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Overbooking, perda de passaporte, voo atrasado: o que fazer?

2 de fevereiro de 2018

Por Redação

Ao planejar uma viagem, todo mundo está sujeito a imprevistos, como atrasos ou cancelamentos de voos e perda de passaporte. Aprenda aqui como proceder de acordo com a situação:

O que devo fazer se o meu passaporte for extraviado, perdido, furtado ou danificado?

Se estiver no exterior, dirija-se ao consulado do Brasil e comunique a ocorrência. Para emitir uma segunda via, você precisará ter em mãos diversos documentos, como carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, documento militar (em caso de homens) e fotos.

Toninho Tavares Agencia Brasilia

Tire um passaporte provisório e, na volta ao Brasil, solicite um novo

Como é praticamente impossível reunir tudo isso no destino em que sem encontra, solicite ao consulado um documento de viagem em caráter excepcional que pode ser usado durante 90 dias. Quando retornar ao Brasil, emita o novo passaporte.

O que faço se meu voo atrasar ou for cancelado?

Após um prazo de quatro horas, a companhia aérea tem por obrigação acomodar o passageiro em outro voo ou proporcionar todas as facilidades cabíveis, como refeições, telefonemas, transporte e hospedagem. Outra possibilidade é cancelar a passagem e solicitar reembolso.

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Comprei a passagem, mas vou ter de cancelar a viagem. O que devo fazer?

Se você desistiu de voar ou deseja alterar a data da viagem, comunique a companhia aérea e veja a possibilidade de reembolso. A empresa tem direito de cobrar multa conforme contrato estipulado durante o ato da venda do bilhete.

O que fazer em caso de overbooking?

O overbooking ocorre quando a empresa aérea vende mais bilhetes que o disponível no avião com base na média de desistência dos voos anteriores. Essa prática é muito comum e pode impedir que você embarque mesmo que tenha feito reserva.

Companhia aérea deve providenciar todas as comodidades em caso de overbooking

Caso isso ocorra, procure o supervisor da companhia aérea e reclame. Ele tem de acomodá-lo em outra aeronave, da própria empresa ou outra, no prazo de quatro horas a partir do momento que você não conseguiu embarcar.

Se o prazo não for cumprido, é possível solicitar o embarque em outro voo da mesma companhia, endossar o bilhete para voar por outra empresa ou pedir reembolso. Além disso, a companhia é responsável por proporcionar todas as facilidades ao passageiro após o prazo ser vencido, como fornecer refeição e hospedagem.

E se eu for barrado na hora de entrar em outro país?

Se você estiver com o visto e passaporte em ordem, é pouco provável que isso aconteça. Mas é importante lembrar que os fiscais do serviço de imigração de cada país têm o direito de barrar quem eles considerarem um imigrante em potencial e não um simples turista. Caso isso aconteça, o visitante pode ser mandando de volta no primeiro avião.

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Dinheiro ou cartão de crédito. O que é melhor levar?

Compre ao menos um pouco de dinheiro em espécie do destino que você vai visitar, de preferência antes de embarcar. Se não for euro ou dólar, é sempre bom reservar com antecedência. Além disso, não deixe de levar cartões de crédito.

Habilite o catão de crédito e ande sempre com um pouco de dinheiro local

Há ainda os cartões e viagem, que podem ser carregados no Brasil (você paga o câmbio do dia em que carrega, e não o do momento da compra, como ocorre com os cartões de crédito) e funcionam como débito no exterior. Com esse cartão, também dá para fazer saques nos caixas ATM. Nesse caso, você terá de pagar uma taxa em torno de US$ 2,50 por saque.

Qual é o melhor jeito de eu fazer ligações para o Brasil?

Use chips pré-pagos para ligações internacionais, pois eles são mais econômicos. Um bom exemplo é o Easysim4u Você também pode usar o serviço Brasil Direto, na Embratel, no qual é possível ligar a cobrar de qualquer telefone no mundo e efetuar o pagamento no Brasil, em reais.

A vantagem é que é possível optar por atendimento em português ou inglês. Cada país tem um número diferente, e você pode conferi-los nesta lista.