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Negócios no Instagram: como usar a rede social de forma profissional em sua empresa
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 26/Setembro/2024
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O Instagram para empresas é uma ferramenta importante se você quer fazer com que o seu negócio cresça.
A plataforma não apenas serve como uma rede social, na qual milhões de usuários compartilham suas imagens e vídeos através dos Posts, Stories ou até mesmo Reels. As empresas também a usam como uma ferramenta para se conectar com o público alvo, aumentar o engajamento e vender seus produtos para uma audiência maior.
Diante disso, confira este artigo para te ajudar a ter sucesso. Aqui, explicaremos como criar uma conta empresarial.
Exploraremos também a configuração de sua conta profissional do Instagram e aproveitaremos as principais ferramentas de conexão, engajamento e vendas, bem como comprar seguidores Instagram.
Continue a leitura para saber mais sobre o Instagram para empresas.
Qual é a importância de um perfil para seu negócio?
Um perfil de empresa no Instagram vai além de meras descrições de produtos e serviços. Ele encapsula a essência do seu negócio, exibindo a identidade, os valores e a visão da sua marca.
Portanto, ele atua como uma ferramenta que comunica quem você é para potenciais clientes, investidores e parceiros, não apenas o que você faz.
Além disso, há algumas coisas que estão disponíveis apenas nos perfis de empresas na rede social. Por exemplo, o Instagram Insights. Ele traz os dados essenciais que elas precisam saber sobre suas contas e o desempenho de suas postagens.
Dessa forma, pode ter insights sobre qual conteúdo funciona e o que não funciona. Com as informações sobre seus seguidores e sobre seus resultados, te ajuda a construir uma imagem daqueles que se interessam por você e melhorar o seu alcance com novas estratégias de marketing digital.
Vantagens de um perfil Instagram para empresas
Criar um perfil para empresas nas redes sociais pode ser a vantagem que você precisa para usar o Instagram com sucesso.
Ao contrário do perfil de criador, o perfil de negócio tem botões adicionais para enviar um e-mail ou visualizar sua loja. Além disso, há informações do setor visíveis sob o nome do negócio.
Esses detalhes adicionais dão ao seu perfil comercial do Instagram uma aparência mais profissional e oferecem ainda mais maneiras para seu público interagir com você.
Além disso, a versão do perfil do Instagram para empresas permite ter uma melhor performance com o Instagram ads.
Você conecta seu perfil ao Meta Ads Manager para aproveitar ao máximo as ferramentas e recursos oferecidos. Isso desbloqueou a opção de executar anúncios em uma variedade de formatos e criar campanhas altamente segmentadas.
Dessa forma, pode usar criativos dinâmicos para melhorar a performance do seu anúncio com o público alvo. Sem mencionar que terá acesso a insights em tempo real e ferramentas de teste A/B para ajustar diferentes aspectos da sua campanha de anúncios do Instagram.
Com essas dicas do Insights, é possível usar o Instagram para aumentar o alcance do seu negócio e ter melhores resultados na venda dos seus produtos.
Como criar uma nova conta do Instagram
Se você ainda não tem uma conta do Instagram, é só seguir este guia abaixo:
- Baixe o aplicativo móvel do Instagram no seu dispositivo móvel;
- Clique em Inscrever-se;
- Insira seu endereço de e-mail comercial (ou e-mail separado). Também pode fazer login com o Facebook se já tiver uma conta comercial lá;
- Escolha um nome de usuário e uma senha;
Com uma conta “pessoal” do Instagram, pode se converter em um perfil comercial.
Convertendo seu perfil pessoal do Instagram em um perfil comercial
Após criar uma conta pessoal, transformá-la em um perfil comercial é muito simples. Confira o passo a passo a seguir.
- Abra o Instagram e clique na sua foto de perfil no canto inferior direito;
- Em seguida, selecione Editar perfil;
- Clique em Mudar para conta profissional;
- Escolha a categoria de negócios que condiz com a sua empresa e meio;
- Toque em Concluir para confirmar a criação do seu perfil profissional.
- Selecione Empresarial ou Criador como seu tipo de conta profissional e toque em Avançar;
- Siga as instruções para completar seu perfil.
Depois de criar um perfil de negócios no Instagram, é hora de outras contas comerciais para seguir, convidar amigos para seguir sua conta e compartilhar uma publicação introdutória.
Vale a pena também explorar ferramentas profissionais — como Insights (análises sobre o seu conteúdo) e criação de anúncios – para melhorar a performance da sua empresa na rede social.
Como utilizar as redes sociais no marketing digital?
O Instagram para empresas pode ser uma das melhores coisas que já aconteceu para a sua empresa se souber como usar as ferramentas da melhor forma possível.
Além de te colocar em contato direto com o público alvo, essa plataforma também expande seu alcance para novos clientes em potencial. Com isso, consegue crescer o seu e-commerce através de posts de impacto, capazes de atrair a atenção dos usuários nas redes sociais.
Para te ajudar, preparamos algumas dicas a seguir. Embora o passo a passo possa ser diferente, elas também são úteis para outras redes sociais. Portanto, confira a seguir.
Faça posts interessantes
A interação entre o seu perfil e as pessoas é parte essencial do seu negócio. Não adianta fazer milhares de posts se o conteúdo deles for genérico.
O Instagram é uma das maiores redes sociais da América Latina, mas seu algoritmo prioriza engajamento para compartilhar seus posts com outros usuários.
Portanto, como esta é uma plataforma de mídia social de fotos e vídeos, é essencial trazer um conteúdo visualmente interessante.
Tire fotos, faça edições e analise se está criando uma grade coesa e interessante no Instagram, refletindo seu serviço.
Crie conteúdo para os Stories do Instagram
Os Stories do Instagram tem se tornado cada vez mais populares entre o público mais jovem. Hoje em dia, é raro encontrar pessoas que façam posts em sua grade permanente, optando por fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas.
Assim, esta é uma ferramenta essencial para o seu negócio crescer na rede social. Você pode criar montagens que associam um estilo de vida com a sua marca, para melhores resultados nas suas vendas.
Por exemplo, associar um produto a um certo comportamento, evento, ou até mesmo criar trends na plataforma envolvendo a sua empresa.
Tudo pode ser utilizado no marketing do seu negócio, desde que respeite as regras da plataforma. Portanto, não hesite em criar stories com dicas sobre seus produtos, enquetes de preferências e até mesmo guia com informações relevantes sobre a sua loja do Instagram Shopping.
Você pode também compartilhar seus stories com outras plataformas da Meta, como o Facebook, automaticamente.
Faça vídeos ao vivo
O Live Stream do Instagram para empresas pode ser uma boa maneira de incentivar que as pessoas visitem seu e-commerce.
Você pode usar estas exibições em tempo real para oferecer descontos ou recompensas nas compras de produtos selecionados para os seus seguidores.
Além de usar esta ferramenta para a venda, pode ser uma forma de aumentar o engajamento dos seus usuários na rede. Por usar parte da transmissão para tirar dúvidas, interagir ou realizar anúncios que envolvam a sua marca.
Dependendo da sua estratégia de marketing, é possível compartilhar esta live com outras redes sociais, como o Facebook. E ,com isso, captar ainda mais clientes para os seus serviços.
Interaja com seus seguidores
A interação é algo de extrema importância em qualquer plataforma online. E se você quer aumentar suas vendas, ela será a principal responsável.
Embora funcionalidades como stories e live sejam importantes, interagir e marcar presença com seus seguidores ajuda a construir uma identidade de marca.
Um cliente em potencial que vê que a sua empresa está trazendo respostas para comentários e perguntas em posts no Instagram para empresas estará mais aberto a confiar na sua loja.
Consequentemente, estará mais disposto a comprar seus produtos através do Instagram shopping e do seu site.
Além disso, a interação não precisa ser o tempo todo. Muitas vezes, basta curtir, comentar ou mencionar pessoas específicas nos seus posts.
Por exemplo, alguém fez uma compra grande e tirou foto com seus funcionários? Após ter a devida autorização, pode fazer postagens nos seus stories marcando o perfil dela.
Use o Instagram reels
Usar o Instagram Reels é uma boa forma de dar vida aos seus negócios. Com vídeos curtos e interessantes, você pode explicar como a sua empresa funciona, mostrar um pouco dos seus negócios e trazer dicas para os seus clientes.
Use de efeitos e transições, faça marcações dos produtos do seu catálogo e parcerias pagas. Quanto mais interessante o conteúdo, maiores as chances de engajamento.
Dessa maneira, os Reels são uma excelente opção para campanhas com um público-alvo específico ou que expandem o foco nos itens e serviços oferecidos.
Com essa ferramenta do Instagram, compartilha o conteúdo com um número maior de pessoas e traz visibilidade para sua empresa.
Também pode trazer uma chamada para ação, incentivando seus clientes façam suas compras através da plataforma do Instagram shopping ou do próprio site da marca.
Crie anúncios pagos e chamada para ação
Com os anúncios pagos, clientes em potencial passam a ver mais das marcas de interesse, trazendo um potencial de vendas maior para as empresas que usam estas funcionalidades.
Assim, após passar por toda a verificação no Instagram para empresas, pode criar anúncios pagos que aumentem o alcance do seu perfil tanto nessa rede quanto no Facebook, se tiver conectado as duas plataformas.
Com isso, sua presença se torna mais comum no feed de pessoas que possam se interessar pelos seus produtos.
No entanto, antes de comprar um anúncio, deve-se analisar se vale a pena usar esta ferramenta. Embora seja interessante, anúncios excessivos podem afastar o usuário da sua marca.
Além disso, é preciso analisar os dados para saber quais as postagens que terão maiores chances de sucesso.
Como essa rede social traz os recursos de Insight e o próprio Ads, não deixe de visitar e checar todas as informações trazidas nestas funcionalidades.
Dicas e truques no Instagram para empresas
O Instagram para empresas pode ser a melhor coisa que já aconteceu para o seu negócio, se souber como usá-lo corretamente. Esta rede social conecta-se com clientes em potencial e permite que colete dados sobre eles.
Portanto, se já tomou a decisão de criar uma conta no Instagram para empresas, veja nossas dicas a seguir.
Garanta que as postagens sejam relacionadas à sua marca
Pode ser tentador compartilhar fotos de comida, café da manhã, moda, animais ou outras coisas que sejam populares na plataforma.
Mas se o seu negócio não tem nada a ver com isso, este tipo de conteúdo pode fazer com que o seu perfil esteja desconexo da marca e confundir seus seguidores.
Compartilhe postagens diretamente nos seus stories
Se uma pessoa postar uma foto do seu produto, compartilhe a postagem diretamente nos seus stories para destacar o produto e a satisfação dela.
Com esse recurso, pequenas empresas podem interagir com seguidores enquanto promovem seus produtos ou serviços. Além disso, dão maior segurança aos clientes em potencial na rede.
Use de enquetes e recursos nos Stories
As enquetes e mensagens diretas são ótimos recursos do Instagram para empresas. Elas te permitem construir conversas e relacionamentos online com outras pessoas.
Portanto, faça um post semanal com perguntas e publique a resposta mais interessante. Esta é uma maneira fácil e divertida de interagir com seus seguidores.
Faça parcerias com influenciadores do Instagram para promover sua empresa
Os influenciadores podem servir como embaixadores da marca para seu negócio porque eles têm alcance significativo no Instagram.
Assim, é indicado buscar influenciadores que combinem organicamente com a sua marca e que estejam genuinamente entusiasmados em promover seus produtos.
Em geral, você pagará alguns influencers, enquanto outros aceitarão produtos gratuitos como compensação.