoeiras e reservas ecológicas, o local favorece um estilo de vida simples e atrai quem procura um canto para relaxar para valer. O problema é que nem sempre as pessoas conseguem se desconectar, nem mesmo em um lugar como esse.

Ao observar como os turistas ficavam nervosos por não conseguirem encontrar rede para seus celulares, Michael Smyth e Agustin Aguerreberry tiveram uma ideia: fazer do local um refúgio de desintoxicação digital. Assim nasceu a Praia do Detox Digital, um retiro que tem o objetivo de promover a conexão com a natureza e mostrar que há vida além da internet.

A experiência

“Sem a distração contínua do universo online, o dia até parece mais longo do que o normal. Para que os participantes não fiquem desorientados, estressados ou desmotivamos, procuramos distrai-los com um programa cheio de atividades”, explica Michael Smyth, guia e coordenador da Praia do Detox Digital.

As experiências na natureza consistem em participar de trilhas, remadas, stand up paddle, além de conhecer cachoeiras, praias e reservas ecológicas. As atividades de relaxamento têm o ioga como base e promovem a prática de exercícios que treinem respiração, concentração e meditação. Há ainda passeios culturais que mostram o dia a dia das vilas de pescadores. “Essa situação gera muita conversa entre os participantes, pois mostra que ainda há quem viva sem tecnologia”, diz Smyth.

Chalés para Detox Digital

Quem vai à Praia do Detox Digital é alocado em três chalés, que contam com chuveiro a gás – banho gelado, portanto, só na cachoeira. “As casas são bem simples, mas confortáveis”, garante Smyth.

Em relação à alimentação, o cardápio é recheado de peixes e frutos do mar fresquinhos. Afinal, o retiro está localizado em uma vila de pescadores. Entre as opções, destacam-se peixe azul marinho (prato típico caiçara), lula recheada, farofa de banana e aipim frito.

Há dois pacotes para visitar a Praia do Detox Digital. O plano de quatro dias e três noites sai por R$ 1.600 por pessoa. Já o de três dias e duas noites, R$ 1 mil. As viagens são organizadas para até 14 participantes. Para se inscrever, basta acessar o site oficial. A agenda de 2017 já está aberta.