Motorhome
Motorhome em San Diego – O que fazer, onde parar e mais
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 17/Maio/2024
- Paulo Basso Jr.
Ao montar roteiros pela Califórnia, a maioria dos brasileiros considera paradas em destinos como Los Angeles e San Francisco, mas não San Diego, o que é uma pena. Afinal, a cidade, que fica na fronteira com o México, é muito bonita e divertida. Já estive lá algumas vezes e, neste artigo, vou mostrar como é uma delícia, por exemplo, viajar de motorhome em San Diego.
Para começar, é preciso saber onde você irá retirar o RV (como esse tipo de veículo é chamado nos EUA). Minha recomendação é acertar tudo ainda no Brasil com uma agência especializada, como a Motorhome Trips, que organiza o roteiro, a locação do motorhome e tudo mais.
Se essa for sua primeira viagem do gênero, não deixe também de conferir este guia completo que eu fiz para quem vai viajar de motorhome nos EUA.
É muito provável que você comece o roteiro em Los Angeles, já que a cidade recebe voos diretos do Brasil – consulte o valor das passagens aqui – e fica a pouco mais de três horas de San Diego. Foi o que eu fiz, por exemplo.
É possível, também, que você alugue o motorhome e inicie o trajeto em San Francisco, rodando um pouco mais e passando por parques como o Yosemite e pela linda estrada Pacific Coast Highway (Highway 1). Se for o caso, aproveite. Todos esses lugares são incríveis.
O foco aqui, porém, é San Diego. E é para lá que vamos.
Contate a Motorhome Trips para planejar seu roteiro de motorhome nos EUA.
Motorhome em San Diego
Em San Diego, há dois campings recomendados para você pernoitar com o motorhome. São eles:
Este camping full hookup (com conexão de água potável, energia e despejo de detritos) tem a vantagem de ficar do lado de uma baía e proporcionar ótimas vistas. Além disso, conta com bar, piscina e pista de skate.
Localizado ao norte de San Diego, está a apenas alguns minutos do SeaWorld San Diego, parque temático que faz a festa de quem viaja em família.
Dali, é fácil chegar também a outras atrações da cidade, como o Cabrillo National Monument e mesmo a região central, onde fica o porta-aviões USS Midway Museum, o monumento The Unconditional Surrender (marcado por um soldado beijando uma enfermeira) e os bairros boêmios de Gaslamp Quarter, Little Italy e Old Town.
De quebra, o Campland on the Bay tem localização estratégica para quem vai à La Jolla, minha região litorânea preferida em San Diego. O local tem uma baita vibe, com praias bonitas onde se pode avistar leões-marinhos e um centrinho repleto de restaurantes e lojinhas.
Quem está acostumado a viajar de motorhome nos EUA sabe: KOA é sinônimo de qualidade. A rede conta com este camping full hookup na região sul de San Diego, que fica a apenas 20 minutos de Downtown e todas as suas atrações, como o USS Midway Museum, o The Unconditional Surrender e o baladeiro Gaslamp Quarter.
Repleto de mordomias, o San Diego Metro KOA Resort tem uma piscina digna de hotel cinco estrelas e, acredite, banheiros privativos, o que faz toda a diferença. Também conta com áreas para fazer churrasco e acender fogueiras – eu ouvi falar em smores (marshmallow assado no fogo e servido com uma camada de chocolate entre duas fatias de biscoito) nos dias mais frios?
Leia também: Motorhome na Califórnia – Roteiro de 7 dias, valores e dicas
Onde estacionar motorhome em San Diego
Não é permitido pernoitar de motorhome nas ruas de San Diego, a não ser que você seja morador e tenha uma licença especial. Em compensação, você pode circular normalmente e estacionar onde quiser durante o dia, desde que respeite as leis locais (como horários e permissões especiais) e não infrinja espaços possivelmente demarcados para carros.
Quando fui ao USS Midway Museum, por exemplo, consegui parar o carro em um estacionamento ali ao lado, bem central. Dali, pude caminhar normalmente para o porta-aviões e visitar outras atrações da região, como o The Unconditional Surrender. Com alguma boa vontade, dá para ir a pé até o Gaslamp Quarter.
O SeaWorld San Diego é outro lugar tranquilo para ir de motorhome. Como ocorre nos parques de Orlando, há inúmeras vagas especialmente demarcadas para esse tipo de veículo.
Minha única dificuldade foi estacionar em La Jolla. A região estava cheia e não foi fácil encontrar vaga. Por isso, evite dirigir com um trambolhão para lá em horários de pico.
Dica: Seguro viagem com 20% de desconto. Use o cupomROTADEFERIAS20.
O que fazer em San Diego
Preparei aqui um roteiro de três dias em San Diego. Caso prefira, dá para apertar um pouco o tempo e juntar algumas coisas, mas gosto tanto de lá que minha recomendação é: quanto mais puder ficar, melhor.
Vamos lá!
Dia 1 – USS Midway Museum e Gaslamp Quarter
- Passeie a pé pelo Seaport Village, área que separa o porto dos prédios enormes da Downtown. Ali, dá para caminhar ao longo do píer, ir a cafés simpáticos, provar cervejas artesanais e fazer compras em uma feirinha de artesanato.
- No píer, há muitos monumentos ligados a guerras. O mais impressionante é o The Unconditional Surrender”, estátua de quase 8 metros de altura de um marinheiro jovem beijando uma jovem enfermeira. A cena celebra o fim da Segunda Guerra Mundial.
- Almoce no The Fish Market Restaurant, restaurante à beira-mar que serve deliciosos frutos do mar. É um dos mais famosos da cidade.
- Ali pertinho está o USS Midway Museum, porta-aviões que operou entre 1945 a 1992 e hoje funciona como museu. Vale a pena ver o gigante por dentro. De seu convés, tem-se uma bela vista da região portuária de San Diego.
- Separe a noite para jantar e passear no Gaslamp Quarter, o bairro da boêmia em San Diego. Ali, a noite não tem hora para terminar.
Dia 2 – Circuito de praias e Old Town
- É hora de fazer de motorhome um circuito pelas melhores praias de San Diego.
- Entre elas destacam-se Pacific Beach (point de badalação), Black’s Beach (para a galera do surfe), Ocean Beach (para a turma do reggae), Coronado Beach (puro sossego) e a fabulosa La Jolla.
- La Jolla fica mais afastada, mas reúne uma colônia de leões marinhos que vão até a praia dar o ar da graça. E o melhor de tudo é que é possível chegar bem próximo a eles.
- Caso o tempo não esteja para praia, passeie pelo Balboa Park. Ali está um dos melhores zoológicos do mundo, onde vivem até ursos pandas.
- Separe a noite para visitar Old Town, que mais parece uma cidadezinha do México em pleno Estados Unidos.
- A região histórica de San Diego abriga o Bazaar del Mundo, onde é possível comprar suvenires e comer em restaurantes típicos do México.
Dia 3 – SeaWorld e Little Italy
- Tire o dia para visitar o SeaWorld San Diego. O parque original do grupo nos EUA tem altas montanhas-russas e áreas para crianças. Além disso, fica ao lado de uma baía, o que empresta lindos visuais à experiência.
- No fim da tarde, vá ao Cabrillo National Monument. Localizado em Point Loma, em um parque com altas vistas para o mar, o monumento foi erguido em 1913 para homenagear Juan Rodríguez Cabrillo, primeiro europeu a explorar a costa oeste dos EUA. Mais do que a história, porém, o grande barato por lá é curtir o visual, que se estende por boa parte da orla da cidade.
- De noite, você pode voltar para o camping para fazer um churrasco ou, então, ir a Little Italy. Ali, você encontrará uma série de bares e restaurantes com cardápio, como não poderia deixar de ser, italiano.
Como economizar nos ingressos em San Diego
Uma boa maneira de economizar nos ingressos dos pontos turísticos de San Diego, caso você vá a pelo menos dois deles, é comprar um San Diego CityPASS. O bilhete dá acesso a:
- SeaWorld San Diego
- LEGOLAND California Resort
E mais três entre as seguintes atrações:
- San Diego Zoo ou Safari Park (escolha apenas um)
- USS Midway Museum
- City Cruises
- Birch Aquarium
- Old Town Trolley Tours
- Maritime Museum of San Diego
Ao usar o San Diego CityPASS, dependendo da combinação, você chega a economizar 43% no pacote de ingressos. Vale muito a pena.
Onde comer em San Diego
Vou deixar aqui algumas dicas de restaurantes em San Diego:
The Fish Market Restaurant
Tradicional restaurante para provar frutos do mar. Fica bem localizado na região central da cidade, perto do USS Midway Museum.
Island Prime
Às margens da baía de San Diego, oferece uma vista privilegiada do porto da cidade. Todo feito de madeira e em estilo bistrô, o restaurante especializado em carnes é muito frequentado por moradores e turistas.
Karl Strauss Brewing Company
Um cardápio permite que você escolha cervejas de acordo com tipo, cor, graduação alcoólica e outros itens. Diversos shots são oferecidos para experimentar as bebidas da casa. Os hambúrgueres são divinos. Muitos deles, inclusive, são feitos com tipos diferentes de cerveja.
Bertrand at Mister A’s
Localizado próximo ao Gaslamp Quarter, esse é um dos melhores e mais caros restaurantes de San Diego. Especializado em culinária francesa, serve pratos deliciosos nos horários do almoço e jantar.
Nine-ten
Esse conceituado bar e restaurante fica dentro do tradicional hotel Grande Colonial, o primeiro hotel de La Jolla.
O que você precisa saber antes de ir a San Diego
Quando planejo minhas viagens para destinos como San Diego, na Califórnia, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis. Isso quando não deixo tudo mais prático e viajo de motorhome.
Por precaução, também gosto de deixar tudo reservado antes de sair de casa. Isso serve para passeios, transfers e ingressos para atrações.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Vai viajar de motorhome?
Se for viajar de motorhome, nem pense duas vezes: fale com o Chicão, da Motorhome Trips. Eles organizam tudo: roteiro, aluguel do carro, dicas e o que mais você precisar. Fora o atendimento durante a viagem, que é fundamental. Contate-os pelo WhatsApp e use o cupom ROTADEFERIAS para garantir um bom desconto.
Com quem montar o roteiro: Motorhome Trips
—
Sabe onde ficará hospedado?
Caso não vá viajar de motorhome e prefira ficar em hotéis, consulte as avaliações que os usuários fazem no Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da Seguros Promo, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Vale a pena consultar também as ofertas da America Chip. Ambos, inclusive, têm planos de eSim.
Onde pedir: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto) e America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto).
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que você pretende usar no destino. Se a ideia é alugar carro em vez de viajar de motorhome, por exemplo, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
LEIA TAMBÉM:
- Como tirar o visto americano
- Guia completo para viajar de motorhome pela primeira vez
- Motorhome na Califórnia – Roteiro de 7 dias, valores e dicas
- Como converter tamanhos de roupas e calçados nos EUA
- O que fazer em Los Angeles
- Onde estacionar motorhome em Los Angeles
- Roteiro de 1 dia em San Francisco
- Onde estacionar motorhome em San Francisco
- Surf na Califórnia – Melhores praias e atrações
- O que fazer em Las Vegas
- Onde estacionar motorhome em Orlando
- Onde parar motorhome em Miami – Campings e estacionamentos