Crédito: Divulgação

O que fazer no Reino Unido: dicas para fugir do trivial

25 de outubro de 2018

Por Redação

Há muito o que fazer no Reino Unido, um dos lugares mais pulsantes do planeta, seja na Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte ou País de Gales. O escritório de turismo da Grã-Bretanha separou 10 dicas para transformar os roteiros pela região em em uma experiência imersiva, incluindo atividades na água, no ar ou mesmo numa banheira de hidromassagem.

O que fazer no Reino Unido

1. Banheira de hidromassagem (Londres)

É possível navegar relaxando em uma banheira de hidromassagem, dentro de um bote inflável, ao longo do rio Tâmisa, passando por alguns dos pontos mais icônicos da capital. Os 90 minutos da experiência HotTug podem começar em dois pontos diferentes. Uma opção é pelo local original em Angel, no norte de Londres, que segue pelas águas calmas do Regent’s Canal.

A outra, disponível desde o mês passado, é a saída da área das Docklands, perto de Canary Wharf/West India Quay. Quem faz a reserva da Experiência VIP recebe chapéus de marinheiro, roupão e toalhas alugados, além de um balde de gelo – que ajuda a manter as bebidas frescas).

2. Em um caiaque, à noite (Londres)

Os pontos mais conhecidos de Londres estão repletos de luzez ao anoitecer, proporcionando um brilho diferente para quem os vê do rio Tâmisa. A bordo do Night Kayak Tour, é possível navegar em frente a locais como o Parlamento, a Catedral St. Paul’s e a Tower Bridge.

LEIA MAIS: REINO UNIDO: COMPRE NAS LOJAS CERTIFICADAS PELA REALEZA
CULINÁRIA DO REINO UNIDO: CONHEÇA NOVOS BARES E RESTAURANTES

O passeio começa na bela Battersea e termina no histórico bairro marítimo de Greenwich. Roupas impermeáveis, pás, materiais de flutuação – e instrutores – estão incluídos.

3. Grupo de ciclismo (Belfast, Irlanda do Norte)

Conversar com os amigos ao mesmo tempo que se pedala pela capital da Irlanda do Norte é a proposta do passeio ciclístico especialmente adaptado da Wee Toast Tours – que inclui um brinde ou dois no caminho. Com duração entre uma e duas horas, ele permite ver o centro da cidade em velocidades suaves, apreciando atrações como o City Hall e a Opera House.

A Wee Toast Tours também oferece um passeio pelo Cathedral Quarter, no coração cultural de Belfast, e em breve lançará um tour pelo Titanic Quarter, lar do Titanic Museum, do SS Nomadic e do HMS Caroline.

4. De stand-up paddle (Bristol, sudoeste da Inglaterra)

Bristol é conhecida por seu porto histórico e as vias navegáveis. Parece natural, portanto, explorar suas águas usando o esporte aquático do momento, o stand-up paddle, com a SUP Bristol.

A equipe de profissionais ensina o básico do esporte e leva para passear ao redor do SS Great Britain, criado pelo engenheiro Brunel, pela histórica doca e pelas casas multicoloridas do bairro arborizado e elegante de Clifton. A hora do nascer do sol é um momento particularmente especial para o passeio.

5. Cantando no banco de trás de um táxi (Londres)

Taxista de um famoso cab (táxi preto) londrino e cantor profissional, Aiden Kent levava clientes para cima  e para baixo em Londres há 20 anos quando decidiu combinar seu amor pela música com o apreço pela apresentação.

Assim surgiu a figura do Singing Cabbie, que equipou seu carro com tapete vermelho, bancos de couro italiano vermelho e uma garrafa de champanhe para os convidados, além de um sistema de som especial para proporcionar uma apresentação enquanto você passeia pelas atrações de Londres.

6. Nos ares (Cardiff, sul do País de Gales)

A capital do País de Gales está repleta de marcos lendários. Uma maneira emocionante de vivenciá-los é pelo ar. A Hover Helicopters leva você a mais de 300 metros acima do solo, visualizando Cardiff Bay, Cardiff Castle e o Principality Stadium.

Os voos rolam entre março e outubro, e a empresa também pode levá-lo ao sul do País de Gales e o litoral. Voos para conferir o horizonte das cidades também estão disponíveis em Manchester e Liverpool, no noroeste da Inglaterra.

7. Excursão assombrada (Edimburgo, Escócia)

A Ghost Bus Tours, da capital da Escócia, leva a uma experiência teatral aterrorizante por uma das cidades com fama de mal-assombrada do Reino Unido. Tudo rola a bordo de um ônibus Routemaster, clássico dos anos 1960.

O passeio é lúdico e educativo – tanto que é classificado como show de terror. Nele, é possível aprender a respeito da herança macabra da cidade e ouvir relatos de ocorrências sobrenaturais.

8. No rio (Liverpool, noroeste da Inglaterra)

Os marcos mais famosos de Liverpool – o Liver Building, o Albert Dock e as duas impressionantes catedrais que se erguem acima do horizonte da cidade – podem ser vistos de uma perspectiva diferente desde o rio Mersey, a bordo do Dazzle Ferry.

A balsa foi criada por Sir Peter Blake como parte das comemorações do centenário da Primeira Guerra Mundial, com o projeto encomendado pela Bienal de Liverpool, 14–18 NOW (First World War Centenary Art Commissions) e a Tate Liverpool em parceria com Merseytravel e National Museums Liverpool. Além de passear numa embarcação diferente, é uma oportunidade para aprender mais sobre a cidade e a balsa.

9. Correndo (Londres)

A City Jogging Tours oferece passeios especialmente projetados ou versões personalizadas para os corredores. Basta levar o tênis e estar pronto para explorar e suar. Um guia experiente conduz às atrações da cidade.

Os passeios são voltados para todos os tipos de fãs de corridas, desde recém-adeptos até os praticantes de endurance. É uma ótima maneira de manter a forma e ver os pontos essenciais da cidade.

10. Pelos canais (Birmingham, centro da Inglaterra)

Birmingham tem mais quilômetros de canal que Veneza. É possível ver todos a bordo de um passeio de barco pela região.  São várias opções, incluindo pelos empreendimentos mais modernos da cidade, os subúrbios da cidade e o campo.