Notícias
Descubra o que fazer em Salzburgo, na Áustria
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 22/Agosto/2018
- Paulo Basso Jr.
O aeroporto chama-se Mozart. Um dos melhores cafés da cidade, também. Na hora de comprar um doce, ninguém pensa duas vezes e escolhe logo as famosas bolinhas de chocolate do Mozart. E as máquinas fotográficas registram o museu, a praça e a estátua de Mozart. Isso sem falar na casa onde Mozart nasceu.
LEIA MAIS: O QUE FAZER EM VIENA, A LINDA CAPITAL DA ÁUSTRIA
INNSBRUCK: PONTOS DE INTERESSE DA CIDADE ALPINA DA ÁUSTRIA
Mozart, Mozart, Mozart. Poucos lugares do mundo têm a identidade tão associada a uma personalidade quanto a austríaca Salzburgo, situada a cerca de 400 km da capital Viena e a 145 km da alemã Munique.
O que fazer em Salzburgo – Mozart
Com tantas referências ao compositor, a cidade virou uma espécie de meca da música clássica. Todos os anos, viajantes que procuram o que fazer em Salzburgo vão até lá para conhecer tanto o apartamento onde Mozart nasceu, na Getreidegasse, 9, quanto o que ele viveu dos 16 aos 22 anos, na Marketplatz, 8. Ambos viraram museus.
O passeio “musical” tem ainda outras paradas obrigatórias, como a estátua de Mozart, que fica na praça homônima e foi erguida em 1842. Ali pertinho encontra-se o edifício Nova Residência, onde um carrilhão toca melodias do filho ilustre da cidade três vezes por dia.
E no meio de tudo isso surge a Catedral de Salzburgo, cuja fachada insossa esconde lindos salões. É lá que ficam a fonte onde Mozart foi batizado e o órgão que ele tocou durante inúmeras missas quando era jovem.
Não há nada mais harmonioso na cidade, entretanto, do que assistir a um concerto em homenagem ao compositor. Os melhores espetáculos são apresentados no salão barroco St. Peter e acompanham um excelente jantar, com serviço de primeira.
Jardim e fortaleza em Salzburgo
Entre uma sinfonia e outra, é possível ver uma cidade linda durante o inverno, quando fica tingida de branco. Na lista de o que fazer em Salzburgo não pode faltar uma visita a Hohensalzburgo, maior fortaleza da Europa Central. De quase todos os pontos da região é possível avistar a construção, que fica no alto de um rochedo. Para chegar lá, basta pegar um trenzinho.
Outro point é a Getreidegasse que, mais do que ser a rua onde Mozart nasceu, é um dos centros comerciais mais bonitos da Áustria. Repleta de tabuleiros ornamentados e fachadas históricas, a via estreita e com ares medievais abriga um sem-número de lojas e restaurantes charmosos.
Já do outro lado do simpático riozinho que corta a cidade, próximo à estação de trem, fica o Jardim Mirabell. O palácio e as flores que o ornamentam serviram de cenário para o filme A Noviça Rebelde, o que só prova o quão cinematográfica é Salzburgo.
Reportagem publicada originalmente na revista Viaje Mais Luxo, da Editora Europa.