Roteiro
O que fazer em Camden Town, bairro descolado de Londres
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 30/Setembro/2024
- Redação
Berço do punk e da contracultura britânica, Camden Town rendeu-se às pressões mercadológicas com o passar dos anos, mas nem por isso deixou de ser o bairro mais descolado de Londres.
O ambiente alternativo ainda está lá e é ressaltado por muitas de suas lojas de roupas e artesanato, seus pubs, a exemplo do The Hawley Arms, que era o favorito de Amy Whinehouse, e o famoso mercado situado ao lado do Regent’s Canal, logo após a icônica ponte Camden Lock.
Se você está planejando ir a Londres, vale a pena reservar ao menos um dia inteiro para visitar Camden Town. Afinal, há muito que fazer por lá. Inclusive, o bairro conta até com tours gratuitos, para quem deseja se aprofundar em suas incríveis histórias.
Já contratou o seguro viagem? Use o cupom ROTADEFERIAS15 e ganhe 15% de desconto
O que fazer em Camden Town, em Londres
Veja o que fazer em Camden Town, um dos bairros mais divertidos de Londres, a partir dos seguintes tópicos:
- Compras
- Música
- Restaurantes
- Passeios diferentes em Camden Town
Veja as dicas de cada um deles:
Compras
O principal lugar para compras em Camden Town é o Mercado de Camden (Camden Market), que fica ao lado do Regent’s Canal. Ali, há um labirinto de tendas e algumas das lojas mais incomuns de Londres, com roupas punk e estúdios de tatuagem por todos os lados.
Chamado de Camden Market, o mercado tem um pouco de tudo, desde decoração para casa até moda boho, artesanato e bugigangas, bem como joias, livros e achados vintage. O adjacente Stables Market, que já fora um antigo hospital para cavalos, tem 700 barracas que vendem desde antiguidades até moda alternativa.
Se tiver tempo, não deixe de visitar também a Cyberdog, uma das lojas mais famosas de Camden Town. O local tem três andares marcados por uma iluminação de neon e é especializado em roupas de dança e moda futurista fluorescente. Destaque para as duas estátuas gigantes de robôs em sua entrada.
Música
O cenário musical de Camden Town é lendário e não faltam opções para curtir no bairro. O pub Camden Assembly (anteriormente conhecido como The Barfly), por exemplo, é o local onde Oasis, Coldplay e Franz Ferdinand costumavam se apresentar, enquanto o Good Mixer era frequentado por Amy Winehouse (assim como o The Hawley Arms) e a galera do Blur, do Pulp e do Oasis.
Se você curte metal, rock, indie e punk, o Underworld Camden tem uma história fascinante, com shows de bandas como Placebo, Radiohead e Smashing Pumpkins.
Parte da cena musical de Camden Town há 80 anos, o Electric Ballroom é mais um espaço que se destaca por ter sido palco de grandes talentos musicais, como Snow Patrol, Stereophonics, U2, The Clash, Prince, Joy Division, The Smiths e Public Enemy.
Uma vez no bairro, não deixe de passar no Stables Market, onde há uma estátua de bronze em tamanho real de Amy Winehouse como um tributo à falecida cantora e ‘garota de Camden’.
Esculpida por Scott Eaton, a obra vive cercada de flores. Quando foi inaugurada em 2014, três anos após sua morte, a mãe da cantora, Janis, disse: “Camden é a casa de Amy, é onde ela pertence”.
Restaurantes
Para quem procura onde comer em Camden Town, uma boa dica é o Cheese Bar, que serve tábuas de queijo cuidadosamente selecionadas. Ali, há especiarias como o quebradiço Dorset Blue Vinny e o fortíssimo Lincolnshire Poacher.
Se estiver no clima de fish and chips (peixe com fritas), vale a pena considerar o Poppies, que oferece frutos do mar pescados de forma sustentável e batatas fritas em um ambiente nostálgico com decoração dos anos 1940.
Para pratos mais tradicionais, a dica é ir ao World’s End Camden, com um mezanino e uma lareira que atrai compradores do Mercado de Camden. O Camden Eye, por sua vez, conquista os clientes por conta de sua grande seleção de cervejas e pratos clássicos de pubs.
Passeios diferentes em Camden Town
Quem passar mais tempo em Camden Town pode aproveitar para explorar algumas singularidades do bairro londrino. O Museu Judaico da cidade, por exemplo, fica lá e preserva a história das comunidades judaicas da Grã-Bretanha.
Combinando as coleções de dois antigos museus, o local preserva o patrimônio de East End de Londres e tem um programa aclamado a respeito de educação antirracista e holocausto.
Outro local que vale a visita na região é a Primrose Hill, área semelhante a um vilarejo, com grandes terraços vitorianos e casas geminadas em tons pastel. O Parque de Primrose Hill, destaque do pedaço, tem vista panorâmica para o Regent’s Park.
Nos dias bons, é possível ver até a Catedral de St Paul’s e as Casas do Parlamento. Procure pela Pedra de York, no cume, que traz uma inscrição do renomado poeta William Blake.
Quem quiser também pode fazer um divertido tour guiado em Camden Town. Essa é uma boa maneira de ver o bairro sob uma perspectiva diferente.
Como chegar a Camden Town
Veja como ir a Camden Town, em Londres.
- De metrô: a estação Camden Town está situada na Northern Line. As lojas e bancas do mercado estão espalhadas ao longo de duas ruas: Camden High Street e Chalk Farm Road.
- De trem: a estação mais próxima é St. Pancras (25 minutos a pé).
- De ônibus: use as rotas 24, 29 e 134 de West End, Londres.
Onde ficar em Camden Town
Quem quiser se hospedar em Camden Town encontra hotéis novos, como o Selina Camden, a apenas 10 minutos a pé do mercado. Destaques ainda para o Camden Enterprise Hotel, o The Wesley Camden Town e o York & Albany.
Uma opção mais econômica é o hostel St Christopher’s Inn Camden. Entre os hotéis com bom custo-benefício, as dicas são o Sonder Camden Road e o Holiday Inn London Camden Lock.
O que você precisa saber antes de ir a Londres
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis