Crédito: Divulgação/Turismo do Alentejo

Região do Alentejo, em Portugal, é perfeita para turismo religioso

30 de março de 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

A região do Alentejo, em Portugal, é recheada de monumentos e pontos turísticos ligados à religiosidade. As cidades, compostas por populações de maioria cristã, contam com um enorme legado cultural. Conheça as principais atrações religiosas do distrito português:

Igreja Nossa Senhora da Assunção
As portas laterais manuelinas e os altares barrocos de talha dourada e mármore chamam a atenção de quem visita a Igreja Nossa Senhora da Assunção. Desenhada por Francisco de Arruda, em 1517,  catedral fica localizada na Praça de República, em Elvas. Quem quiser pode aproveitar o passeio para visitar o Museu de Arte Sacra, que fica anexo ao templo.

Convento dos Congregados
Localizado em Estremoz, a cerca de 40 minutos de Évora, o Convento dos Congregados ostenta uma fachada trabalhada em mármore rosa e azulejos. Antes de ser um convento, o prédio era usado como um palácio. Atualmente, ele é ocupado pela Biblioteca, Câmara Municipal e Museu de Arte Sacra da cidade.

Foto: Divulgação/Turismo do Alentejo
Convento dos Congregados, uma das atrações do Alentejo
Convento dos Congregados, uma das atrações do Alentejo

 

Museu de Arte Sacra de Moura
A cidade de Moura também conta com um belo Museu de Arte Sacra, localizado na antiga Igreja de São Pedro. Além de poder observar centenas de objetos ligados à história cristã da região, o visitante pode contemplar várias decorações feitas com azulejos do século 17.

LEIA MAIS: 4 DIAS EM LISBOA

REINO UNIDO: COMPRE NAS LOJAS CERTIFICADAS PELA REALEZA

Catedral de Évora
A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, em Évora, é a maior catedral medieval de Portugal. Ela começou a ser construída em 1186 e foi finalizada em 1250. Durante a visita, os turistas ficam fascinados com as estruturas de granito. Na parte interna, é possível encontrar imagens religiosas e um órgão renascentista.

Ermida Nossa Senhora de Guadalupe
Cercada pela serra de São Gens, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe fica a aproximadamente dois quilômetros de Serpa. Com toda sua simplicidade, o templo conquista turistas com decorações típicas da Península Ibérica.

Foto: Divulgação/Turismo do Alentejo
Capela faz homenagem à padroeira Nossa Senhora de Guadalupe
Capela faz homenagem à padroeira Nossa Senhora de Guadalupe

Igreja Nossa Senhora da Anunciação
Construída no século 16 para ser uma mesquita, a Igreja Nossa Senhora da Anunciação é uma das atrações turísticas de Mértola. Durante o período da Reconquista, o templo foi adaptado pela igreja cristã. Mesmo assim, é possível observar várias características islâmicas, principalmente na estrutura do prédio.