Quanto custam as passagens de avião para crianças

17 de janeiro de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

A maior parte das companhias aéreas oferece descontos especiais em passagens de avião para crianças de até 12 anos. Quase sempre, os menores de dois anos podem viajar gratuitamente no colo de adultos.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

O responsável também pode pagar uma tarifa especial, reservar um assento para o pequeno e acomodá-lo em uma cadeirinha automotiva (algumas companhias fornecem ou alugam esses acessórios e outras permitem que os viajantes tragam o seu).

LEIA MAIS: Dicas para viajar de avião com crianças pequenas
10 dias em Orlando com crianças

Os pequenos de dois a 12 anos também conseguem alguns benefícios com determinadas empresas aéreas. O desconto no valor total das passagens de avião para crianças pode variar de 10% a 50%.

Companhias oferecem descontos em passagens de avião para crianças

O Rota de Férias separou as regras de tarifas infantis das principais companhias aéreas. Confira:

Latam – passagens de avião para crianças

  1. Na cabine econômica (com exceção dos voos listados no item número 2), você pode dividir o assento com uma criança (de até dois anos), que paga uma porcentagem da tarifa do adulto, além de taxas de embarque e impostos. Isso vale para voos, por exemplo, para os Estados Unidos e a Europa.
  2. Se seu voo é dentro do Brasil, as passagens de avião para crianças são gratuitas. Se o voo for para o Chile (exceto Ilha de Páscoa), os baixinhos pagam apenas as taxas de embarque e os impostos.
  3. Se você está viajando sozinho com dois bebês (até dois anos), precisa reservar um assento adicional para garantir sua segurança durante o voo, pagando tarifa de criança.

Azul – passagens de avião para crianças

  1. Bebês (entre zero e dois anos incompletos) viajando no colo pagam 10% da tarifa do adulto, e viajando ocupando um assento e em cadeirinha de bebê, 75% da tarifa.
  2. Crianças entre dois e 12 anos incompletos têm desconto de até 25% da tarifa de adulto.

Gol – passagens de avião para crianças

  1. Bebês de até um ano e 11 meses podem embarcar em voos nacionais sem pagar pela passagem aérea.
  2. Em voos internacionais, pagam 10% do valor da tarifa do adulto.
Foto: Pixabay
Normalmente, bebês pode ir no colo dos pais

Copa Airlines – passagens de avião para crianças

  1. Se o bebê está viajando no colo de um adulto, a tarifa pode ser equivalente a 10% (dependendo da tarifa publicada utilizada pelo adulto) mais os impostos.
  2. Caso queira ocupar uma cadeira, será aplicado o desconto normal para crianças de acordo aos regulamentos da tarifa correspondente à rota utilizada.

United Airlines – passagens de avião para crianças

  1. Crianças com menos de dois anos que estiverem viajando dentro dos EUA, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas com um dos pais ou com um adulto de 18 anos de idade ou mais podem viajar gratuitamente no colo do adulto.
  2. Crianças com menos de dois anos em viagens internacionais que não tiverem um assento deverão ter uma passagem comprada e estarão sujeitas a tarifas e impostos para bebês.

Iberia – passagens de avião para crianças

  1. Se ainda não tiverem dois anos e não ocuparem assento, as crianças pagam 10% da tarifa (infant).
  2. Se ocuparem assento serão tratados como crianças entre 2 e 11 anos (child).
  3. Crianças de mais de dois anos e menos de doze anos de idade terão um desconto percentual em voos domésticos que dependerá da tarifa escolhida. O desconto não é aplicado nas tarifas mais econômicas.Em voos internacionais esta porcentagem variará dependendo do destino e da tarifa aplicada. Em algumas ofertas especiais não será aplicado este desconto.

Emirates – passagens de avião para crianças

  1. Os bilhetes para bebês viajando no colo do pai ou da mãe, ou em um moisés, são descontados da tarifa cheia do adulto. Ao fazer uma reserva online, é possível fazer uma solicitação de um cesto ‘moisés’ na seção Detalhes do Passageiro.
  2. Os bilhetes para crianças (de dois a 11 anos) que viajam em um assento separado também são descontados da tarifa cheia do adulto.
Crianças podem viajar de avião em cadeirinhas especiais

Air France – passagens de avião para crianças

  1. Crianças menores de dois anos podem viajar no colo gratuitamente nos voos no interior da França, ou com um desconto nos voos internacionais.
  2. O desconto para crianças maiores pode chegar a 15 % nos voos de curta distância e 33 % nos voos de média e longa distâncias.

Air Canada – passagens de avião para crianças

  1. Crianças menores de dois anos podem viajar gratuitamente no colo de adultos em vôos dentro do Canadá. Caso queira transportar a criança em um assento separado, é necessário pagar a tarifa de adulto.
  2. Nos vôos internacionais, menores de dois anos pagam 10% da tarifa dos adultos para viajarem no colo. Para reservar um assento separado é preciso pagar uma tarifa especial para crianças.
  3. A tarifa especial para crianças também está disponível em vôos internacionais para os passageiros de dois a 12 anos.
  1. Bebês de colo (até 24 meses incompletos) devem pagar uma taxa de R$ 10 em vôos operados em território brasileiro. A cobrança é válida por trecho (Origem – Destino, não se aplicam cobrança por escalas e conexões).
  2. Na categoria Plus, o desconta para crianças (de dois a 12 anos incompletos) é de 25%.
  3. Na categoria Open+, o desconto para crianças (de dois a 12 anos incompletos) é de 50%.

Agora que você já sabe como funcionam os descontos para passagens de avião para crianças, confira também dicas para viajar de avião com crianças pequenas.