Viaje pelas estradas mais bonitas do Brasil

30 de maio de 2017

Maria Beatriz Vaccari

Quem gosta de viajar de carro ou moto pode programar passeios para conhecer as estradas mais bonitas e icônicas do Brasil. Além do prazer de dirigir, o viajante passa por pequenas cidades e, mesmo sem sair de seu País, conhece novas culturas. De quebra, ainda dá para contemplar cenários naturais belíssimos que cercam as vias. O Rota de Férias e a locadora de veículos Hertz separaram algumas rotas nacionais imperdíveis para quem quer cair na estrada. Confira:

1. Estrada Real
A Estrada Real é uma famosa rota turística com 1.630 quilômetros de extensão. Ela passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O trajeto é uma viagem pela história do Brasil Imperial, com paisagens que proporcionam um contato especial com a natureza.

LEIA MAIS: Conheça as estradas mais legais para passear pelo mundo
De São Paulo ao Parque Nacional do Jalapão de carro

2. Estrada Parque da Serra
De Ilhéus a Itacaré, na Bahia, a Estrada Parque da Serra é a primeira inteiramente ecológica construída no Brasil
. Seus 65 quilômetros percorrem parte do litoral do estado, com três unidades de conservação e cenários fascinantes ao longo do caminho, com destaque para praias, cachoeiras, passarelas e mirantes.

3. Serra do Rio do Rastro
Com subidas íngremes e curvas fechadas, a estrada que corta a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, é uma das mais lindas do Brasil. A mais de 1.400 metros de altitude, o caminho com pouco mais de oito quilômetros de extensão é repleto de natureza e garante visuais espetaculares.

4. Rio-Santos
Margeando o litoral paulista e fluminense, a rodovia Rio-Santos é conhecida pelos seus 500 quilômetros de belíssimas praias. Cercada pela Mata Atlântica, ela dá acesso a diversas estâncias balneárias e destinos turísticos famosos como Bertioga (SP), Ilhabela (SP), Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ). 

5. Rota do Sol
O trecho denominado como Rota do Sol é um pedacinho especial do litoral do Rio Grande do Norte.
De Natal até Pipa, as praias são belíssimas e guardam atrações curiosas, como o maior cajueiro do mundo, que possui mais de 100 anos de idade. 

6. Estrada da Graciosa
Nas proximidades de Curitiba, a Rodovia PR-410 é conhecida como Estrada da Graciosa. Com 30 quilômetros de extensão, a antiga rota dos tropeiros liga os municípios de Quatro Barras, Antonina e Morr
etes em direção ao litoral do estado e passa pelo trecho mais preservado da Mata Atlântica brasileira, ao longo da Serra do Mar. Há diversos restaurantes de comidas típicas com vista para as paisagens naturais.