Crédito: Visual hunt

Saiba como deixar a mala de viagem mais leve

20 de abril de 2018

Por Redação

Clima, quantidade de dias foras de casa e roteiro são fatores que influenciam diretamente na hora de montar uma mala de viagem. Há que queira levar a “casa” na bagagem, enquanto os mais desencanados acabam deixando tudo para a última hora e se esquecem de vários itens importantes. Pensando nisso, a CI Intercâmbio e Viagem formulou cinco dicas para ajudar os viajantes a fazer uma bagagem leve e eficiente.

LEIA MAIS: CONCIERGE E PERSONAL SHOPPER: PROFISSIONAIS QUE AJUDAM NA VIAGEM
LEVAR O PET NA VIAGEM OU DEIXAR EM HOTÉIS? ENTENDA

O que levar na mala de viagem

Decidir o que levar na bagagem se tornou algo ainda mais importante em 2017. Isso porque a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a cobrança de tarifa, por parte das companhias aéreas, de cobrança adicional para bagagem despachada.

Mala de viagem de mão pode ser opção se você vai ficar poucos dias fora

Dessa forma, confira as dicas abaixo para evitar problemas com a mala de viagem:

  1. Não deixe para fazer as malas um dia antes da viagem
    Montar a mala na véspera da viagem só fará com que se leve peças a mais, ou mesmo desnecessárias. “O ideal é começar a arrumar a mala uma semana antes do embarque. Assim, você faz as coisas com calma e leva apenas o necessário. Fazer uma lista também ajuda a não esquecer nada e a correr atrás do que ainda está faltando”, comenta a gerente da CI, Cintia Gabriel.
  2. Se você nunca usou no Brasil, então não precisa levar
    Uma ótima dica é evitar carregar coisas que entram na lista do “talvez” e levar sempre roupas e sapatos que são mais confortáveis. “Às vezes, ficamos em dúvida se levamos aquele casaco lindo e enorme que nunca usamos, mas dificilmente iremos usar na viagem. O ideal é saber como está o clima no destino. Se for frio, um bom casaco e uma segunda pele são suficientes”.
  3. Organização é tudo
    O momento de organizar a bagagem deve ser encarado como a montagem de um quebra cabeça em que toda peça tem que ser encaixada no seu lugar. “Coloque as nécessaires e outros acessórios entre os vãos das roupas, para otimizar o espaço. Outra dica é deixar as peças que você vai mais usar, como pijama e roupas íntimas, por cima e em rolinhos”, explica.
  4. Evite levar muitos livros ou revistas para o voo
    Escolher o voo para colocar todas as leituras em dia não é uma boa ideia, mesmo porque os livros e revistas pesam e, depois de ler, o viajante terá que carregá-los. “O ideal é levar apenas um livro. Uma excelente opção hoje em dia é colocar um bom livro no tablet ou celular e ler por um aplicativo. Nesse caso, pode levar quantos livros quiser e, assim, evitar pesos desnecessários”.
  5. As peças mais importantes
    Para finalizar a mala só com o essencial e não carregar peso à toa, algumas peças não podem faltar em qualquer lugar do mundo: tênis, chinelo, calça e shorts, blusas e camisetas, casaco ou moletom. Esses são itens que, independentemente do clima, serão necessários mesmo quando estiver muito calor. Afinal, sempre pode dar aquela esfriadinha sem aviso.