Conheça Oxford e Cambridge, bons bate-volta desde Londres

17 de setembro de 2018

Por Redação

Em uma viagem para Londres, na Inglaterra, é possível esticar o passeio até Oxford e Cambridge, e conhecer as cidades em um dia de passeio. Ambas ficam a cerca de 60 quilômetros de distância da capital do Reino Unido – mais ou menos uma hora de trajeto, de carro ou de trem.

LEIA MAIS: O QUE CONHECER NA CAPITAL DA INGLATERRA, NO REINO UNIDO
REINO UNIDO: COMPRE NAS LOJAS CERTIFICADAS PELA REALEZA

Conheça Oxford e Cambridge em um dia

Oxford e Cambridge são as cidades universitárias mais conhecidas do mundo. O passeio pode começar justamente pelas instituições de ensino famosas por lá e que levam o nome dos municípios. A primeira foi fundada e 1096 e pode encantar os apaixonados por literatura. O autor JRR Tolkien passou por lá e escreveu “Senhor dos Anéis” na universidade de Oxford.

Salão interno da Christ Church, usado em filmagens de Harry Potter

Além disso, a universidade conta com 38 faculdades. Alguns espaços valem a visita por serem velhos conhecidos das telonas. A Christ Church fica em uma delas e foi usada em filmagens de Harry Potter. Aos fãs da saga, a visita a New College também não pode faltar. Seus jardins foram usados em outras cenas da obra cinematográfica.

Já a universidade de Cambridge foi fundada um pouco depois, em 1209, e teve alunos como Charles Darwin e Stephen  Hawking. A instituição é composta por 31 faculdades, que encantam com sua arquitetura e jardins. Uma delas é a King’s College, com incríveis vitrais medievais e o maior ventilador em teto abobadado (arqueado) do mundo.

Outras atividades

Em Oxford e Cambridge é possível fazer tours no rio em um punt – barco de fundo plano, que lembra uma gondola. Aos que gostam de artes cênicas, terminar o dia de passeio com uma noite no teatro é uma boa pedida. Algumas opções na cidade onde estudou JRR Tolkien são o New Theatre Oxford e o Oxford Playhouse. O primeiro conta com shows de comédia, e o segundo é marcado por apresentações para famílias.

Rios em Cambridge, para passeios de punt

Aos amantes de história, Cambridge oferece museus abertos à visitação. Um deles é o Fitzwilliam Museum, com artes e antiguidades para apreciação. Outro é o Kettle’s Yard, que está com uma exibição de arte moderna e contemporânea.

Mais do cinema

Não só a saga de Harry Potter que teve cenários em Oxford e Cambridge. A série de investigação “Inspector Mors”e e o filme “Cinderela” também tiveram cenas gravadas por lá. Parte dos espaços usados nas obras podem render bons passeios, com direito até a tours especiais.