Por Maria Beatriz Vaccari
A pandemia do novo coronavírus alterou os planos dos fãs de festas juninas e quermesses. Por conta das medidas de distanciamento social, os eventos foram adiados ou adaptados à nova realidade de distanciamento social do Brasil.
As organizações de festas famosas, como as de Campina Grande (PA) e São Luís (MA), decidiram usar a tecnologia para inovar, alterando o formato tradicional das comemorações, mas mantendo a festividade típica da época de São João.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
Festas juninas virtuais
Campina Grande
A festa de Campina Grande, um dos maiores eventos da Paraíba, foi adiada de 5 de junho a 5 de julho para 9 de outubro a 8 de novembro. Entretanto, a organização agendou uma série de lives para celebrar a época junina virtualmente. Em 23 e 24 de junho, o público acompanhou apresentações de artistas como Elba Ramalho, Fabrício Rodrigues e Felipe Warley.
O próximo evento virtual está programado para 27 de junho, às 17h. O entretenimento musical fica por conta de Cavaleiros do Forró, Batista Lima, Ney Alves, Pedrinho Pegação, 3 do Nordeste e Capilé e Stella Alves. Transmitidos por meio do Instagram e do YouTube, os vídeos incentivam que os espectadores doem recursos para ambulantes e funcionários cadastrados na festa junina da cidade.
Caruaru
A cidade de Caruaru é lar do São João mais famoso de Pernambuco. Neste ano, o evento não terá os desfiles e o tradicional bolo de milho gigante. A organização decidiu celebrar a data de uma forma solidária. Por meio do site saojoaocaruarusolidario.com.br é possível doar alimentos e outros produtos para as pessoas que iriam trabalhar no evento – aproximadamente seis mil funcionários.
Mossoró
Todos os anos, a prefeitura de Mossoró, no Rio Grande do Norte, celebra o Pingo da Mei Dia (programado para 6 de junho, em 2020), que anima as ruas da cidade e dá início às comemorações juninas. Neste ano a festa foi virtual, realizada com uma live solidária no YouTube e nas redes sociais.
Em 26 de junho, às 19h, será possível assistir ao vídeo “A fogueira não pode apagar… regional incendeia”, sobre quadrilha. Já em 27 de junho o evento da cidade será encerrado com a live “Boca da Noite”, às 18h, com shows de artistas como André Luví, Renata Falcão Nataly Vox e João Netto Pegadão.
São Luís
A Secretaria de Cultura do Maranhão criou uma playlist de festa junina no Spotify. Além disso, a organização vai lançar uma minissérie chamada “Bumba Meu Maranhão – Patrimônio da Alegria”. Com 10 episódios, a obra deve abordar o folclore maranhense.
São Paulo
Em São Paulo (SP), o Centro de Tradições Nordestinas vai comemorar o São João de Nóis Tudim. Programado para os dias 26, 27 e 28 de junho, o evento terá vídeos online variados, desde dicas gastronômicas até aulas de forró. Para saber mais, acesse a página do evento no Facebook.
Maiores festas culturais do mundo
Na galeria, conheça as maiores festas culturais do mundo:
Matérias relacionadas
Planeje sua viagem com o Rota de Férias

Compare e encontre as melhores opções no Skyscanner.com. Dá até para criar alertas se o preço da rota escolhida abaixar

Encontre as melhores opções de seguro de viagem do mercado, de acordo com o período e o local que irá visitar.

No Brasil e no exterior, descubra quem oferecem o melhor preço e alugue um carro antes mesmo de sair de casa

Com a Confidence Câmbio, você pode comprar dólar, euro ou qualquer outra moeda, além de contratar cartões pré-pagos

Os leitores do Rota de Férias têm 10% de desconto nos chips de internet e telefone da Viaje Conectado. Serve para EUA, Europa e muito mais. Use o cupom rotadeferias