Notícias
Conheça 5 destinos para curtir o frio no Brasil
- Créditos/Foto:Leonid Strelaiev - Divulgação
- 13/Agosto/2024
- Redação
O que não faltam são destinos para curtir o frio no Brasil. É o caso de Campos do Jordão, em São Paulo, Monte Verde, em Minas Gerais, Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, Penedo e Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, e Domingos Martins, no Espírito Santo.
O clima serrano de todos esses lugares chega aquecido por lindas paisagens, fondues em torno de lareiras, hotéis aconchegantes e muita diversão. E o melhor de tudo é que não faltam atividades para aproveitar nesses destinos.
Solicite nosso e-book gratuito com dicas de viagem e receba toda semana novas notícias
Destinos para curtir o frio no Brasil
Confira cinco destinos para curtir o frio no Brasil:
- Campos do Jordão, em São Paulo
- Monte Verde, em Minas Gerais
- Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul
- Penedo e Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro
- Domingos Martins, no Espírito Santo
Veja qual deles combina mais com o seu estilo
1. Campos do Jordão
Situada a 194 km de São Paulo, Campos do Jordão é a cara do friozinho no Brasil. Todos os anos, a Vila Capivari, marcada pelo burburinho, recebe viajantes em meio a casas de estilo enxaimel e uma série de traduções.
Uma vez na cidade, vale a pena bater perna nos minishoppings, tomar chocolate quente na praça ou garantir um assento nas mesas ao ar livre da cervejaria Baden Baden. Além disso, é possível fazer uma série de passeios ao ar livre, como subir de teleférico ao topo do Morto do Elefante e ir aos jardins do Horto Florestal e do Parque Amantikir.
Onde ficar em Campos do Jordão
A região do Capivari é a mais procurada para hospedagem em Campos do Jordão. Isso porque os hotéis da área oferecem fácil acesso às principais atrações da cidade, permitindo que os viajantes realizem muitos dos passeios à pé.
Vila Abernésia também conta com boas opções de hotéis e pousadas. É ali que fica o centro comercial menos turístico de Campos do Jordão, frequentado, principalmente, pelos moradores locais.
Outros bairros bacanas para hospedagem, mas um pouco mais afastados do Centro, são Vila Inglesa, Alto do Capivari e Jaguaribe.
, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Campos do Jordão (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
Também preparei um guia com mais dicas de hotéis em Campos do Jordão.
2. Monte Verde
Nem todo mundo sabe, mas Monte Verde, em Minas Gerais, nasceu de uma história romântica. Foi em uma viagem de lua-de-mel que o casal de imigrantes letões Verner e Emilia Grinberg se encantou pelo visual da Serra da Mantiqueira e, tempos depois, resolveram se fixar por lá, dando início ao distrito de Camanducaia que, hoje, atrai muitos casais apaixonados nos meses mais frios do ano.
Durante os dias mais gelados do ano, Monte Verde pode ser um bom destino para quem deseja se isolar em hotéis tranquilos, com ofurôs e grandes janelas ou sacadas que dão vistas para florestas de araucárias. Na vilinha, dá para ver vitrines e comprar um pouco de tudo, desde roupas e presentinhos até embutidos, bebidas, queijos mineiros, geleias e chocolates.
Se o frio não impedir, vale a pena explorar a natureza nos arredores. Entre os destaques estão as trilhas que levam até o alto das pedras Redonda e Partida.
Onde ficar em Monte Verde
Quatrohotéis em Monte Verde se destacam na lista dos mais românticos do Brasil. São eles:
Caso prefira ampliar a procura, veja aqui dez chalés e pousadas charmosos para ficar em Monte Verde.
3. Gramado e Canela
Pensou em destino para curtir o frio no Brasil, pensou em Gramado e Canela. A Serra Gaúcha é, há anos, um dos destinos mais preparados para receber viajantes durante os meses mais frios do ano no Brasil.
Há muitos eventos culturais na região. O ideal é curtir as opções a céu aberto e visitar lugares como a Aldeia do Papai Noel e o Mini Mundo. Isso, claro, sem contar o tempinho namorando as vitrines da Avenida Borges de Medeiros, tomando um café na Rua Coberta ou, ainda, andando de pedalinho no Lago Negro, em Gramado.
Em Canela, não faltam bons passeios para fazer ao ar livre. Um dos grandes cartões-postais locais é a Cascata do Caracol, que pode ser observada de um bondinho. Lá perto está o Castelinho Caracol, onde dá para provar um apfelstrudel com sorvete de creme, acompanhado de chá de maçã ou chocolate quente.
Onde ficar em Gramado e Canela
Alguns dosmelhores hotéis do Brasil ficam em Gramado. A lista, puxada pelo Colline de France, reflete o grande momento que vive o mercado de viagens na cidade.
Segue a lista dos melhores hotéis da região:
- Colline de France
- Hotel Valle D’Incanto
- Hotel Ritta Höppner
- Hotel Refúgio da Montanha
- Hotel Estalagem St Hubertus
Para mais opções, confira aqui 10 hotéis e pousadas de charme em Gramado e Canela.
4. Penedo e Visconde de Mauá
A Serra Fluminense também conta com destinos perfeitos para aproveitar os dias mais gelados do ano. Enquanto Visconde de Mauá conta com pousadas exclusivas para casais, cercadas de natureza intacta, Penedo é perfeita para famílias com crianças. Afinal, é lá que fica a Pequena Finlândia, espaço que reúne cerca de 30 lojas com arquitetura típica do país nórdico.
Entre um destino e outro, reserve um tempo para comer pratos típicos alemães, saborear chocolates belgas e fazer passeios na natureza. Passeios off-road ou de quadriciclo levam a pontas como a cachoeira do Escorrega, o Poção da Maromba, as dependências do Parque Nacional de Itatiaia e o Vale do Alcantilado.
Onde ficar em Penedo e Visconde de Mauá
Entre os melhores hotéis para curtir a região estão:
- Pousada Casa Bonita (Visconde de Mauá)
- Verde Que Te Quero Ver-te (Visconde de Mauá)
- Bertell Inn (Penedo)
- Pousada Chez Nous (Penedo)
5. Domingos Martins
Domingos Martins, no Espírito Santo, é um dos destinos mais românticos do Brasil. E, também, um dos mais indicados para visitar nos dias mais frios do ano, uma vez conta com diversas atrações.
É o caso das trilhas no Parque Estadual da Pedra Azul. O nome do local remete a uma imensa formação de granito e gnaisse que fica azulada conforme a luz do sol a atinge.
Na região, também dá para fazer rafting, ir a campos de morango e se jogar em algumas compras na vilinha. Há, também, bons restaurantes de especialidades europeias, como as cozinhas francesa e italiana. Tudo isso a apenas 42 km da capital Vitória.
Onde ficar em Domingos Martins
Na hora de procurar hotéis em Domingos Martins, vale a pena fazer reservas em locais como: