Especiais
Primeira viagem aos EUA: como usar a BeConfident para praticar o inglês
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 14/Março/2025
- . . .

Tags
A preocupação com o processo de imigração costuma ser algo comum em uma primeira viagem aos EUA. Manter a calma, ter documentos importantes em mãos e se preparar para conversar com os agentes da melhor forma possível são algumas boas estratégias para evitar contratempos e garantir uma chegada tranquila.
Apesar de estarem acostumados com viajantes do Brasil – apenas entre janeiro e setembro de 2024, 1,35 milhão de brasileiros foram aos EUA, segundo dados da consultoria Viva América –, os profissionais que trabalham nos aeroportos não falam português. Por isso, o ideal é treinar o inglês para conseguir se comunicar de forma clara e eficiente.
A BeConfident, plataforma que utiliza inteligência artificial para simular diálogos reais em inglês, desponta como uma ótima opção para quem deseja se preparar com antecedência e chegar aos Estados Unidos com o inglês afiado. Além de trabalhar a gramática, a ferramenta atua para que o usuário fale o idioma com mais clareza e confiança.
Primeira viagem aos EUA: Entrevista na imigração
O departamento de imigração dos Estados Unidos é conhecido por ser exigente e minucioso. Isso, contudo, não é um problema para os viajantes que se preparam bem para a entrevista de entrada no país.
A dica de ouro é manter a calma e a seriedade. Responda apenas o que for perguntado e não tente puxar conversa com os funcionários. Forneça as respostas com clareza e nunca minta.
Principais perguntas na imigração EUA
Não é possível prever as perguntas que serão realizadas pelo agente, mas vale a pena estar pronto para responder as questões mais frequentes.
Alguns exemplos são:
- Where are you coming from? (De onde você está vindo?)
- What is your final destination? (Qual é o seu destino final?)
- What is the purpose of your visit? (Qual é o motivo da sua viagem?)
- How long are you staying? (Quanto tempo ficará?)
- Where will you be staying? (Onde você ficará?)
- How much money do you have? (Quanto você tem em dinheiro?)
- Are you traveling alone? (Você está viajando sozinho?)
- Do you know someone in the USA? (Você conhece alguém nos EUA?)
Documentos
Normalmente, os únicos documentos solicitados pelos funcionários do departamento de imigração dos EUA são passaporte válido e visto americano. Entretanto, é possível que o viajante tenha que apresentar outros tipos de comprovantes.
Vale a pena ter em mãos:
- Reserva de hospedagem;
- Passagem de volta;
- Seguro viagem;
- Comprovantes financeiros.
Treine seu inglês com inteligência artificial

Uma boa dica – principalmente para quem tem vergonha de falar inglês em público – é treinar diálogos com soluções de inteligência artificial, como a BeConfident. Premiada pela conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a startup oferece uma experiência de aprendizagem personalizada e inovadora.
A ferramenta desenvolvida pela empresa visa ensinar inglês na prática por meio do WhatsApp. Basta acessar o aplicativo de mensagens para conseguir conversar com tutores de inteligência artificial a qualquer hora e por quanto tempo desejar.
As interações simulam diálogos reais e que preparam a pessoa para se comunicar no exterior. O melhor de tudo é que, por conta da praticidade oferecida pelo sistema, os feedbacks são instantâneos.
Para tornar a conversa ainda mais autêntica, a plataforma permite escolher entre tutores com diferentes sotaques. Para quem vai aos EUA pela primeira vez, vale a pena treinar com o estilo de linguagem local. Entretanto, também é possível praticar o inglês falado em países como Inglaterra e Canadá.
Ficou com vontade de treinar seu inglês com a BeConfident? Clique no link abaixo para fazer um teste gratuito, descobrir como a plataforma funciona e treinar diálogos que podem te ajudar na sua primeira viagem aos EUA.