Crédito: Foto: AD Divulgação

Mergulho de batismo: o que é e onde praticar no Brasil

7 de setembro de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

Quem sonha em mergulhar, mas não tem experiência no assunto, pode conhecer o fundo do mar por meio de um mergulho de batismo. A opção é destinada a quem nunca fez curso de mergulho, já que as atividades ocorrem em locais ideais para iniciantes e sempre na companhia de um profissional especializado.

Foto: AD Divulgação/Zaira Matheus
Mergulho de batismo com animais

Mergulho de batismo em Fernando de Noronha

Ana Muller, diretora da Atlantis Divers, agência pernambucana operadora de mergulhos, afirma que praticamente qualquer pessoa com mais de 10 anos pode fazer mergulho de batismo. “Os equipamentos necessários, normalmente oferecidos pelas operadoras de mergulho, são: máscara, nadadeiras, colete equilibrador, regulador, cinto de lastro e cilindro com ar comprimido. Dependendo da temperatura da água, pode-se usar roupa de neoprene (ideal para evitar a perda de calor do corpo)”, conta a profissional.

Onde praticar mergulho de batismo no Brasil?

Para Ana, o melhor destino turístico nacional para fazer mergulho de batismo é o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. “As águas são transparentes e mornas. Sem contar que o local possui grande variedade de fauna e flora e vários pontos de mergulho bem abrigados ao redor da ilha”, explica.

Foto: AD Divulgação/Zaira Matheus
Mergulho de batismo com tartaruga em Fernando de Noronha, em Pernambuco

Mergulho de batismo é acompanhado por profissionais da área

Maracajaú (RN), Porto de Galinhas (PE), Praia do Francês (AL) e Maragogi (AL) são outros destinos bacanas para praticar a atividade subaquática no Nordeste. Em São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades mais indicadas são Ilhabela (SP), Arraial do Cabo (RJ) e Paraty (RJ). “Lembrando que o Brasil ainda tem ótimos lugares para mergulhadores mais avançados, como os naufrágios entre Recife e Maceió ou Abrolhos”, completa a especialista.

LEIA MAIS: OS MELHORES DESTINOS PARA MERGULHAR NO BRASIL
CONFIRA 10 BONS MOTIVOS PARA MERGULHAR NAS ÁGUAS DE BARBADOS

Restrições

É importante destacar que o mergulho de batismo deve ser evitado por quem apresenta resfriado, congestionamento nasal, diabetes, tonturas, desmaios, sinusite, asma, tuberculose e problemas de pressão arterial, respiratórios, com o aparelho auditivo e oculares. A prática também é contraindicada para pessoas grávidas, com problemas emocionais, operações recentes e claustrofobia.