Conheça as festas juninas mais famosas do Brasil

22 de junho de 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

Tem gente que espera o ano inteiro para se jogar de vez no clima das festas juninas. É praticamente impossível não se divertir com atrações como quadrilhas, cadeia, shows musicais ao vivo e correio elegante. De quebra, as comidas típicas da festa de São João são irresistíveis. Tem gente que espera o ano inteiro pelas delícias feitas com amendoim ou para comer aquele arroz doce especial que só as tiazinhas da quermesse sabem fazer. Para entrar no clima de arraiá, o Rota de Férias separou uma lista com as festas juninas mais famosas do Brasil. Confira:

1. São João do Caruaru (PE)
A cidade de Caruaru, em Pernambuco, é lar de uma das festas juninas mais famosas do Brasil. A São João do Caruaru reúne muita comida boa, músicas típicas, quadrilhas e shows. A edição de 2017, que vai até 29 de junho, conta com três palcos e duas áreas com restaurantes. Artistas como Gusttavo Lima e Simone e Simaria vão animar a festa. Clique aqui para conferir a programação completa

LEIA MAIS: Conheça os principais festivais de música ao redor do mundo
As melhores comidas e bebidas para provar em outros países

2. Campina Grande (PR)
Até 2 de julho, o Parque do Povo, em Campina Grande, na Paraíba, recebe a festa o Maior São João do Mundo. O evento é um sucesso absoluto e atrai mais de dois milhões de pessoas para curtir o clima junino e assistir a shows musicais – neste ano, estão confirmadas atrações como Luan Santana e Jorge & Mateus. Clique aqui para conferir a programação completa

3. São Luís (MA)
As festas juninas de São Luís, no Maranhão, são ótimas para quem quer aprender mais sobre o folclore brasileiro. Todos os anos, a galera participa de danças e peças de teatro que recriam encenações baseadas na história do Bumba Meu Boi. De quebra, ainda dá para aproveitar as delicias típicas vendidas durante os eventos.

4. Mossoró (RN)
No Rio Grande do Norte, o destaque fica por conta da Mossoró Cidade Junina. O pessoal que passar pelo evento, que se estende até 2 de julho, poderá conferir a peça cultural “Chuva de Bala no País de Mossoró”. Neste ano, o espetáculo vai comemorar os 90 anos de resistência dos habitantes de Mossoró ao Bando de Lampião. Ainda há atrações como a corrida dos namorados, o casamento coletivo e a estação do forró. Vale a pena conferir as feiras de artesanato e as barracas de comidas típicas. Clique aqui para conferir a programação completa.

5. Corumbá (MS)
A festa junina de Corumbá, no Mato Grosso  do Sul, ficou conhecida nacionalmente por conta do Banho de São João. Em junho, as pessoas da região vão ao Rio Paraguai para homenagear São João. No dia dedicado ao santo, o pessoal percorre o trajeto até a prainha do Porto Geral e banha a imagem do “santo festeiro” na água.