Crédito: Divulgação

9 curiosidades do Keukenhof, parque de flores da Holanda

27 de fevereiro de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

O Keukenhof, parque de flores da Holanda, chama a atenção de pessoas do mundo inteiro por ser o maior recanto de tulipas do planeta. Em 2018, o local dá início a sua 69ª temporada, que tem o romance como tema central. A edição começa em 22 de março e se estende até 13 de maio.

Divulgação
Keukenhof, parque de flores da Holanda
Keukenhof, parque de flores da Holanda

Por trás das tulipas se escondem alguns fatos curiosos. Conheça as principais:

9 curiosidades sobre o Keukenhof, parque de flores da Holanda

  1. O Keukenhof abre apenas durante oito semanas do ano, sempre durante a primavera holandesa. Além da flor símbolo do país, jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios e muitas outras formam o espetáculo de cores e perfumes
  2. Em todas as edições são plantados 7 milhões de bulbos de flores. Apesar do parque abrir apenas na primavera, os preparativos começam muito antes, no outono, quando se inicia o novo ciclo de plantação, floração e colheita.

    Divulgação
    Keukenhof, parque de flores da Holanda
    Keukenhof, parque de flores da Holanda
  3. O Keukenhof recebe anualmente cerca de 1 milhão de visitantes – e a tendência é que o número aumente cada vez mais. Ano passado, 1,4 milhão de pessoas visitaram o parque – 200 mil a mais em comparação a 2016.
  4. Dos visitantes, 75% são de fora da Holanda. Em 2017, 30 mil brasileiros visitaram o Keukenhof, o que colocou o Brasil entre os 10 países que mais enviaram turistas ao parque.
  5. O Keukenhof não só atrai muitos turistas, mas é o mais importante acontecimento no setor de floriculturas holandês e uma bela maneira de profissionais exibirem seus trabalhos. Dos visitantes, 15% têm interesse em negócios e o parque ainda conta com 500 produtores e fornecedores.
  6. Todos os anos um tema diferente norteia os mosaicos floridos e outras atrações do Keukenhof. Em 2018, o tema escolhido é Romance. Flores e romantismo estão diretamente ligados, mas a escolha é também uma referência à história do parque, que concebido durante o período do Romantismo na Europa, em 1857, como jardim ornamental do Castelo Keukenhof. Em 1950, ele abriu as portas ao público.

    Divulgação
    Keukenhof, parque de flores da Holanda
    Keukenhof, parque de flores da Holanda
  7. O parque é redesenhado todos os anos. O paisagista do Keukenhof se inspira nas últimas tendências e adapta o design de acordo com os desejos dos produtores. Nas exposições, profissionais também colocam em prática as mais recentes ideias de jardinagem.
  8. Outras atrações tornam a visita ao Keukenhof um passeio imperdível para quem visita a Holanda na primavera. O jardim de esculturas conta com cerca de 100 obras de arte de diversos estilos. Para as crianças há ainda um labirinto, um campo de jogos e de animais e um espaço de recreação. O parque ainda tem um moinho de mais de 100 anos e, esse ano, encerra a temporada com um festival de música clássica.
  9. Os pavilhões apresentam 20 mostras de flores e plantas variadas. É a apoteose de uma competição mútua entre produtores, que premia o melhor desempenho por produto. Um júri profissional avalia qual é a melhor flor na sua categoria e o consumidor também escolhe suas favoritas.