Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Notícias de Turismo

Planetário Ibirapuera comemora 65 anos e ganha programação especial

Crédito: DepositPhotos

O Planetário Ibirapuera, inaugurado em 1957 no parque homônimo, em São Paulo, completa 65 anos em 26 de janeiro de 2022, um dia depois do aniversário da capital paulista. Trata-se do primeiro planetário do Brasil.

Para comemorar a data, a Urbia, responsável pela gestão do local, realizará uma programação especial, repleta de atrações. Antes da visita, no entanto, vale a pena conhecer um pouco mais a respeito da história do complexo.

Siga a cobertura de nossos repórteres no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories repletos de informações.

A história do Planetário Ibirapuera

O Planetário Ibirapuera foi idealizado pelo Professor Aristóteles Orsini para difundir e ampliar o conhecimento das pessoas sobre os cosmos. Aos poucos, tornou-se um endereço emblemático em São Paulo, muito visitado, sobretudo, por famíias.

Munido de um projetor Starmaster, da empresa alemã Carl Zeiss, o local permite reproduzir com fidelidade os astros do céu noturno em qualquer período ou lugar da história: no passado, presente ou futuro. Eles são projetados em ua cúpula de 18 metros de diâmetro.

Entre as atrações do Planetário Ibirapuera está a simulação das constelações das Três Marias e de Órion no teto da entrada principal, por meio de fibras ópticas delicadamente posicionadas. Além delas, o Cruzeiro do Sul, também chamado de Crux, dá o ar da graça por lá.

Durante a visita, diversos instrumentos que podem ser usados pelo público para auxiliar em a aprendizagem e o contato com a ciência. Entre eles destacam-se a Rosa dos Ventos, a Esfera Armilar, o Relógio de Sol e a Escola Municipal de Astrofísica (EMA).

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Programação de aniversário

A programação de aniversário do Planetário Ibirapuera começou dia 22 e segue até o dia 25 de janeiro, data do aniversário de São Paulo. Veja o que ainda é possível curtir por lá durante a celebração.

  • Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez

O Planetário Ibirapuera apresentará a atração “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez”, que destaca o céu de São Paulo, que há muito não se vê por causa da poluição luminosa e crescimento desenfreado da cidade. A atração poderá ser acompanhada na segunda e terça-feira (24 e 25 de janeiro), às 17h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada), com agendamento pelo mesmo site.

  • Estrelas Paulistanas

Na segunda-feira (24), a partir das 19h, acontece a sessão “Estrelas Paulistanas”. Trata-se de um espetáculo ao vivo com o projetor de estrelas do Planetário. A ideia é fazer uma viagem pela história da astronomia mundial até o primeiro céu de São Paulo. A sessão é gratuita, mas o ingresso deve ser reservado pelo site.

Protocolos de segurança

Para visitar o Planetário Ibirapuera, é obrigatório o uso de máscara durante toda a sessão. Não é permitida a entrada de visitantes com alimentos ou bebidas, justamente para evitar a necessidade de retirada da máscara. É necessário chegar com antecedência de 30 minutos e a entrada não é liberada após a abertura da sessão.

PLANEJE SUA VIAGEM

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

Confira aqui

AMERICA CHIP

Seguro viagem

Compare diversas empresas de uma só vez e compre com desconto

Contrate aqui

SEGUROS PROMO

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

Compre aqui

SKYSCANNER

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

Reserve aqui

BOOKING

Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.