Notícias
O que fazer nas férias: dicas para todos os tipos de viajantes
- Créditos/Foto:Visual Hunt
- 20/Junho/2018
- Maria Beatriz Vaccari
Muita gente aproveita os períodos de folga do trabalho, da escola e da faculdade para viajar. O importante é sempre criar um planejamento com antecedência para garantir um passeio tranquilo. O Rota de Férias separou uma série de dicas para os viajantes que ainda não decidiram o que fazer nas férias. Confira:
LEIA MAIS: COMO FAZER UM ROTEIRO DE VIAGEM COMPLETO
OVERBOOKING, PERDA DE PASSAPORTE, VOO ATRASADO: O QUE FAZER?
Neste post você vai ler:
O que fazer nas férias escolares
As crianças e adolescentes que estão na escola ficam limitados a viajar em julho ou no final do ano. Uma das desvantagens é que, normalmente, os preços tendem a ser mais elevados, pois os períodos de férias escolares são considerados alta temporada.
O mês de julho é perfeito par curtir o friozinho no hemisfério sul. No Brasil, vale a pena viajar para cidades como Campos do Jordão (SP), Gramado (RS) e Blumenau (SC). Santiago, no Chile, também podem ser uma boa pedida para curtir o inverno e até a neve.
No recesso de final de ano, o negócio é aproveitar o melhor das praias do nordeste. Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Maragogi (AL) contam com boas opções de hospedagem e muitas atrações.
Quando a dúvida é o que fazer nas férias na adolescência, vale a pena considerar os programas de intercâmbio cultural. Além de conhecer outros países, os jovens podem aproveitar a viagem para estudar um segundo idioma.
É possível escolher opções de até dois meses para o período das férias de verão, em dezembro e janeiro. No recesso de julho, o tempo máximo é de um mês. Antes de optar por um pacote, vale a pena estudar qual é o melhor tipo de acomodação para o adolescente. As opções variam de casas de famílias a residências estudantis e hotéis.
O que fazer nas férias da faculdade
Na maioria das universidades, o período de férias é semelhante ao das escolas – julho, dezembro e janeiro. Entretanto, muitas faculdades contam com intervalos conhecidos popularmente como “semanas do saco cheio”.
Esses recessos, que normalmente acontecem em meados de abril e outubro, podem ser boas oportunidades para viajar em épocas de baixa temporada. Os universitários podem aproveitar o período para conhecer destinos internacionais, como Cusco e Machu Picchu, no Peru. A vizinha Buenos Aires, capital da Argentina, também pode ser uma boa opção.
O que fazer nas férias do trabalho
Ainda não sabe o que fazer nas férias com pouco dinheiro? O período de recesso do trabalho pode facilitar a sua vida. Isso porque o funcionário pode tirar suas folgas em períodos de baixa temporada. Assim, fica mais fácil encontrar pacotes baratos.
Quem sonha em conhecer a Europa pode ir a Munique, na Alemanha, ou Paris, na França. Já os viajantes que buscam algo mais exótico podem conhecer Johanesburgo, na África do Sul, Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ou Petra, na Jordânia.
Seja nas férias do trabalho, da faculdade ou da escola, Orlando, nos Estados Unidos, é sempre uma opção válida para quem busca diversão.
O que fazer nas férias sozinha
Viajar sozinho pode ser um obstáculo para muitas pessoas. Quem nunca se aventurou pelo mundo sem amigos ou familiares pode seguir alguns passos para não estranhar a rotina do passeio sem companhia. Por isso, vale a pena estudar o assunto e conferir algumas dicas para quem vai viajar sozinho.