Notícias
Paris lado B: 5 pontos turísticos alternativos na Cidade Luz
- Créditos/Foto:
- 11/Março/2025
- Marcella Blass

Viajar a Paris pede paradas obrigatórias: Torre Eiffel, Catedral de Notre-Dame, Museu do Louvre, bem como um passeio descontraído na famosa avenida Champs-Élysées ou um cruzeiro pelo Rio Sena. No entanto, a capital da França tem uma série de outras atrações fora dos roteiros tradicionais que podem deixar a visita ainda mais memorável.
Seja no verão, seja no inverno, o destino europeu transborda história, arte e energia em todos os cantos. Por isso, vale muito a pena fazer alguns desvios na rota convencional para conhecer lugares diferentes, esteja você visitando pela primeira vez, esteja de volta à Cidade Luz. Entre eles, destacam-se:
- Sinking House
- Les Puces De Saint-Ouen
- Segredos escondidos na Galeries Lafayette
- 59 Rivoli
- Catacumbas de Paris
Abaixo, vou listar diversos motivos para que você vá a todos eles.
5 lugares diferentes para conhecer em Paris
Veja algumas atrações que não podem ficar de fora do roteiro de quem deseja ir além do óbvio em Paris.
1 – Sinking House

A Basilique du Sacré-Coeur, em Montmartre, está na lista de parada obrigatória de qualquer visita a Paris, mas ali perto há um segredinho. Quando for à região, não deixe que a imponência arquitetônica do templo religioso ofusque a experiência divertida que o grande prédio laranja na esquina da Rue Lamarck oferece aos turistas.
O ponto é popularmente conhecido como “Sinking House” (ou “casa afundando,” um português). Visto do pequeno jardim inclinado aos pés da basílica, o prédio laranja parece estar afundando em águas invisíveis. A ilusão de ótica fica ainda mais legal quando capturada em uma fotografia. Para conseguir o efeito, basta alinhar o gramado com a linha do horizonte na tela do celular e fazer o clique.
Como chegar
- Endereço: 1, Rue Lamarck
- Metrô: Linha 12 (Abbesses) ou Linha 2 (Anvers)
2 – Les Puces De Saint-Ouen

Mais de 1.700 vendedores em 14 mercados espalhados por sete hectares: esse é o resumo do Les Puces De Saint-Ouen, o maior mercado de antiguidades do mundo. A história do mercado de pulgas de Paris começou em 1870, no estilo tradicional, com produtos expostos em tecidos estendidos no chão. Foi só em 1945 que os chamados “trapeiros” começaram a dar lugar aos comerciantes de antiguidades e artigos de segunda mão.
Caminhar em calçadas e becos abarrotados, ladeados por vitrines enormes com produtos de décadas passadas, já é uma experiência por si só. Mas quando passar pela Rue des Rosiers, não deixe de entrar na Marché Dauphine. A galeria de dois andares reúne centenas de lojas de móveis, louças, joias, livros, discos, instrumentos musicais e itens de colecionador.
A Dauphine também é lar de uma “Futuro House”, projeto de 1968 do arquiteto finlandês Matti Suuronen. A casa móvel pré-fabricada parece um grande disco voador e foi parar no mercado de pulgas após o curador francês Benoit Ramognino comprá-la, em 2012. Hoje, a obra é o ícone do mercado.
Como chegar
- Endereço: 91, Rue des Rosiers
- Metrô: Linha 4 (Porte de Clienancout) ou Linha 13 (Garibaldi)
- Ônibus: Linha 85 (Marché Aux Puces) ou Linha 95 (Porte de Montmartre)
3 – Segredos escondidos na Galeries Lafayette

Visitar a loja de departamentos mais famosa de Paris não poderia ter outro propósito senão fazer compras. Porém, o melhor das Galeries Lafayette não custa um centavo sequer. No piso térreo, pare bem entre os quiosques da Chanel e da Guerlain, pegue fôlego e olhe para cima. Escadas douradas e corrimãos adornados guiarão a vista até a majestosa cúpula de vidro Art Nouveau no teto da loja.
Se estiver com tempo, suba até a passarela de vidro suspensa para ter outra perspectiva da arquitetura do local. Depois, volte ao piso zero e pegue o elevador direto para o terraço panorâmico no oitavo andar. O mirante do prédio principal oferece uma vista privilegiada de Paris, com a Ópera Garnier logo à frente e a Torre Eiffel ao fundo.
Como chegar
- Endereço: 40, Bd Haussmann
- Metrô: Linha 7 e 9 (Chaussée d’Antin – La Fayette) Linhas 3 e 9 (Havre-Caumartin)
4 – 59 Rivoli

A edificação no número 59 da Rue Rivoli é uma antiga ocupação de artistas iniciada em 1999 e oficialmente legalizada em 2009. Localizado em uma avenida comercial para lá de comum, o prédio passa longe de ser ignorado, já que as expressões artísticas começam logo na fachada. Pinturas, pôsteres, esculturas, tecidos e outros elementos criam composições únicas – imaginadas pelos cerca de 30 artistas residentes.
Como o ponto é caminho para o Museu do Louvre, vale a pena fazer um desvio e parar alguns minutos para contemplar a grande tela urbana. Para quem se sentir inspirado a ir além, sete andares de arte alternativa aguardam os visitantes atrás das portas duplas coloridas na calçada. A galeria funciona de terça-feira a domingo, das 13h às 20h, e a entrada é gratuita.
Como chegar
- Endereço: 59, Rue du Rivoli
- Metrô: Linhas 1, 4 ou 7 (Châtelet)
5 – Catacumbas de Paris

Visite o bairro Montparnasse para conhecer as Catacumbas de Paris, um conjunto de galerias subterrâneas que abriga um dos ossários mais importantes do mundo. O passeio autoguiado a 20 metros de profundidade é uma viagem ao passado da cidade – ambientado em paisagens que já inspiraram um filme de terror e vários livros de aventura.
O tour tem bastante procura e limite de 200 pessoas por horário. Por isso, a dica é comprar o ingresso com a maior antecedência possível. Quem quiser, pode fazer isso em agências online que combinam o passeio com cruzeiros pelo Rio Sena. E, acredite, a dobradinha vale muito a pena.
Como chegar
- Endereço: 1, Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy
- Metrô: Linhas 4 ou 6 (Denfert-Rochereau)
O que você precisa saber antes de ir a Paris

Quando planejo minhas viagens a Paris ou outros destinos da Europa, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de euro. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis