Crédito: Divulgação/Francisco Correia

5 praias e piscinas naturais para conhecer na Ilha da Madeira

27 de junho de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

Cercada pelo oceano Atlântico, a Ilha da Madeira, em Portugal, abriga uma série de praias e piscinas naturais. O melhor é que as temperaturas amenas do destino permitem que os turistas aproveitem o mar em qualquer época do ano. Confira cinco balneários para curtir o arquipélago português ao máximo:

LEIA MAIS: ILHA DA MADEIRA É UMA BOA OPÇÃO PARA VIAGENS EM FAMÍLIA
UM PASSEIO PELA TRADICIONAL UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Praias e piscinas naturais para conhecer na Ilha da Madeira

Piscinas naturais de Porto Moniz

Estas piscinas de água salgada são formadas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente. O local conta também com piscina e parque infantil, além de uma infraestrutura completa, com snack-bar, guarda-volumes, vestiários, espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar.

Piscinas naturais de Seixal

Também de origem vulcânica, têm uma paisagem envolvente e águas límpidas. O acesso a elas é livre e o local costuma ser mais tranquilo do que as piscinas de Porto Moniz, oferecendo mergulhos sossegados. As áreas circundantes foram recuperadas para garantir sua segurança e preservação, mas as características principais foram mantidas, como o túnel de pedra que se assemelha a uma caverna e dá acesso a uma das piscinas.

Complexo Balnear do Lido

Duas piscinas de água salgada (uma para adultos e outra para crianças) e acessos direto ao mar formam este belo complexo balnear, projetado por José Rafael Botelho. Dá para aproveitar um dia inteiro indo do mar para as piscinas e das piscinas para o mar. As crianças adoram os escorregadores da piscina infantil.

Prainha

O que mais encanta na Prainha é o cenário, que contrasta de forma gritante com o restante da ilha. Os tons usuais de verde são substituídos por uma paisagem árida de amarelos, castanhos e laranjas. Quem dá um pulo no mar verde-esmeralda por ali não tem vontade de ir embora.

Praia do Porto Santo

A praia do Porto Santo, localizada na ilha de mesmo nome, tem nove quilômetros de areia dourada com propriedades terapêuticas comprovadas. Poderia ser confundida com o Caribe, de tão azul que é a água do mar. É o lugar perfeito para relaxar sob o sol e curtir um oceano calmo. Visitando esta praia, fica fácil entender porque Porto Santo é conhecida como Ilha Dourada.