Viaje pelas estradas mais bonitas do Brasil

30 30-03:00 maio 30-03:00 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

Quem gosta de viajar de carro ou moto pode programar passeios para conhecer as estradas mais bonitas e icônicas do Brasil. Além do prazer de dirigir, o viajante passa por pequenas cidades e, mesmo sem sair de seu País, conhece novas culturas. De quebra, ainda dá para contemplar cenários naturais belíssimos que cercam as vias. O Rota de Férias e a locadora de veículos Hertz separaram algumas rotas nacionais imperdíveis para quem quer cair na estrada. Confira:

1. Estrada Real
A Estrada Real é uma famosa rota turística com 1.630 quilômetros de extensão. Ela passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O trajeto é uma viagem pela história do Brasil Imperial, com paisagens que proporcionam um contato especial com a natureza.

LEIA MAIS: Conheça as estradas mais legais para passear pelo mundo
De São Paulo ao Parque Nacional do Jalapão de carro

2. Estrada Parque da Serra
De Ilhéus a Itacaré, na Bahia, a Estrada Parque da Serra é a primeira inteiramente ecológica construída no Brasil
. Seus 65 quilômetros percorrem parte do litoral do estado, com três unidades de conservação e cenários fascinantes ao longo do caminho, com destaque para praias, cachoeiras, passarelas e mirantes.

3. Serra do Rio do Rastro
Com subidas íngremes e curvas fechadas, a estrada que corta a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, é uma das mais lindas do Brasil. A mais de 1.400 metros de altitude, o caminho com pouco mais de oito quilômetros de extensão é repleto de natureza e garante visuais espetaculares.

4. Rio-Santos
Margeando o litoral paulista e fluminense, a rodovia Rio-Santos é conhecida pelos seus 500 quilômetros de belíssimas praias. Cercada pela Mata Atlântica, ela dá acesso a diversas estâncias balneárias e destinos turísticos famosos como Bertioga (SP), Ilhabela (SP), Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ). 

5. Rota do Sol
O trecho denominado como Rota do Sol é um pedacinho especial do litoral do Rio Grande do Norte.
De Natal até Pipa, as praias são belíssimas e guardam atrações curiosas, como o maior cajueiro do mundo, que possui mais de 100 anos de idade. 

6. Estrada da Graciosa
Nas proximidades de Curitiba, a Rodovia PR-410 é conhecida como Estrada da Graciosa. Com 30 quilômetros de extensão, a antiga rota dos tropeiros liga os municípios de Quatro Barras, Antonina e Morr
etes em direção ao litoral do estado e passa pelo trecho mais preservado da Mata Atlântica brasileira, ao longo da Serra do Mar. Há diversos restaurantes de comidas típicas com vista para as paisagens naturais.