Crédito: Visualhunt

O que você precisa saber antes de alugar um carro

20 de junho de 2017

Por Redação

Alugar um veículo durante uma viagem não precisa ser uma dor de cabeça. Se o viajante checar todas as normas da montadora antes de fazer a reserva do automóvel, o processo fica bem mais amigável. O Rota de Férias e a locadora Hertz separaram um algumas dicas para quem quer saber mais sobre o processo de alugar um carro. Confira:

Documentação
O requisito básico para alugar um veículo é ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida há mais de um ano e válida durante todo o período de locação. O documento original deve ser apresentado no balcão durante o momento da retirada. Vale a peba lembrar que alguns países exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Clique aqui para saber mais sobre como conseguir o documento e em quais destinos ele é aceito.

LEIA MAIS: Dicas para gastar menos com o aluguel de carros
Conheça opções de proteção para aluguel de carro no exterior

Idade
Normalmente, as locadoras aceitam motoristas maiores de 21 anos. O pessoal mais novo, de 19 a 20 anos, pode optar por determinadas categorias de carros e, normalmente, paga taxas extras se quiser alugar o carro.

Cartão de crédito
Na retirada do carro, a locadora bloqueia um valor no seu cartão de crédito. Por isso, confirme que você tem limite no cartão antes de viajar. Os valores variam de acordo com a categoria de carro, o tempo de locação e as proteções contratadas. Isso é feito com fins de garantia e não há outra forma de realizar esse procedimento. É possível, no entanto, utilizar o cartão de outra pessoa, desde que ela esteja presente no ato da locação.  O valor será devidamente estornado quando o automóvel for devolvido em ordem. A locadora faz a solicitação para a operadora do cartão, que comunica ao banco. Não precisa se preocupar: esse processo é habitual e ocorre em todas as empresas de locação de automóveis.

Quem pode dirigir
Quem quer revezar o volante com companheiros de viagem precisa comunicar a empresa de locação no momento da retirada. É preciso cadastrar previamente todos os viajantes que podem dirigir o carro. Taxas extras podem ser adicionadas para cada condutor adicional.

Modelo do carro
Os carros são divididos por categorias, que variam entre modelos pequenos, esportivos, espaçosos e potentes. No momento da reserva, o usuário escolhe uma dessas opções. Na hora da retirada, o modelo dos veículos pode variar, mas sem fugir da categoria escolhida.

Multas
Se você cometer alguma infração de trânsito, a locadora irá recebê-la. O nome do condutor principal será apresentado ao órgão competente e a empresa fará o pagamento, mas você será devidamente cobrado com uma taxa administrativa.

Fique atento ao combustível
Geralmente, um carro retirado com o tanque cheio deve ser devolvido com o tanque cheio. No entanto, se você preferir não perder tempo abastecendo, pode pagar a taxa do combustível na devolução. Uma dica ainda melhor e, algumas vezes, mais econômica é já comprar essa opção na retirada do veículo.

Horário marcado
A locação tem horário certo para retirada e devolução. O carro que você utilizar precisa ser devidamente higienizado antes de ser entregue a um novo cliente – que também tem hora marcada. Por isso, lembre-se de ser pontual.

Planeje sua viagem com o Rota de Férias

Reserva de hotéis

Reserve sua hospedagem com o Booking Nele você encontro bons descontos, avaliações e todas as informações necessárias

Booking.com
Passagem aérea

Compare e encontre as melhores opções no Skyscanner.com. Dá até para criar alertas se o preço da rota escolhida abaixar

Seguro de viagem

Encontre as melhores opções de seguro de viagem do mercado, de acordo com o período e o local que irá visitar.

Aluguel de carro

No Brasil e no exterior, descubra quem oferecem o melhor preço e alugue um carro antes mesmo de sair de casa