Notícias
Conectividade aérea e percepção de segurança do turista despencam no Brasil
- Créditos/Foto:Pascal Meier on Unsplash
- 26/Junho/2020
- Redação
A conectividade aérea entre Brasil e Estados Unidos, Argentina, Chile e Espanha foi praticamente nula em junho de 2020 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram apontados por uma pesquisa realizada em parceria pela plataforma Mabrian Tourist Int
Em julho, há uma ligeira expectativa de recuperação, que no caso do mercado espanhol é claramente maior em comparação a julho de 2019. A partir de agosto, a programação dos 11 principais aeroportos do Brasil aponta recuperações em praticamente todos os mercados analisados, embora permaneça entre 20 e 40% abaixo do ano passado. A exceção são os voos para Argentina, que seguirão em baixa e serão 70% inferiores aos de agosto de 2019.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
Percepção de segurança do turista em queda
Ainda de acordo com o estudo, o Índice de Percepção de Segurança (PSi) do Brasil, que leva em consideração fatores como violência, atentados, insegurança e ameaças à saúde, caiu mais de 40% entre fevereiro e junho de 2020.
A pesquisa analisou milhões de menções espontâneas em redes sociais realizadas por americanos, argentinos, chilenos e espanhóis (Big Data) vistos como visitantes em potencial do Brasil. Técnicas de processamento de linguagem natural e inteligência artificial foram usadas para calcular os indicadores de percepção, satisfação e interesse em relação ao país.
Os argentinos e chilenos são os que estão mais receosos, no momento, de vir ao Brasil. Os americanos, por sua vez, apresentaram menos sensibilidade nesse sentido, embora o Índice de Percepção de Segurança entre eles também tenha despencado em 42%.