Especiais
Lisboa: 7 coisas que você realmente precisa saber antes de viajar para a capital portuguesa
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 12/Fevereiro/2025
- . . .

A capital portuguesa já foi explorada diversas vezes em conteúdos criados aqui para o Rota de Férias. Dicas, recomendação de hotéis e muito mais foi compartilhado com você para que a sua viagem para Lisboa fosse a melhor possível.
Não é por menos que Lisboa é o destino no exterior mais buscado pelos brasileiros. Afinal, a capital de Portugal tem peculiaridades que você não vai encontrar em outras regiões do país português.
Este texto que você acaba de começar a ler explica 10 coisas que talvez você nunca tenha ouvido falar quando decidiu viajar para Lisboa. Ao saber de cada uma delas, a sua viagem terá tudo para ser muito melhor do que sem conhecê-las.
Neste post você vai ler:
Não confie só no cartão
Uma das primeiras coisas que você precisa saber antes de ir para Lisboa é que nem todos os estabelecimentos aceitam cartão de crédito ou débito para pagamento dos produtos que vendem.
Existem restaurantes em regiões menores de Lisboa que não farão questão nenhuma de oferecer cartão para pagar pelos produtos que você consumir. Nesse caso, o dinheiro é o seu melhor aliado.
Até existe um cálculo de quanto dinheiro levar para Lisboa quando você viajar para Portugal. Em termos financeiros, calcule entre 60 e 80 euros por dia para as suas refeições básicas. Se quiser fazer algumas compras, não deixe de computar esses gastos também.
Viaje no inverno se quiser pagar menos
A alta temporada de Lisboa acontece durante as estações de verão, primavera e outono. Já o inverno é o período que as acomodações ficam mais em conta, e os lugares não são tão cheios quanto nas outras épocas.
É durante o inverno que você conseguirá encontrar os melhores preços de aluguel de imóveis mobiliados em Lisboa para a sua estadia. Para exemplificar melhor, contamos um apartamento mobiliado na capital portuguesa de 8 de dezembro a 8 de janeiro. Ou seja, incluímos o reveillon na cotação.
O valor de um apartamento mobiliado em Lisboa para esse período é de 1.730 euros. Caso o mesmo imóvel seja cotado para as datas que vão de 8 de julho a 8 de agosto, o valor sobe para 2.000 euros.
Essa é apenas uma diferença que você precisa ter em mente quando decide viajar para Lisboa. Portanto, se o seu orçamento é um pouco mais curto, vale a pena investir em uma viagem durante a baixa temporada.
Tocou, pagou
Existe uma regra social em Lisboa que as entradas costumam ser servidas nos restaurantes e os clientes nem precisam pedir para que possam receber a entrada e degustar de um aperitivo antes do prato principal.
Entretanto, eu se fosse você tomaria cuidado com esse tipo de situação. Afinal, se tocar na entrada, você terá que pagar. Essa é a regra social que faz parte dos restaurantes que você frequentará em sua viagem para Lisboa. Como a capital portuguesa foi eleita o melhor destino gastronômico da Europa, vale a pena experimentar suas delícias, mas sempre com cuidado.
Se você não quiser ter surpresas na sua conta, então é melhor não tocar na entrada que o garçom, ou a garçonete, trouxe até a sua mesa. Em alguns casos, o preço das entradas pode ser bem elevado.
Cuidado com os lugares com muita gente
Qualquer cidade grande tem os seus problemas com os ladrões que se aproveitam de lugares cheios de turistas. Existem situações em que você pode pensar duas vezes antes de sair com uma mochila dando chance para o azar.
Sempre que você entrar no transporte público, trate de colocar a sua bolsa virada para frente e, se possível, compre uma doleira. Guarde seus documentos e dinheiro na doleira para evitar que eles sejam roubados por pickpockets.
Tente se informar com as pessoas locais para saber quais são as áreas mais perigosas da cidade. Por mais que ler guias de Lisboa ajude, é sempre bom contar com as informações de quem realmente vive o dia a dia da cidade para saber até que ponto é seguro fazer turismo.
Nada de sapatos com salto alto
Caminhar por Lisboa é uma maravilha, desde que você esteja com sapatos adequados. A capital portuguesa é conhecida por suas calçadas que podem ser difíceis de caminhar. Por isso, invista em um tênis de qualidade.
Evite utilizar sapatos de salto alto para sair bem nas fotos ou então focar em sapatênis e outras opções não confortáveis para o dia a dia. Um bom tênis para caminhada pode fazer toda a diferença no seu bem-estar.
Na verdade, essa dica vale não só para Lisboa, mas também para outras cidades da Europa. Isso porque o continente europeu é conhecido por ter regiões bem difíceis de caminhar e que exigem um preparo físico diferenciado.
Tire um dia sem nenhum compromisso e passeie por Alfama
Ficar com a agenda apertada pode tornar a sua viagem para Lisboa algo que traz muita ansiedade. O melhor é ter um dia de folga, se possível, para que você consiga passear por algumas regiões.
Particularmente, a região da Alfama é ótima para passear. As ruas antigas e o fato de ser preservado um pouco da originalidade de Lisboa faz com que essa localidade seja uma ótima opção para quem quer conhecer a verdadeira capital portuguesa.
Se você visitar Lisboa no verão, vale a pena conferir as festas que acontecem em Alfama. A celebração de Santo Antônio é uma das melhores e costuma reunir muitos portugueses em busca de boas refeições e muita música.
Considere comprar o Lisboa Card
O Lisboa Card é um cartão oficial dos viajantes que visitam a capital portuguesa. Com ele, você tem acesso gratuito ao metrô, ônibus, trem, e ainda consegue descontos de 10% a 50%. Sem contar que existe um guia da cidade incluso e entrada gratuita para 51 locais.
Você consegue comprar um Lisboa Card no site oficial da empresa que emite o cartão. Após a confirmação do pagamento, um e-mail será enviado para a sua caixa de entrada com um voucher.
Será preciso trocar o voucher por um cartão no aeroporto de Lisboa ou em um dos pontos de coleta que aparecem no site do Lisboa Card. Acredite, essa dica pode fazer com que a sua viagem para a capital portuguesa seja bem melhor.