Crédito: Divulgação

Festa do Vinho agita a Ilha da Madeira, em Portugal

27 de julho de 2018

Por Redação

Reconhecido e apreciado no mundo todo, o vinho Madeira tem uma história de cinco séculos. É em razão disso que, anualmente, a Ilha da Madeira, onde a bebida é produzida, promove a tradicional Festa do Vinho. Este ano, o evento ocorre de 26 de agosto a 9 de setembro, mesmo período em que são realizadas as vindimas – colheita da uva.

É nesta época do ano que a bebida começa realmente a tomar forma. Depois do cultivo das mais de 30 castas de uvas, que é feito à mão, o ritual da colheita é o próximo passo para transformar os frutos em alguns dos melhores vinhos conhecidos. Recriando hábitos ancestrais da ilha, são feitas vindimas ao vivo e, posteriormente, a pisa das uvas, em que qualquer um pode participar, tudo em um local tradicional, com clima de festa.

Festa do vinho

Além das colheitas, a programação do evento inclui degustações de diversos rótulos, exposições de artesanato, shows de música, apresentações de folclore e jantares com harmonização de vinhos e pratos. O centro da cidade de Funchal, capital deste destino português, fica todo decorado de acordo com o tema.

LEIA MAIS: 5 PRAIAS E PISCINAS NATURAIS PARA CONHECER NA ILHA DA MADEIRA
ILHA DA MANEIRA É UMA BOA OPÇÃO PARA VIAGENS EM FAMÍLIA

Os cenários impressionantes da Madeira são uma paisagem improvável para o cultivo das uvas, mas isso não impediu que os colonizadores portugueses, há mais de 500 anos, investissem na atividade no litoral ou em encostas vulcânicas situadas em lugares, muitas vezes, de difícil acesso. A riqueza do solo e a diversidade do clima se mostrou favorável para a criação de uma bebida que, com seus processos de produção de alta qualidade, tornou-se única e uma das favoritas dos enófilos.

Historicamente, o vinho Madeira foi escolhido por George Washington para celebrar a independência dos Estados Unidos, elogiado por Shakespeare na peça “Hamlet” e muito apreciado por Sir Winston Churchill.