Crédito: Mr. Söbau on Unsplash

Ilhas, praias, florestas e manguezais formam o cenário de Itacaré, na Bahia

22 22-03:00 julho 22-03:00 2020

Por Redação

Itacaré, na Bahia, é um daqueles lugares para sonhar na hora que for seguro voltar a fazer turismo pelo Brasil. Parte da verdejante Costa do Cacau, a região é farta em ilhas, praias, cachoeiras, florestas e manguezais.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Quem vai até lá tem a oportunidade de explorar a cultura local e saborear, por exemplo, cacau direto do pé. Para isso, vale a pena visitar a Fazenda Vila Rosa, que mostra como é feita a transformação do cacau em chocolate, com direito à degustação.

Praias de Itacaré

Nada atrai mais os visitantes em Itacaré, porém, do que as lindas faixas de areia. Isoladas por muito tempo pela dificuldade de acesso, elas foram descobertas por surfistas e, aos poucos, os forasteiros foram chegando.

Por sorte, a ocupação foi tranquila e a maior parte da natureza foi preservada. As grandes opções de hospedagem local, como o Txai Resort Itacaré, trabalham bastante os conceitos de sustentabilidade.

Os guias, residentes da região, conhecem todos os cantos como a palma da mão. Entre as praias, eles costumam indicar Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. Tem também a da Engenhoca, cujo acesso se dá pela Trilha do Costão, em meio à Mata Atlântica, e a Pé de Serra, com altas ondas.

Outros passeios

Uma vez em Itacaré, vale a pena reservar um dia para conhecer a Baía de Camamu, que abriga ilhas e florestas exuberantes. Para os mais aventureiros, a dica é fazer rafting no Rio de Contas ou arvorismo na praia do Ribeira.

Um contato revigorante com a natureza o espera na Cachoeira do Tijuípe, onde se pode tomar banho. Há também um passeio que proporciona ao turista saber como é o encontro de um rio com o mar após percorrer a Trilha do Jeribucaçu.

Praias do Brasil

Além de Itacaré, o Brasil tem diversas outras praias dos sonhos. Confira aqui algumas delas: